Marketing Offline: estratégias que ainda valem a pena

(Last Updated On: 13 de agosto de 2020)

Por muito tempo o marketing offline foi a única forma que as empresas tinham de atingir o seu público-alvo. Porém, com a chegada da internet, tudo mudou. Surgiram inúmeras maneiras de conectar a marca com os seus consumidores no ambiente online.

Pouco a pouco, a estratégia digital tomou conta do mercado e hoje a maioria das ações é realizada online. Essa preferência ocorre devido à praticidade, à agilidade ou à maior facilidade para interação do público. Mas e o marketing offline? Será que ele realmente morreu perante o seu concorrente digital?

A resposta é não. Ainda existem muitas ações offline que são extremamente eficientes, atingindo em cheio o gosto do público e capazes de atrair novos clientes para a sua empresa. Quer saber mais? Confira todas as dicas neste artigo especial que preparamos sobre este assunto!

Marketing offline: ainda vale a pena?

Pode parecer loucura nadar contra a correnteza da internet e investir em publicidade offline quando todos estão na grande rede. Porém, existem oportunidades fora do mundo digital que ainda são tão vantajosas quanto a propaganda online. Vamos conhecê-las nos próximos parágrafos!

Se a propaganda deve estar onde o cliente está, então ela também deve estar presente no meio offline. Afinal, ninguém fica conectado vinte e quatro horas por dia! O seu consumidor caminha pela rua, lê impressos, assiste à TV. Ele tem uma vida normal, transita entre o online e o offline e pode ser impactado por sua propaganda também nos meios tradicionais.

Além disso, existem pessoas que não tem acesso à internet, seja por questões financeiras, geográficas, ou simplesmente por não gostarem ou não se adaptarem aos novos dispositivos. Segundo dados de 2018, mais de 30% da população brasileira ainda não usa a internet. Logo, para essas pessoas, os meios offline continuam a ser as principais fontes de informação, e elas não podem ser esquecidas na hora de traçar as suas estratégias de marketing.

O meio offline funciona como uma boa arma de combate contra Fake News. Como as mídias tradicionais (rádio, TV e jornal) são de maior credibilidade em relação à internet, a sua marca passa a transmitir maior confiança ao público ao ser encontrada nesse modelo de propaganda.

Além disso, negócios locais são muito mais beneficiados pelo marketing local. Por mais que seja possível a você segmentar o público digital por localidade, ainda é muito mais relevante atingi-lo pessoalmente, seja por uma fachada de loja, panfletagem ou propaganda em jornal local.

Sendo assim, percebemos que a estratégia tradicional pode ser muito indicada em diversas situações. Tudo depende do nicho de atuação da empresa, da persona do seu negócio e da situação vivenciada. Ao potencializar as estratégias offline com as digitais, os resultados podem ser ainda melhores!

 

7 estratégias de marketing offline que ainda são certeiras

Para escolher corretamente o meio de veiculação offline a ser utilizado por sua empresa, é necessário antes avaliar corretamente o seu público-alvo — seus gostos, localidade, idade, sexo e costumes.

Dessa forma é possível definir onde ele está, o que ele consome e, assim, estabelecer de forma certeira a estratégia que vai alcançá-lo e impactá-lo. Confira a seguir algumas das principais estratégias de marketing offline que ainda são de extrema importância para o seu negócio e veja como fazer para colocá-las em ação!

1. Publicações em jornais e revistas

Embora seja considerada uma estratégia de alto custo financeiro, ela é muito eficiente quando o público-alvo é também um consumidor desse tipo de mídia. Por isso, vale a pena reservar um pouco de capital e investir nesse modelo se a sua persona estiver lá.

Se preferir, é possível encontrar alternativas com um valor mais em conta, como os jornais de circulação local ou algum tipo de impresso ou revista produzida pelos comerciantes da área.

Uma boa estratégia para potencializar os seus resultados é oferecer cupons de desconto nesses periódicos, a fim de atrair mais leitores e fidelizá-los.

