Marketing e vendas: como essas duas áreas podem trabalhar juntas?

(Last Updated On: 26 de julho de 2017)

Qualquer que seja sua empresa, todos os setores têm seu papel e contribuição. O sucesso de um negócio está no alinhamento perfeito entre as áreas, de forma a conquistar objetivos em conjunto. Porém, se estamos falando de gerar lucro, dois setores se destacam: marketing e vendas.

Esses departamentos são cruciais na formação de estratégias e ações para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Então, esse é um bom motivo para trabalharem em conjunto, não acha?

No artigo de hoje, vamos falar sobre a união entre esses dois setores. Como ela pode ser feita e as vantagens que se obtém. Boa leitura!

Marketing e vendas: Smarketing!

Pensando isoladamente, o setor de marketing é o responsável por criar as oportunidades. Ele desenvolve ações que despertam o interesse do público-alvo nas soluções oferecidas. Para isso, precisa conhecer bem as necessidades e características de seus consumidores.

Com o avanço da venda online, diversas técnicas têm sido utilizadas, como o marketing de conteúdo, a presença nas redes sociais, o atendimento 2.0 e outras. Portanto, os profissionais têm de estar atualizados e saber manejar as diferentes ferramentas para qualificar os leads — potenciais clientes — e entregá-los ao setor de vendas.

Seguindo o ciclo, o departamento de vendas recebe os leads qualificados, já com todas as informações necessárias para fazer uma abordagem eficiente, com o objetivo de convertê-los em clientes reais, fechando as compras.

Infelizmente, no dia a dia, é comum ver conflitos entre os setores. O marketing relata que cria as oportunidades, mas que elas não são convertidas pelo setor irmão. Já o departamento de vendas, diz que os leads não chegam com todo o conhecimento necessário, o que dificulta ou até impossibilita a conversão.

O pior disso é que essa falta de sinergia impacta não só em marketing e vendas, mas sim no resultado geral da empresa. Afinal, não adianta um dos setores conquistar as metas traçadas, se o resultado geral da organização não tem o mesmo desempenho.

Pensando nisso, surgiu a ideia de unir essas áreas: o Smarketing! Essa palavra representa a união de “Sales” e “Marketing”. No Brasil, esse termo também é conhecido como “Vendarketing”.

O objetivo é que os colaboradores trabalhem em conjunto, buscando os mesmos objetivos e se ajudando, de forma contínua.

Como unir marketing e vendas

Para fazer a união entre os dois setores, destacamos algumas boas práticas. Acompanhe!

1. Junte as equipes e explique o objetivo

O primeiro passo para unir os dois departamentos é juntar as equipes e explicar o objetivo da ação. Nesse momento, podem surgir alguns questionamentos, por conta dos frequentes conflitos.

Então, você deve usar todos os recursos disponíveis para mostrar os ganhos possíveis e como essa ação pode ajudar a todos, setores isolados e a empresa de forma geral.

2. Faça reuniões frequentes e promova a troca de informações

A união entre marketing e vendas só terá sucesso se houver uma troca contínua de informações. É muito importante deixar isso claro para todos os membros das equipes.

Para ajudar nessa questão, crie um cronograma com reuniões frequentes. Quanto mais os profissionais envolvidos tiverem contato, mais informações serão compartilhadas, e as estratégias criadas serão mais eficientes.

Se não houver compartilhamento dos dados, o resultado da união não será visto. Tenha isso bem claro e passe para os envolvidos.

3. Crie metas em comum

Se você diz à sua equipe que o Smarketing tem o objetivo de buscar resultados melhores para todo o negócio, é importante criar metas em comum para incentivar o trabalho em equipe.

Lembre-se que, trabalhando separadamente, pode acontecer de o setor de marketing atingir sua meta e ainda assim os resultados da empresa não serem satisfatórios. Então, é fundamental que se crie metas em comum.

Mostre que o importante é o resultado geral, e não o de um ou outro departamento.

4. Implemente o SLA

O SLA — Service Level Agreement — é um termo de responsabilidades. Ele funciona como uma espécie de contrato, em que todas as estratégias decididas estarão descritas com responsáveis e prazos de cada atividade. Ter esse processo é bom para deixar os integrantes alinhados com o trabalho e poder acompanhar o desenvolvimento das ações.

Nesse momento, vale colocar tarefas com responsáveis entre as equipes de marketing e vendas, incentivando a troca de informações e melhorando o relacionamento interno.

5. Monitore o desempenho

Em um negócio, qualquer que seja o ramo ou tamanho da empresa, não basta criar ações e não monitorar seu desempenho. Afinal, pode ser que você esteja investindo tempo e dinheiro em ações que não trazem o retorno esperado ou até mesmo apresentam prejuízo.

Portanto, tenha muita preocupação em monitorar as ações e passar essas informações para o grupo. Esses dados servirão de base para a tomada de decisões futuras, criando estratégias mais eficientes, aproveitando melhor as oportunidades e otimizando os recursos.

As vantagens do Smarketing

Você já aprendeu a importância da união entre marketing e vendas, já viu como deve ser o processo dessa união e agora deve estar se perguntando quais são as vantagens disso, não é mesmo? Então, continue acompanhando para entender.

Melhor comunicação interna

Como dissemos, mas vale a pena reforçar, promovendo a troca de informações entre as equipes, melhora-se bastante o relacionamento interno. Uma empresa só tem a ganhar se os seus profissionais estiverem alinhados e focados em objetivos em comum.

Quanto melhor for a comunicação interna, melhor será o relacionamento; e isso será transmitido para os parceiros, fornecedores e clientes.

Criação de estratégias mais eficientes

Com todos os dados compartilhados, as estratégias terão embasamento. Não serão tomadas ações sobre especulações ou crenças individuais.

Marketing e vendas juntos serão capazes de criar ótimos planos de ação.

Maior proximidade com os clientes

Com mais informações relevantes e estratégias mais eficientes, o relacionamento com os clientes se torna melhor.

O marketing pode compartilhar com o setor irmão as informações dos consumidores, de forma a possibilitar abordagens diretas mais próximas, de acordo com a necessidade de cada caso. Assim, os clientes terão atendimentos mais personalizados.

Aumento significativo das vendas

O trabalho da união dos departamentos pode promover um aumento bem significativo nas vendas.

Esse é o resultado que se espera das equipes; uma resposta em conjunto, não somente de um ou outro setor. Trabalhando com sinergia, todos têm a ganhar.

A união e o sucesso do seu negócio

Como vimos em nosso artigo, unir marketing e vendas tem um grande potencial e pode promover resultados incríveis. Para isso, reúna as equipes e explique o objetivo do trabalho.

Faça reuniões frequentes para criar um canal de comunicação e incentivar o compartilhamento dos dados. Crie metas em comum e implemente o SLA. Lembre-se de sempre monitorar o desempenho das ações e passar os resultados para os envolvidos.

Viu que o alinhamento entre marketing e vendas tem um grande potencial? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e transmita mais conhecimento aos seus amigos!

 

 

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