Você já deve saber que o engajamento nas redes sociais é importantíssimo para qualquer estratégia de marketing digital. Mais engajamento significa maior visibilidade da marca, mais tráfego de pessoas e, consequentemente, maiores taxas de conversão.
Entretanto, conseguir a atenção do consumidor não é tarefa fácil. As empresas competem com milhares de memes, notícias, fotos e vídeos de gatinhos compartilhados pelos amigos e familiares dos clientes em potencial. Por isso, para criar um espaço que realmente atraia compradores e que seja capaz de aumentar as suas vendas é imprescindível entender de mídias sociais e bolar uma estratégia eficiente.
Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra como melhorar o engajamento nas redes sociais em 3 passos!
1. Aposte na relevância do seu conteúdo
O segredo para criar conteúdos relevantes é conhecer muito bem seu público-alvo. Descubra o que é importante para os seus clientes, o que eles pensam, quais são as suas preferências, suas dores e problemas e procure ofertar conteúdos que tragam soluções eficazes para suas questões.
Não é todo dia que a gente consegue ter ideias brilhantes para um artigo, por isso, programe-se para seguir um calendário de publicações. Uma pesquisa da CoSchedule divulgou os melhores horários e a frequência ideal de postagem de várias redes sociais. Destacamos as principais:
- Instagram: média de 1 ou 2 publicações, nas segundas e quintas-feiras, durante a madrugada, início da manhã e final da tarde;
- Facebook: média de 1 ou 2 publicações, de quinta-feira a domingo, no meio da manhã e da tarde;
- Twitter: média de 15 tweets diários, nas quartas-feiras, no meio e no final da tarde. Se a sua empresa é B2C, dê preferência para horários fora do expediente e aos finais de semana;
- LinkedIn: média de 1 publicação, de terça a quinta-feira, no horário comercial.
2. Fortaleça a credibilidade da sua marca com provas sociais
Não adianta nada ganhar visibilidade se a empresa não adotar estratégias claras para a conversão de leads. Para isso, a marca deve aumentar sua autoridade, inspirar a confiança dos seus leitores e mostrar que é capaz de solucionar seus problemas.
Uma forma eficiente de aumentar a influência da marca e impulsionar as vendas é fazendo uso das provas sociais – fenômeno que leva as pessoas a seguirem o que está sendo dito ou que está na moda. Veja 3 maneiras distintas de colocar a estratégia em prática:
- incentivando comentários: 97% dos consumidores leem reviews on-line antes de efetuar uma compra;
- fazendo parcerias com digital influencers: é uma tendência crescente nas redes sociais. Marcas grandes geralmente usam celebridades, mas empresas menores conseguem aumentar o engajamento nas redes sociais com usuários que tenham um número considerável de seguidores;
- exibindo compartilhamentos: os principais sites de marketing e diversas marcas reconhecidas divulgam o número de seguidores e usuários servidos para aumentar sua credibilidade. Botões de compartilhamento e de “recomendar a um amigo” são indispensáveis.
3. Invista em imagens
Você sabia que mais de 500 milhões de horas de vídeos são assistidos todos os dias nas plataformas do Facebook e Youtube? Ou que até 2020 os vídeos on-line serão responsáveis por mais de 80% de todo o tráfego do consumidor?
Se esses dados não forem suficientes para convencê-lo da importância da comunicação visual para o engajamento nas redes sociais, saiba que esse tipo de conteúdo performa em média 4,4 vezes melhor que as publicações de textos puros.
Em meio a tanta informação, elementos visuais fazem uma grande diferença no feed de notícias por serem bem mais atrativos. Por isso, sempre que puder, aposte em publicações acompanhadas de vídeos, banners e infográficos.
O engajamento nas redes sociais é uma brilhante estratégia para ampliar o alcance de suas ações, fazer sua marca ganhar mais credibilidade e, consequentemente, aumentar o número de vendas. Contudo, para que sua mensagem ganhe destaque em meio a tanta informação é preciso seguir alguns passos e adotar estratégias eficientes.
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como aumentar o engajamento, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar o seu networking a também se manter bem informado?