2. Instalação de outdoor ou distribuição de cartazes e panfletos na rua

O que é visto é mais lembrado. Um outdoor bem posicionado sempre chama a atenção de quem passe por ele e pode ser uma estratégia perfeita para a divulgação do seu negócio.

No entanto, para funcione da forma correta é necessário que o seu layout seja limpo, sem poluição visual e com poucas informações. Essa recomendação é muito importante, pois as pessoas que visualizam outdoors estão normalmente em movimento — sem muito tempo para raciocinar ou para assimilar um grande número de dados.

O ideal é usar uma imagem que represente bem a sua mensagem e uma única frase de efeito que afirme o conjunto de elementos visuais, além de também não dar margem para dúvidas ou múltiplas interpretações na mente de quem a vê.

Se não for possível utilizar um outdoor, opte por espalhar cartazes em sua região ou realizar uma panfletagem nas ruas. A regra do “menos é mais” continua valendo para esse modelo. Nada de poluição visual ou muitas informações: utilize sempre uma linguagem clara e sucinta.

3. Participação em feiras e eventos

A participação em feiras e eventos relacionados a sua área de produção é eficiente não apenas na busca por novos clientes, mas também em proporcionar um bom networking com fornecedores e outros profissionais, que podem vir a se tornarem parceiros de sua marca.

A sua participação no evento não precisa ser ativa, com um stand para divulgar o seu produto. Você pode participar como organizador, patrocinador, expositor, ou mesmo como ouvinte. Basta escolher a forma que melhor beneficie o seu negócio!

A participação nos eventos geralmente proporciona um aumento na exposição e posicionamento da marca. É uma excelente oportunidade de estar de frente para os seus clientes, mesmo que seja apenas por um curto espaço de tempo.

Assim, você pode levar a sua mensagem, criar um elo com potenciais clientes, apresentar um novo produto ou serviço que ainda não esteja no mercado e ainda tirar dúvidas dos presentes, em uma oportunidade única.

4. Propaganda boca a boca

Essa ainda é a propaganda mais barata e eficiente. Clientes extremamente satisfeitos com o produto ou serviço o recomendam para os amigos, podendo gerar um “efeito bola de neve”, com um amigo indicando o seu serviço para o outro e assim por diante.

A melhor forma de ganhar esse tipo de propaganda é trabalhar a satisfação do cliente. Para isso, desenvolva sempre produtos que curem a sua dor e não apenas atendam às suas necessidades, como também superem as suas expectativas.

Caso ainda não tenha autoridade de mercado suficiente para gerar tamanha satisfação a ponto de os clientes desejarem fazer propaganda de graça para a sua marca, é importante que você saiba que também é possível estimular essa ação com um programa de vantagens por indicação. Uma boa estratégia para isso é oferecer um desconto para quem trouxer novos clientes.

5. Distribuição de brindes

A distribuição de brindes também é considerada uma estratégia poderosa e ainda muito válida. Para surtir o efeito desejado, o brinde deve ser útil em longo prazo e trazer a logo ou nome da sua empresa de forma visível e bem identificada. Assim, o cliente estará sempre com a sua marca na mente.

Um brinde bem elaborado encanta o cliente e conquista a sua simpatia, criando laços instantâneos entre empresa e consumidor. A pessoa entende que aquela empresa teve uma atenção especial ao desenvolver aquele mimo especialmente para ele, e leva essa informação em consideração.

6. Utilização de estratégias em pontos de venda físicos

A utilização de um ponto de venda (PDV) físico atrai o consumidor para um local em que ele possa ter um contato mais estreito com o seu negócio. No PDV ele pode ter noções sensoriais, olfativas, e se relacionar com vendedores humanos, que possam fornecer toda a atenção que ele necessita.

