Ideias inovadoras de marketing: veja o que bombou em 2017!

(Last Updated On: 4 de janeiro de 2018)

O ano de 2017 passou e ficou para trás! No entanto, um novo ciclo se inicia, e para que 2018 seja um ano muito proveitoso para as nossas empresas, nada como fazer um balanço e verificar aquilo que deu certo no período que se findou, não é mesmo?

Como sempre, pensando nas melhores soluções para você, nós selecionamos as ideias inovadoras de marketing que bombaram em 2017. Pronto para acompanhar as campanhas que se destacaram e começar o ano bombando com o seu negócio também?

Então, vamos lá! Siga conosco e acompanhe agora uma série de cases interessantes no setor de marketing!

Coca-cola: anúncios multissensoriais

A Coca-Cola inovou e ganhou os holofotes do mundo quando lançou, em 2017, o primeiro sinal 3D robotizado do mundo em um local bem modesto, só que não: um outdoor gigante na Times Square de Nova York. Usando uma coreografia programada, as 1760 telas que compõem o painel podem ser movidas independentemente umas das outras, proporcionando uma experiência única para os visitantes.

A instalação, que pode ser vista em locais interativos, era acompanhada da pulverização de uma névoa fresca ao mesmo tempo em que promotores da Coca-Cola distribuíam latinhas com o refrigerante. Por ser o primeiro sinal robótico 3D utilizado em uma campanha publicitária, essa ação ganhou nada mais e nada a menos do que dois prêmios do Guinness World Records.

 

IKEA: móveis em locais públicos

Você já imaginou estar passeando em uma praça e, em vez de um banco, encontrar um confortável sofá para sentar, com direito a almofadas fofas e tudo o mais? Isso aconteceu na cidade de Sheffield, na Inglaterra.

A IKEA, uma imensa rede de artigos para o lar Sueca, fez uma ação em que transformou 11 praças da cidade em salas de estar ao ar livre, as deixando mais confortáveis. Assim, alguns bancos foram substituídos por sofás e outros foram apenas adornados com almofadas e cobertores.

Não bastasse esse conforto, as pessoas que visitavam as praças, e se sentavam nos bancos customizados ou nos sofás, também recebiam bebidas quentes e pães de canela recém-assados. Esses mimos eram distribuídos por colaboradores da loja, que circulavam pelo local com um carrinho.

Com certeza essa foi uma excelente forma de engajar o público local com a marca, não é mesmo?

 

Chevrolet: experiências colaborativas de design de carro

Realizada entre julho e setembro de 2017, na cidade canadense de Toronto, a Chevrolet Indie Fridays foi uma série de eventos patrocinados pela montadora de automóveis Chevrolet, que chamou a atenção de marqueteiros do mundo todo.

Inicialmente o evento era apenas uma série de shows musicais com artistas locais que faziam apresentações de música, dança, declamação de poesia etc. No entanto, na última sexta-feira do evento, as pessoas presentes foram surpreendidas.

Isso porque a Chevrolet convidou pessoas da plateia para participar de uma experiência única. Acompanhadas de um grafiteiro famoso, as pessoas escolhidas puderam participar de uma aula de graffiti e depois puderam personalizar, com spray, um Chevrolet preto fosco.

Além dessa experiência na composição do design de um carro, o veículo foi sorteado entre os participantes e um deles ainda teve a felicidade de sair do local dirigindo o automóvel que ajudou a personalizar.

 

Save the Children: campanha contra o cyber bullying

Sabe aquelas campanhas criativas que são geniais e conseguem fazer com que a gente pense sobre um determinado problema? É isso que acontece com qualquer pessoa que visualizar a campanha contra o cyber bullying da ONG Save the Children.

Considerado um dos maiores problemas que afeta a saúde mental de crianças e adolescentes em todo o mundo, o cyber bullyng, ou seja, as brincadeiras de mau gosto na internet, pode culminar até mesmo no suicídio das vítimas.

A campanha feita pela agência DDB mostra uma criança caída no chão, aparentando estar morta, coberta por vários smartphones.

 

SOS Mata Atlântica: campanha contra o desmatamento

Ainda falando sobre imagens que chocam, a ONG SOS Mata Atlântica, que tem por objetivo preservar o meio ambiente, também fez uma campanha que foi muito aplaudida no ano de 2017.

A montagem feita em um anúncio veiculado em revistas e nas redes sociais mostra um macaco em cima de uma árvore. Parte do macaco é um esqueleto, acompanhado da frase em inglês “The forest never dies alone”, que significa “A floresta nunca morre sozinha”.

O objetivo do anúncio é conscientizar as pessoas sobre a grande quantidade de animais e até mesmo pessoas que perdem a vida com o desmatamento da Mata Atlântica, que já chega a um total de até 29 mil campos de futebol.

 

Anistia International: campanha contra a homofobia

Assim como no Brasil, alguns outros países também proíbem os homossexuais a doarem sangue, com o argumento de que essas pessoas são mais suscetíveis a contraírem doenças sexualmente transmissíveis. Esse pensamento não tem sustentação, uma vez que qualquer pessoa com uma vida sexual ativa, se não tiver os devidos cuidados, pode adquirir uma patologia.

A Amnesty International, pensando em reverter essa realidade, criou uma campanha publicitária com a foto de um coração humano em uma bandeja cirúrgica, acompanhada de bisturis e outros equipamentos hospitalares.

Na bandeja está gravada a frase “There comes a moment in life where the gender of your partner doesn’t matter”, que pode ser traduzida por algo como “Há momentos na vida em que a orientação sexual dos outros não importa”.

 

Eros: anúncio ironizando a política

A impopularidade do presidente Michel Temer cresceu muito em 2017, mas nós não vamos falar em política aqui. A ideia é mostrar o criativo anúncio criado pela marca de camisinha Eros.

Como vários áudios com a voz do presidente Temer vazaram no decorrer do ano, a marca de preservativos produziu uma imagem com a embalagem do produto coberto pela faixa presidencial brasileira. No topo do anúncio, a frase irônica “Eros para presidente. Não há que temer vazamentos.”

 

E então, gostou da nossa lista com cases e ideias inovadoras de marketing que marcaram o ano de 2017? Assim como a distribuição de brindes, que nunca saem de moda, elas trazem conceitos interessantes e que podem ser adaptados para a sua empresa.

Caso você tenha acompanhado alguma outra ideia interessante que não tenha sido mencionada aqui, deixe um comentário! Estamos curiosos para conhecer bons cases de marketing.

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