Como funciona a análise SWOT de marca?

(Last Updated On: 9 de maio de 2017)

Montar uma detalhada análise SWOT é a maneira mais eficiente de mensurar os resultados de uma marca. Todo trabalho reúne pontos fortes e fracos que ajudam a empresa na avaliação do que funciona efetivamente com os clientes e para elaborar estratégias de negócios, o processo de observação é fundamental para a tomada de decisões importantes.

O principal conceito da análise é definir um olhar positivo baseado nas maiores forças de sua organização. Por exemplo, uma entrega antes do prazo demonstra compromisso com o público e pode ser considerada um passo decisivo para o retorno do consumidor.

Para auxiliar na adoção da análise SWOT em seu trabalho, vamos mostrar neste artigo as divisões necessárias para uma observação eficiente e repleta de estratégias de mercado. 

Aprenda a identificar as forças do negócio

Boa parte da análise consiste na identificação das forças da marca, uma vez que os elementos avaliados neste quesito destacam as vantagens competitivas do negócio. Quanto mais diferenciais existirem em relação aos concorrentes, maior será a relevância dos fatores na montagem da estratégia final de mercado.

Uma série de questionamentos podem auxiliar no reconhecimento dos principais pontos positivos da organização. Veja alguns exemplos:

  • Qual a melhor qualidade da marca?
  • A capacidade de investimento é alta?
  • Existe serviço com tecnologia avançada?
  • O antedimento ao público é qualificado?
  • Como funciona o engajamento dos clientes?
  • Qual o grande diferencial em relação aos concorrentes?

Lembrando que os melhores serviços são julgados a partir de campos controlados pela empresa internamente, como tempo de mercado, atendimento ao cliente e capacidade de operação.

Avalie as fraquezas de forma consciente

As anotações que identificam as fraquezas representam tudo aquilo que interfere no funcionamento da empresa. Os resultados de avaliação deste tópico só funcionam positivamente quando  tratados com muita sinceridade. Cada situação indicada precisa ser observada de maneira consciente e avaliada caso a caso.

Assim, os problemas podem ser solucionados a longo prazo de forma definitiva. Nem sempre é possível resolver todas as fraquezas imediatamente. Algumas questões precisam de análises profundas e mudanças continuas em várias áreas da empresa.

Por isso, você pode tentar minimizar adversidades graves utilizando características fortes da organização nesta situação. Ao escrever esta parte da SWOT, busque sempre questionar sobre os fatores que impendem o crescimento de trabalho em diferentes escalas. Acompanhe sugestões de questionamentos:

  • Os colaboradores são capacitados?
  • O que a concorrência faz de diferente?
  • Qual a razão do baixo engajamento?
  • O maquinário está obsoleto?
  • A equipe de comunicação está em sintonia com o público?
  • O posicionamento estratégico é confuso?

Autoconhecimento no ambiente corporativo é a primeira chave para traçar uma boa avaliação de fraquezas. Com organização e dedicação, os problemas podem se transformar em forças em pouco tempo.

Traga as oportunidades para a estratégia de trabalho

As oportunidades estão diretamente ligadas as forças externas no funcionamento da marca. Neste caso, os fatores decisivos de sucesso não são controlados pelos membros da empresa. É preciso estar sempre de olho nas novidades do setor para não perder um bom momento de ação e investimentos no mercado.

Saiba encaixar suas atividades positivas em acontecimentos positivos de diferentes áreas. A empresa precisa estar preparada para agir rapidamente diante de uma mudança inesperada na economia, por exemplo. O olhar diferenciado para novas possibilidades pode estar em diversos ambientes. Veja alguns dos principais exemplos:

  • Alta do dólar;
  • Saída de um concorrente do mercado;
  • Clima favorável, dependendo do segmento;
  • Diminuição de impostos em matérias primas;
  • Ampliação do crédito ao consumidor;
  • Mudanças de políticas econômicas do governo.

Apesar de não ser possível prever grande parte das oportunidades, estudos e planejamentos detalhados da área podem ajudar a encontrar linhas de abertura no mercado.

Encare as ameças como desafios da empresa

As ameaças são formadas por situações externas que fogem ao controle da marca. Pesam negativamente no funcionamento habitual e podem ser apresentadas como desafios estratégicos.

Em algumas situações, estes fatores influenciam diretamente no setor financeiro da organização. Os riscos precisam ser monitorados com muita atenção dos diretores de cada área, já que representam problemas maiores do que a capacidade de retorno a longo prazo.

O trabalho da análise SWOT habitualmente é realizado por um gestor informado sobre todos os campos da marca ou por um profissional qualificado de marketing. No entanto, os resultados apresentados são ainda melhores quando toda a equipe participa, apontando pontos importantes no funcionamento da organização. Acompanhe alguns exemplos de ameaças:

  • Aumento de serviços de consumo;
  • Diminuição de chuvas;
  • Aumento da cobrança de impostos;
  • Problemas na estrada de deslocamentos de produtos;
  • Barreiras de exportação de outros países;
  • Desvalorização da moeda.

Evite crises em diversos setores com a análise SWOT

Como os prejuízos de uma análise incompleta vão muito além do planejamento estratégico, preste atenção nas principais tendências no setor de atuação de sua empresa.

A seriedade da questão exige um tratamento extremamente cuidadoso. Esteja sempre de olho em fatores decisivos nas áreas de economia, política e social. Tenha um bom filtro para decidir o que pode ser relevante especificamente no ambiente de negócios.

Além de decidir sobre a importância dos fatores externos, durante a análise você também pode identificar as medidas que a empresa vai adotar para lidar com cada problema.

Veja sempre como todos os aspectos da obervação se relacionam entre si. Por exemplo, avalie suas forças e pense como elas podem se encaixar nas oportunidades, identificando e gerando bons resultados. O objetivo é sempre maximizar os pontos positivos e buscar soluções para eliminar as fraquezas.

Busque medidas práticas durante a produção da análise. Afina, trata-se também de um aprendizado sobre negócio e seu setor de atuação. Dessa forma, a empresa evita investir o plano estratégico no escuro. Reunir opiniões e observações no trabalho ajuda a criar uma sensação de pertencimento, que estimula a produção de todos os setores da marca.

Agora que você já sabe como montar uma análise SWOT, reúna sua equipe e discuta os aspectos que considera importante observar. Aproveite este momento para conhecer melhor o negócio e envolver os colaboradores em um intenso processo de crescimento.

Tem alguma experiência sobre o assunto que deseja compartilhar? Deixe seu comentário!

 

 

 

Deixe seu Comentário