Já percebeu como os consumidores têm se preocupado mais com o impacto das suas aquisições na sociedade e no meio ambiente? Uma pesquisa realizada pela Union + Webster aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos de empresas sustentáveis, por exemplo. Por isso, é importante começar a investir no marketing de causa.
Esse conjunto de estratégias visa promover esforços sociais e ambientais. Para conseguir implementar esse conceito na sua empresa é importante ter um objetivo que se alinhe ao seu posicionamento de marca.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você verá:
- o que é marketing de causa?
- qual é a origem do marketing de causa?
- quais são os benefícios do marketing de causa para a sua empresa?
- como usar o marketing de causa corretamente?
O que é marketing de causa?
A estratégia é usada por empresas para promover esforços sociais e ambientais e os esforços são voltados para contribuição com a comunidade que necessita de atenção. É possível adotar pautas como o combate à fome, causa animal e educação. Tudo depende do perfil e dos valores da instituição.
Além disso, existem duas abordagens relacionadas a essa prática:
- marketing social: promoção de ações que visam a mudança da percepção e atitude dos indivíduos;
- responsabilidade social e ambiental: ações voluntárias das empresas para promoção do bem-estar dos colaboradores, clientes e comunidade.
Qual é a origem do marketing de causa?
O termo surgiu em 1983, depois da American Express auxiliar a reforma da Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos. Na época, a marca utilizou um centavo de dólar para cada transação de U$ 1,00 para esse propósito e assim a campanha se tornou um sucesso. Em quatro meses angariou quase dois milhões de dólares.
Após essa ação, a vertente do marketing começou a se espalhar pelo mundo e incentivou diferentes empresas a adotá-la.
Quais são os benefícios do marketing de causa para a sua empresa?
Com essa preocupação em relação ao bem-estar social se tornando prioridade entre os consumidores, a estratégia pode ser vantajosa para:
- atrair clientes;
- fortalecer a marca;
- agregar valor aos produtos;
- trazer um diferencial para sua empresa;
- atrair consumidores fiéis à causa defendida;
- fazer com que o público crie empatia pela sua empresa;
- fidelizar clientes.
5 estratégias para implementar o marketing de causa
Por tratar de temas sensíveis, é muito importante ter um limite na hora de abraçar uma causa. É preciso tomar cuidado para não adotar uma postura muito apelativa e de exploração de problemas sociais e ambientais para autopromoção.
Por isso é preciso estudar as possibilidades e planejar ações, como:
1. Alinhe os valores empresariais com a causa
Para começar, é importante escolher uma causa que esteja alinhada aos valores da empresa. Isso mostrará que o desejo de promover melhorias é genuíno, principalmente porque os colaboradores também se sentirão envolvidos.
Além disso, é importante que tenha uma conexão com os valores do seu público e da sua persona.
Assim, na hora de escolher os produtos ou serviços de uma empresa, o cliente sentirá que participa ou apoia indiretamente uma determinada pauta.
2. Seja transparente em relação ao seu propósito
Garanta transparência em relação ao que está sendo promovido/defendido e como os clientes estão contribuindo para o sucesso da causa.
Por exemplo, se a sua loja for destinar parte do valor das vendas de um determinado produto para uma instituição de caridade, é importante prestar contas ao público ao final da ação, apurando e divulgando o valor que foi transferido e como ele foi efetivamente utilizado.
Assim, você mostra o início, meio e fim de uma história e gera mais empatia e engajamento no seu público.
3. Defina os canais de comunicação
Use os canais e formatos de conteúdos mais apropriados para as ações de apoio. É possível criar:
- vídeos para internet;
- reels do instagram;
- spots para rádio;
- propagandas em mídias impressas, como jornais e revistas.
4. Engaje toda a comunidade
Promova ações que façam com que todos se engajem. É possível utilizar as redes sociais para:
- promover uma hashtag especial;
- criar um calendário de eventos;
- incentivar denúncias ou envio de relatos sobre a causa defendida.
5. Busque parcerias
Para a estratégia ser mais efetiva, é possível agrupar um conjunto de empresas para trabalharem juntas em prol de uma causa.
Assim, conversar com parceiros de negócios, buscar investidores, patrocinadores e montar eventos em conjunto são possibilidades para fazer com que os resultados sejam potencializados.
Com isso, o foco principal estará na contribuição que pode ser feita e isso ajuda a sua empresa e demais parceiros a terem uma imagem ainda mais positiva.
Entendeu o conceito e a sua importância? Esse tipo de estratégia está diretamente ligada ao seu posicionamento de marca e ações de branding. Se você busca demonstrar a sua preocupação com o social e o ambiental, saiba mais sobre empresas sustentáveis e conheça o impacto positivo dos brindes ecológicos.