Marketing de Permissão: entenda o que é e sua importância!

(Last Updated On: 13 de setembro de 2017)

Desde o desenvolvimento do Marketing 2.0, as marcas começaram a voltar suas atenções para os consumidores e a pensar em como melhor atendê-los. Hoje em dia, essa preocupação chegou ao seu ápice, e a experiência do cliente passa a ser a questão central, com o desenvolvimento de denominações como o Marketing de Permissão.

O Marketing de Permissão leva em consideração a disponibilidade e a vontade do consumidor para receber conteúdos publicitários. Por causa disso, ele é um método não invasivo e envolve campanhas que são direcionadas a um público-alvo determinado, que concedeu autorização prévia à empresa.

Esse tipo de marketing ainda está limitado aos meios de uso pessoal (como e-mail, SMS e redes sociais). Afinal, ainda não há formas de aplicá-lo a canais como a televisão, o jornal impresso e o rádio, que são essencialmente massivos.

Como aplicar o marketing de permissão

O primeiro passo que você deve dar é criar conteúdo atraente e de qualidade. Dessa forma, você tem condições de estimular o interesse de seu público para estar em contato com sua marca e receber novas publicações.

Disponibilizar um formulário para cadastro também é muito importante e pode ser feito tanto virtualmente quanto em pontos de venda físicos. Na internet, ele pode ser disponibilizado como newsletter ou em landing pages. Já nas lojas, você pode propor a possibilidade de o cliente se cadastrar para receber as novidades.

Uma maneira de estimular o cadastro é oferecer oportunidades exclusivas, como descontos ou notícias em primeira mão sobre promoções imperdíveis, ação que já é praticada por empresas brasileiras como a Quem Disse, Berenice? e a Tok & Stok.

Para entender melhor como o marketing de permissão pode te ajudar, confira abaixo as vantagens dessa modalidade:

1. Melhorar a credibilidade da marca

Uma empresa que opta por fazer marketing de permissão expressa sua preocupação com a privacidade do cliente e pode ser enxergada como sendo confiável e merecedora de credibilidade. Dessa forma, abre-se a possibilidade de manter um diálogo e um relacionamento mais amigáveis entre a marca e o consumidor.

2. Aumentar as chances de conversão

Considerando que suas campanhas publicitárias são direcionadas somente para pessoas que já demonstraram disposição para estar em contato com sua marca, você amplia as chances de conversão de leads, o que pode assegurar um maior retorno financeiro para a empresa.

3. Reduzir os custos

Aplicando o marketing de permissão, você garante que sua comunicação será voltada somente para aquelas pessoas que já se mostraram interessadas nos seus produtos e serviços. Isso evita a dispersão do seu material e você pode investir menos recursos para atingir seu público-alvo.

4. Demonstrar respeito pelo cliente

Quando sua empresa dá ao cliente a possibilidade de escolher se vai receber ou não as propagandas, está deixando claro o respeito que tem pela liberdade de escolha dele e a seriedade com que trabalha. Com isso, aumenta-se o nível de satisfação do público com a marca e se dá um passo importante no processo de fidelização.

Agora que você já sabe como o marketing de permissão pode te ajudar, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e mostre a outras pessoas como ele pode ser uma excelente alternativa para alavancar os negócios!

 

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