Os meios digitais de comunicação impulsionaram o desenvolvimento de novas formas de audiência. Para acompanhar esse processo, os setores de comunicação precisaram reformular seus métodos e assim surgiu o Inbound Marketing, um conjunto de estratégias que tem como objetivo produzir conteúdo de qualidade para captar e fidelizar clientes.
Em comparação com outros tipos de marketing, essa modalidade é ainda muito recente, pois sua popularização aconteceu apenas em 2009. Apesar disso, ela já é largamente utilizada, tanto por empresas de pequeno quanto de grande porte.
Se você quer aprender mais sobre o Inbound Marketing e entender como ele pode ser útil para a sua empresa, continue lendo nosso post!
Diferenças do Inbound e do Outbound
Para compreender o que é o Inbound e como suas estratégias são inovadoras, é necessário saber do que trata o seu oposto, o Outbound Marketing, ligado às formas tradicionais de publicidade. Todas as propagandas que suspendem uma programação se encaixam debaixo do guarda-chuva do Outbound. Alguns exemplos são comerciais de TV, publicidade nas páginas de uma revista ou até mesmo um outdoor nas ruas.
Em suma, qualquer estratégia de marketing de interrupção pode ser classificada como Outbound, que tem como característica fundamental o uso de verbos no imperativo, como “compre”. Por essa e outras, diz-se que é um método invasivo de comunicação.
Como se observou que o espectador já não está mais tão disposto a dar atenção a esses meios tradicionais de marketing, foi necessário encontrar outras estratégias eficientes para garantir a audiência para os negócios.
Os novos métodos, então, deveriam estar voltados para um espectador exigente e cada vez mais conectado aos meios digitais. Foi assim que surgiu o Inbound Marketing, classificado como um conjunto de estratégias com o objetivo central de conquistar a atenção dos consumidores a partir de um conteúdo de qualidade.
Algumas ferramentas que ele utiliza são blogs e redes sociais, que permitem estabelecer uma comunicação próxima dos seus espectadores. Ao contrário do Outbound, o Inbound não é invasivo e respeita os limites da audiência. Mesmo assim, consegue transmitir suas mensagens ao público consumidor de maneira eficiente.
Etapas de uma campanha de Inbound Marketing
Para fazer uma campanha completa de Inbound Marketing, é necessário passar por diversas etapas que acompanham o processo de compra do consumidor, desde o momento em que ele entra em contato pela primeira vez com a empresa até sua fidelização. Conheça abaixo as 4 fases e veja como funciona cada uma delas:
1. Atração
O momento da atração é quando se estabelece um primeiro contato com o público. É nessa etapa em que se criam as buyer personas, com o objetivo de saber exatamente para quem você está falando e planejar seu conteúdo com base nessas informações.
Para ter eficiência nessa fase, as ferramentas mais comuns são blogs e mídias sociais. Além disso, as ferramentas de SEO são fortes aliadas desse processo, já que permitem garantir uma posição de destaque nos resultados do Google.
2. Conversão
Na segunda etapa, o visitante atraído anteriormente se converte em lead, ou seja, ele passa a ser um cliente em potencial. Para concluir a conversão, é necessário coletar suas informações e cadastrá-las em seu banco de dados, que é o objetivo final desta etapa do Inbound Marketing.
Para isso, você deve oferecer alguma vantagem em troca, como um produto grátis ou descontos. O uso de call to actions e landing pages são fundamentais para esse processo.
3. Fechamento
O fechamento é a hora de finalizar o processo de venda, ou seja, é quando o lead se transforma em um cliente real. A ferramenta mais utilizada para isso é o e-mail marketing, que deve oferecer ao lead conteúdos relevantes para que ele estabeleça uma confiança com a empresa.
4. Encantamento
Essa fase tem como objetivo estreitar as relações com seu cliente para que ele se torne fiel à sua marca. Para tanto, é necessário investir em ferramentas de relacionamento, como personalização do site de acordo com o perfil do usuário, uso de mídias sociais para se aproximar do seu público e e-mail marketing segmentado.
Benefícios para o setor comercial
Os benefícios de investir no Inbound Marketing vão muito além do mero retorno financeiro, que na verdade é uma consequência de processos desencadeados por essas estratégias, como o aumento do alcance de suas campanhas de comunicação e a fidelização de clientes. Para conhecer esses benefícios de maneira detalhada, confira abaixo a lista que nós preparamos com 3 deles:
1. Maior alcance de público
Antes de começar a produzir conteúdo, o Inbound Marketing exige que você conheça profundamente seu público-alvo para entender quais soluções a empresa pode oferecer a ele. Dessa forma, são criadas as personas, que são personagens fictícios que representam seus clientes em potencial.
Uma outra técnica que ajuda nesse sentido é o uso de estratégias SEO, como o planejamento de palavras-chave, que permite destacar seu conteúdo nas pesquisas do Google, buscador mais utilizado atualmente. Com essas ações, é possível produzir um conteúdo bem direcionado ao seu público-alvo e com um alcance eficiente, ampliando sua audiência.
2. Aumento da credibilidade
Com o Inbound Marketing, sua empresa produz conteúdos informativos, respondendo dúvidas e demonstrando capacidade para solucionar problemas de seus clientes. Dessa maneira, ela aumenta sua credibilidade de mercado por demonstrar conhecimento sobre sua área de atuação.
3. Fortalecimento da imagem
Usar uma comunicação atraente e que demonstra credibilidade acarreta o fortalecimento da imagem da empresa, que ganha uma posição de destaque diante da concorrência. Com isso, é possível conquistar novos clientes a partir da conversão de leads, assim como fidelizar os antigos, que têm grandes chances de virar fãs da sua marca.
Mudanças na relação entre cliente e empresa
Como já foi dito, o Inbound Marketing surge para atender a uma nova demanda do mercado, que precisa atrair a atenção de espectadores conectados e cada vez mais exigentes. Sendo assim, ele tem como base uma mudança radical no relacionamento com os clientes de uma empresa.
Uma característica fundamental desse método é sua comunicação direcionada, com o uso de uma linguagem e de conteúdo adequado ao seu público-alvo. Dessa forma, ele permite aproximar a instituição das pessoas e ainda assegura a possibilidade de estabelecer um diálogo, já que os canais permitem um contato em via dupla.
Esse processo tem um papel fundamental no sentido de consolidar a imagem da marca e ajuda a fidelizar clientes, que se tornam fãs graças ao bom relacionamento estabelecido.
O que você acha de começar a apostar no Inbound Marketing para melhorar os resultados da sua empresa? Deixe seu comentário ou dúvida aqui no post!