Interatividade cenográfica na Brazil Promotion

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

Não são muitas as iniciativas em nosso país que procuram desenvolver técnicas inusitadas para serem implementadas em eventos. Considero aqui inusitadas as técnicas e soluções absolutamente novas, desenvolvidas a partir de concepções que não foram exploradas ainda em outros países.

Normalmente nossa fonte de inspiração são os projetos já desenvolvidos com sucesso em outros mercados, que servem de “benchmark” para os fornecedores locais. É bom que se diga que não estamos falando aqui do âmbito das ideias criativas nas quais costumamos  frequentemente nos destacar em premiações internacionais, mas apenas das inovações técnicas. Neste aspecto merece destaque o trabalho desenvolvido pela Feira Brazil Promotion e implementado por um grupo de empresas especializadas que transformou um conceito inusitado em realidade.

O que se verá na feira Brazil Promotion deste ano é a interação do público visitante com um equipamento de som pouco conhecido, o Theremini, e imagens de cenografia mapeada que são acionadas em função das notas musicais e efeitos sonoros emitidos pelo equipamento. O Theremini  é um equipamento inventado em 1919 por Lev Teremin na Rússia e depois levado aos EUA. Seu uso comercial mais frequente é para efeito sonoros especiais que hoje os sintetizadores já desenvolvem muito bem,  transmitindo a sensação de sons  interplanetários ou coisas assim. A diferença é que o Theremini é um equipamento muito simples, de fácil interação e divertido, pois emite sons sem que precise ser tocado. A presença da pessoa no campo eletromagnético criado por ele, associada ao movimento das mãos para os lados, para cima e para baixo, causa os efeitos desejados. Por outro lado, quando o objetivo é tocar uma determinada música, sua operação é extremamente delicada e dificílima. Existem algumas gravações no Youtube que você pode conferir.

O grande mérito deste projeto foi integrar um equipamento sonoro de efeitos especiais à imagens de cenografia mapeada, criando um resultado realmente inovador. Como as marcas estão buscando envolver seu público-alvo em experiências que toquem suas emoções, este projeto por si só é um grande motivo  para a visitação à feira.

A feira Brazil Promotion acontece esta semana, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Transamérica Expo Center, das 13 às 20h.

Empresas envolvidas no projeto cenográfico da Brazil Promotion 2015: Bueno BR – Concepção e Projeto Cenográfico, Perverts – Acervo artístico Op Art, Visual Farm – Mapping e interatividade, Modern Marketing – Iluminação cênica e sonorização,  Maestro Tato Andreatta – Composição trilha e projeto sonoro, Amo Aroma – Aromatização do ambiente,  Grupo Aragon – Impressão 3D da entrada principal.

 

Making Off do projeto cenográfico 2015

Making Off do projeto cenográfico 2015

Deixe seu Comentário