Por isso é importante utilizar estratégias de marketing no PDV. Utilize a simbologia das cores e elementos de comunicação visual para decorar o ambiente, mantenha um aroma agradável, além de um local sempre limpo, bem ventilado e iluminado. O cliente deve se sentir completamente à vontade para desejar retornar mais vezes!

7. Implementação do marketing direto

As estratégias de marketing direto são utilizadas por empresas que desejam estreitar o seu contato com pessoas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços. No meio offline essas ações podem ser realizadas por telefone ou correios (mala direta).

O principal objetivo dessa ação é o envio de mensagens personalizadas e tem como meta fidelizar os clientes existentes e atrair novos para sua base. Para aumentar a satisfação, cada consumidor deve ser tratado de forma individual e exclusiva.

5 erros que não podem ser cometidos ao investir nas estratégias offline

Quando ocorrem erros no planejamento, toda uma estratégia pode ser prejudicada, gerando resultados desastrosos. Por isso, fique de olho nesses deslizes frequentes, para que seja capaz de reconhecê-los e não os cometer no futuro.

1. Não investir em ajuda profissional

Toda campanha elaborada dentro do seu plano de marketing deve ser realizada da melhor forma possível. O cliente deve ter acesso a materiais de qualidade, agradáveis aos olhos e de fácil compreensão.

Um profissional especializado é o mais recomendado para executar essas tarefas, pois ele pode realizar cada trabalho com maestria e num curto espaço de tempo. Dessa forma a produção é agilizada e a margem de erros reduzida drasticamente.

Por exemplo, ao criar um cartaz, considere utilizar os serviços de um designer profissional, que estará apto a escolher entre as melhores formas, padrões de linguagem, estrutura do layout e, assim, criar uma peça final que seja agradável aos olhos do público.

2. Não ser consistente com o branding de sua marca

Se a sua empresa apresenta um branding definido — ou seja, logo, tipo de fonte, paleta de cores, entre outros elementos —, ele deve ser utilizado em todo o material referente a sua marca.  Isso inclui não somente o meio online, mas também as ações offline e os seus principais elementos.

3. Não definir uma estratégia

De nada adianta mandar imprimir milhares de panfletos ou criar centenas de brindes se não houver um objetivo por trás dessa ação. A estratégia de marketing offline deve ser traçada pela equipe e seguida à risca para o êxito da ação.

4. Não conectar ações online com as offline

Não basta apenas usar uma estratégia ou outra. O ideal é conectar todas as possibilidades, criando um elo entre elas e transformando tudo em uma única ação de sucesso. Uma estratégia offline pode levar novos seguidores para as suas redes sociais, por exemplo, assim como o seu site pode atrair clientes para o seu espaço físico.

Algumas formas de conectar ações online e offline são:

  • incluir o endereço do site em seu cartão de visitas;
  • utilizar QR Codes que levem ao site da empresa;
  • incluir um quiz em material impresso para ser respondido pela internet;
  • incluir o endereço do estabelecimento físico em suas redes sociais (utilizando o Google Maps para facilitar a localização);
  • criar páginas de capturas que atraiam para um evento local;
  • oferecer cupom de desconto no site que só possa ser utilizado no estabelecimento físico;
  • estimular o público a tirar fotos em sua loja ou evento e compartilhar nas redes sociais (oferecendo uma bonificação para incentivar essa ação).

5. Não acreditar no poder do marketing offline

Muitas empresas não acreditam que ações offline possam potencializar as suas vendas e, por isso, não as utilizam ou as aplicam de forma equivocada. Sempre lance mão do máximo de ações possíveis, implementando-as de forma correta e profissional, a fim de alcançar o máximo dos resultados.

Como pudemos perceber com a leitura atenta deste artigo, o marketing offline permanece firme e poderoso como estratégia para alavancar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

É importante, no entanto, mantê-lo sempre alinhado às estratégias de marketing digital. O ideal seria que ambos — online e offline — trabalhassem em comum acordo, um meio levando ao outro, para que haja uma interação entre as partes e possam ser colhidos os melhores resultados dessa parceria.

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