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Live marketing: o que você precisa saber

Marketing Promocional
(Last Updated On: 6 de maio de 2020)

Ao longo do tempo, o marketing precisou se ajustar às mudanças tecnológicas para garantir estratégias eficientes diante dos novos canais de comunicação que foram aparecendo, como o rádio, a televisão e, mais tarde, a internet. Nesse processo, surgiram várias denominações, entre elas o Live Marketing.

É importante ressaltar que os hábitos de consumo da sociedade mudaram com o advento dessas novas tecnologias. Por exemplo, a chegada da televisão teve enorme impacto sobre a publicidade a partir dos anos 50.

Um impacto ainda maior é vivenciado pelas gerações X, Y e Z a partir das mudanças trazidas pela tecnologia digital, principalmente a invenção dos computadores, a internet, os celulares e os smartphones. Tudo isso tem consequências diretas sobre a forma que elas consomem bens materiais e também filmes, música, etc.

Por causa disso, foi necessário pensar em uma forma eficiente de engajar esse público a uma marca por meio de ações de marketing, pois os consumidores estão empoderados e já não se contentam com uma publicidade tradicional. Eles buscam cada vez mais boas experiências, storytelling e a opinião de digital influencers.

Nesse post, nós vamos apresentar a você o Live Marketing e explicar por que ele pode ser importante para a sua empresa. Confira!

Surgimento do marketing promocional

Na década de 50 surgiu o termo “Below the Line” (abaixo da linha), quando a empresa Procter and Gamble começou a fazer uma separação entre o marketing feito fora dos meios de comunicação em contraposição ao termo “Above the Line” (acima da linha), que se utilizava dos meios de comunicação, como o rádio e a televisão.

Esse conceito logo caiu em desuso e foi substituído pelo termo Marketing Promocional, que envolvia toda e qualquer ação de marketing voltada para promoções, brindes, eventos e feiras. Ou seja, ações que são feitas em um espaço público e em contato direto com os clientes de uma marca.

Surgimento do Live Marketing

O que então caracterizaria o Live Marketing? Além de tudo o que já foi citado acima, a principal diferença em relação ao Marketing Promocional é que as ações de Live Marketing provocam experiências sensoriais, além de estimular o engajamento e envolvimento das pessoas abordadas.

Esse modelo de estratégia surge pela necessidade de atrair a atenção de uma geração multitarefas, entretida com celulares e redes sociais, o que é muito difícil de se fazer e manter por mais de alguns segundos.

É por isso que no Live Marketing o momento de interação deve ser único e impecável, pois não haverá nenhuma possibilidade de enviar uma nota pedindo desculpas ou mesmo uma sessão de “errata” no final do capítulo.

Dessa forma, a ação precisa ser muito bem planejada para ser um tremendo sucesso e conseguir causar uma experiência inesquecível e inusitada na mente do consumidor. Do contrário, ela pode vir a ser um verdadeiro fracasso e marcar negativamente a imagem da empresa.

Para você ter ideia de como as empresas andam apostando suas fichas nessa estratégia, dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) revelam que o Live Marketing movimenta quase 44 bilhões de reais por ano no Brasil, demonstrando a relevância dessas ações para o mercado nacional.

Quer saber mais sobre o Live Marketing? A Associação de Marketing Promocional (Ampro) realiza eventos e cursos com o objetivo de reunir e representar todos os segmentos de marketing promocional do país.

Tipos de Live Marketing

A maneira mais fácil de introduzir o Live Marketing é por meio do entretenimento, já que todas as pessoas gostam de ser entretidas e fica fácil chamá-las a participar de uma ação quando surge a motivação adequada.

São formas de Live Marketing: shows, espetáculos ao vivo, dança, circo, teatro, exposições, festivais, festas populares, eventos regionais, parques temáticos, gastronomia, atividades esportivas, agrobusiness, moda, feiras de negócios, eventos corporativos, promoções, interações no ponto de venda, etc.

Você consegue perceber como é vasto o universo de possibilidades a ser explorado para trabalhar a mente (share of mind), o coração (share of heart) e o bolso (share of wallet) do consumidor?

Essa interação direta com ele facilita a compreensão diferenciada dos produtos e serviços, proporcionando experiências muito mais significativas para que a estratégia da empresa seja alcançada junto ao seu público-alvo.

Vantagens do Live Marketing

Se ainda assim não ficou claro para você qual a importância de investir nessas estratégias, confira abaixo 3 vantagens que o Live Marketing pode proporcionar para a sua empresa:

1. Grande repercussão

Apesar de ser realizada em um local específico, uma ação de Live Marketing bem feita tem seu alcance ampliado. Afinal, se você proporciona uma boa experiência a seu cliente, ele deve compartilhar isso com seus pares, que também são estimulados a entrar em contato com a empresa.

Além disso, a ação pode ter um maior alcance se a equipe responsável souber como fazer a integração dela com a campanha online, já que a internet permite disseminar as informações para além das fronteiras geográficas.

Dessa forma, percebemos que é possível potencializar os efeitos da ação e atrair a atenção do público para a marca, com grandes chances de alavancar as vendas a partir daí.

2. Criatividade a favor da marca

Como todos sabem, o Brasil está vivendo tempos de crise econômica e as empresas são muito afetadas pelos efeitos decorrentes desse fenômeno. Nesse contexto, o Live Marketing representa uma forma de contornar essa crise a partir da execução de ações criativas.

Nós dizemos isso porque a criatividade é uma forma de se destacar diante da concorrência e é um fator que auxilia na repercussão da sua campanha. Quanto mais criativa ela for, mais pessoas estarão comentando a seu respeito e propagando seus produtos e serviços.

3. Diversidade de estratégias e ferramentas

Nas ações de Live Marketing, você tem a liberdade de exercer a criatividade de diferentes formas, graças à diversidade de estratégias e ferramentas que estão disponíveis e que permitem executar mesmo as ideias mais mirabolantes.

Como já foi dito, a maneira mais comum é apelar para o entretenimento (shows, exposições, parques temáticos, etc) e você pode lançar mão de tecnologias para tornar essas ações mais atraentes.

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