Por que devo usar Medium para marketing?

(Last Updated On: 20 de fevereiro de 2018)

Talvez você não tenha percebido ainda, mas existe um recurso tomando conta da internet e que faz repensar tudo que já foi aprendido sobre blog até o momento. Utilizar o Medium para marketing tem sido algo comum e uma excelente saída para inovar.

Organizar eventos, feiras, criar um bom relacionamento com o cliente e também com os colaboradores da empresa parece uma tarefa difícil, não é mesmo? Então, que tal conhecer uma alternativa para engajar o público e passar a mensagem que deseja referente ao seu negócio? Confira!

O que é o Medium?

Calma! Não vamos falar de Espiritismo, Allan Kardec e Chico Xavier, pois o Medium em questão aqui é uma plataforma que faz o maior sucesso na web. A proposta, basicamente, é ser um ambiente mais agradável para ler e escrever algo que importa para as outras pessoas.

Muitos acabam o confundindo com uma rede social ou um blog comum, só que lá a interação alcança um outro patamar. O Medium foi criado com o objetivo de focar nos escritores e nas mensagens que eles querem passar para a sua audiência.

Como funciona essa plataforma?

A máxima por lá é que se você quer realmente ser notado pelo seu público, será preciso escrever bem. Embora tenha muitos textos de ficção, o que impera no Medium são os artigos do tipo: “como fazer tal coisa”, “aprenda os segredos do meu sucesso” e assim por diante.

Independentemente se vai escrever como pessoa ou empresa, basta apenas criar a conta utilizando o login do Twitter, Facebook, Google ou com outro e-mail. Você deve configurar sua página e começar a escrever, não há necessidade de um conhecimento profundo em programação, design ou algo do gênero.

Quais são as vantagens de usar essa estratégia?

Ter um cadastro no Medium pode ser a oportunidade de desenvolver um plano de ação diferente da concorrência e assim atrair o público que deseja. É possível criar uma dinâmica interessante entre organização, clientes, fornecedores e transmitir as soluções da sua empresa de maneira coerente.

Observe que o futuro é o foco em modelos omnichannel, portanto, se você converge seus canais para divulgar seus negócios e todos falam a mesma língua corporativa, a tendência, naturalmente, são as vendas aumentarem.

Além disso, o Medium conta com seu próprio mecanismo de busca, portanto, se as histórias apresentarem relevância semântica, o seu texto se propaga pela rede. Você pode divulgar um evento corporativo, por exemplo, informando aos leitores as principais características que vão atraí-los.

Quais os truques para usar o Medium para marketing?

Assim como qualquer outro canal de comunicação, o Medium dispõe de alguns segredos que vão servir para realizar um bom reposicionamento de marca. Sendo assim, o primeiro passo é definir o que você vai escrever e quais serão as palavras-chave que vão nortear o raciocínio do seu texto.

Também escolha títulos e subtítulos que sejam chamativos e não abra mão de usar gatilhos mentais que despertem o interesse dos leitores. A formatação vale muito no Medium, mas o design também, então escolha cores que combinem com o seu negócio e utilize imagens que dialoguem com o tema.

Outra dica interessante é criar listas para que os leitores tenham uma experiência mais concisa acerca das histórias, você pode escrever algo como: “ (x) benefícios de usar soluções criativas em stands de eventos”. Inclusive, não deixe de desenvolver formulários de conversão, pois pode construir uma boa base de leads qualificados.

Por fim, é importante enfatizar que as empresas já estão usando o Medium para marketing com a intenção de apresentar conteúdo para o seu público-alvo. Portanto, se você busca as melhores ferramentas sem pesar no orçamento, considere colocar essa plataforma dentro do planejamento estratégico.

O que achou deste artigo sobre o Medium? Já conhecia ou ouviu falar alguma vez? Deixe o seu comentário no post e relate sua experiência com essa ou outras mídias sociais!

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