Entenda por que o design de produto é tão importante

(Last Updated On: 11 de maio de 2017)

O design de produto é um elemento fundamental para o sucesso da marca. O trabalho impacta diretamente a imagem transmitida ao consumidor final e seu relacionamento com a empresa. Além disso, funciona como parte do posicionamento de mercado.

Caso a idealização de todas as etapas não seja realizada com cuidado, o retorno de vendas pode não funcionar de acordo com as expectativas. Por exemplo, quando um consumidor tem dificuldades para abrir uma embalagem, acaba optando por um concorrente que pareça mais prático na próxima compra.

Por isso, é importante avaliar a mensagem que você passa com seus produtos por meio do design. Neste artigo, vamos mostrar a importância deste setor para sua empresa e as principais formas de realizar um processo criativo, eficiente e diferenciado. 

Quais as principais funções do trabalho?

Dentro da área de negócios, o design está ligado a diferentes funções. O envolvimento começa no período de criação do produto, se estende a reuniões estratégicas e termina com o conceito de lançamento da peça no mercado. A equipe responsável avalia embalagens, criação de logos e as melhores medidas de praticidade.

O posicionamento do negócio precisa ir muito além do que aparece para o consumidor. Por esse motivo, a identidade visual da marca deve estar presente em todo o ambiente corporativo. A organização da decoração do escritório e suas cores principais, por exemplo, também são peças fundamentais na estratégia de criação do conceito de marketing da empresa.

É melhor uma peça funcional ou criativa?

O design industrial é um dos fatores decisivos para a competitividade no seu setor de atuação. A participação de bons profissionais moderniza sua empresa e chama a atenção dos clientes por meio de inovações. O produto útil agrada e fideliza o público sem trazer grandes surpresas.

Porém, um design com tendências tecnológicas e criativas envolve o interesse das pessoas pela novidade. Não é preciso investir milhões em inovações para se destacar. O mais importante está na percepção de olhar sempre à frente dos desejos de quem paga pelo produto.

Ao priorizar a atuação do serviço como forma de facilitar a vida dos clientes, você pode adaptar a estratégia para outras áreas de atuação. Caso a sua empresa não ofereça produtos físicos, melhorar a apresentação e mostrar fielmente as políticas e os ideais de trabalho são uma boa estratégia diante do público. Assim, o relacionamento com o cliente crescerá de forma próxima e eficiente.

O design de produto pode ser considerado marketing?

A aparência de um produto fala muito sobre sua qualidade. Atualmente, os consumidores se deparam com uma série de opções com a mesma finalidade de uso. Conquistar e fidelizar compradores não é uma tarefa fácil, analisando a velocidade do competitivo mundo dos negócios.

O papel do design abrange também pesquisas de mercado. Desejos, preferências e necessidades do público precisam ser analisados para que o resultado final do trabalho seja eficiente. Todo o caminho é percorrido como uma importante vertente do marketing da empresa e funciona como complemento ou, muitas vezes, carro-chefe da estratégia principal.

Uma estratégia bem elaborada ajuda nas vendas?

Se o seu volume de vendas despencou de uns tempos pra cá sem motivo aparente, o problema pode estar no design dos produtos. O item precisa estar relacionado a todo o contexto de seu público-alvo, mostrando-se útil e funcional nos aspectos desejados por essa audiência. Para subir as vendas apostando no serviço diferenciado das peças, é necessário avaliar questões como economia, a percepção do seu artigo dentro do mercado e o serviço dos concorrentes.

Faça uma boa pesquisa entre empresas da área e pense nos elementos que colocariam as duas marcas em uma disputa pelo topo da preferência. Investigue também como os concorrentes se apresentam e monte soluções baseadas no que já funciona atualmente com o público. Dessa forma, a sua marca saberá por onde caminhar para atingir o ideal de identidade visual.

Agora que você já conhece a importância do design de produto para sua empresa, encare-o como uma ferramenta essencial de sucesso. Permita que a imagem que chega ao cliente tenha elementos de empatia e atratividade. Assim, o relacionamento será cada vez mais duradouro.

Tem alguma experiência sobre o assunto? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

 

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