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Marketing de Causa: O Que É E Qual A Sua Importância?

(Last Updated On: 16 de maio de 2022)

Já percebeu como os consumidores têm se preocupado mais com o impacto das suas aquisições na sociedade e no meio ambiente? Uma pesquisa realizada pela Union + Webster aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos de empresas sustentáveis, por exemplo. Por isso, é importante começar a investir no marketing de causa. 

Esse conjunto de estratégias visa promover esforços sociais e ambientais. Para conseguir implementar esse conceito na sua empresa é importante ter um objetivo que se alinhe ao seu posicionamento de marca. 

Quer saber mais sobre o assunto?  Neste artigo, você verá:

  • o que é marketing de causa?
  • qual é a origem do marketing de causa? 
  • quais são os benefícios do marketing de causa para a sua empresa?
  • como usar o marketing de causa corretamente? 

 O que é marketing de causa? 

A estratégia é usada  por  empresas para promover esforços sociais e ambientais e os esforços são voltados para contribuição com a comunidade que necessita de atenção. É possível adotar pautas como o combate à fome, causa animal e educação. Tudo depende do perfil e dos valores da instituição. 

Além disso, existem duas abordagens relacionadas a essa prática: 

  • marketing social: promoção de ações que visam a mudança da percepção e atitude dos indivíduos; 
  • responsabilidade social e ambiental: ações voluntárias das empresas para promoção do bem-estar dos colaboradores, clientes e comunidade.

Qual é a origem do marketing de causa? 

O termo surgiu em 1983, depois da American Express auxiliar a reforma da Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos. Na época, a marca utilizou um centavo de dólar para cada transação de U$ 1,00 para esse propósito e assim a campanha se tornou um sucesso. Em quatro meses angariou quase dois milhões de dólares. 

Após essa ação, a vertente do marketing começou a se espalhar pelo mundo e incentivou diferentes empresas a adotá-la. 

Quais são os benefícios do marketing de causa para a sua empresa?

Com essa preocupação em relação ao bem-estar social se tornando prioridade entre os consumidores, a estratégia pode ser vantajosa para:

  • atrair clientes;
  • fortalecer a marca;
  • agregar valor aos produtos;
  • trazer um diferencial para sua empresa;
  • atrair consumidores fiéis à causa defendida;
  • fazer com que o público crie empatia pela sua empresa;
  • fidelizar clientes.

 5 estratégias para implementar o marketing de causa 

Por tratar de temas sensíveis, é muito importante ter um limite na hora de abraçar uma causa. É preciso tomar cuidado para não adotar uma postura muito apelativa e de exploração de problemas sociais e ambientais para autopromoção. 

Por isso é preciso estudar as possibilidades e planejar ações, como:

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1. Alinhe os valores empresariais com a causa 

Para começar, é importante escolher uma causa que esteja alinhada aos valores da empresa. Isso mostrará que o desejo de promover melhorias é genuíno, principalmente porque os colaboradores também se sentirão envolvidos. 

Além disso, é importante que tenha uma conexão com os valores do seu público e da sua persona. 

Assim, na hora de escolher os produtos ou serviços de uma empresa, o cliente sentirá que participa ou apoia indiretamente uma determinada pauta. 

 2. Seja transparente em relação ao seu propósito 

Garanta transparência em relação ao que está sendo promovido/defendido e como os clientes estão contribuindo para o sucesso da causa. 

Por exemplo, se a sua loja for destinar parte do valor das vendas de um determinado produto para uma instituição de caridade, é importante prestar contas ao público ao final da ação, apurando e divulgando o valor que foi transferido e como ele foi efetivamente utilizado.  

Assim, você mostra o início, meio e fim de uma história e gera mais empatia e engajamento no seu público. 

 3. Defina os canais de comunicação 

Use os canais e formatos de conteúdos mais apropriados para as ações de apoio. É possível criar:

 4. Engaje toda a comunidade  

Promova ações que façam com que todos se engajem. É possível utilizar as redes sociais para: 

  • promover uma hashtag especial;
  •  criar um calendário de eventos;
  • incentivar denúncias ou envio de relatos sobre a causa defendida. 

 5. Busque parcerias  

Para a estratégia ser mais efetiva,  é possível agrupar um conjunto de empresas para trabalharem juntas em prol de uma causa. 

Assim, conversar com parceiros de negócios, buscar investidores, patrocinadores e montar eventos em conjunto são possibilidades para fazer com que os resultados sejam potencializados. 

Com isso, o foco principal estará na contribuição que pode ser feita e isso ajuda a sua empresa e demais parceiros a terem uma imagem ainda mais positiva. 

Entendeu o conceito e a sua importância? Esse tipo de estratégia está diretamente ligada ao seu posicionamento de marca e ações de branding. Se você busca demonstrar a sua preocupação com o social e o ambiental, saiba mais sobre empresas sustentáveis e conheça o impacto positivo dos brindes ecológicos

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