Você sabe como usar memes nas redes sociais da empresa?

(Last Updated On: 13 de agosto de 2020)

Se você cuida das redes sociais de uma empresa, já deve ter se perguntado como usar memes, não é mesmo? Apesar de parecer uma tarefa simples, incentivar o engajamento por meio de conteúdo divertido pode ter uma série de efeitos contrários. Por isso, devemos ter muito cuidado na hora de montar uma estratégia de marketing segmentada.

O sucesso está em entender o perfil do público na hora de encontrar o conteúdo viral adequado. Busque por opções populares que tenham relação com o negócio ou o produto oferecido. A medida é indispensável para despertar o interesse dos clientes dentro e fora do universo virtual.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste texto algumas dicas para encaixar os memes na linguagem corporativa. Confira!

Tenha sempre bom senso

Não importa qual seja o nível de brincadeira da situação, o bom senso é sempre seu melhor amigo na hora de usar memes nas redes sociais. O grande segredo está em criar uma estratégia direcionada que intercala as mensagens divertidas com informações técnicas dos produtos ou serviços.

Dessa forma, o público desenvolve um relacionamento com o conceito da empresa sem deixar de lado o engajamento em longo prazo. Tenha em mente que um trabalho bem conduzido no universo virtual representa uma marca com visão inovadora que pretende se posicionar com uma linguagem diferenciada.

Estude o perfil do público

Explorar o recurso criativo dos memes não é tão simples quanto parece. Além de escolher algo que esteja em alta na internet, você também precisa estudar cuidadosamente o perfil de sua audiência. Antes de tudo, torna-se necessário considerar que nem sempre o consumidor do ponto físico vai marcar presença nas redes sociais.

Faça uma pesquisa detalhada sobre o que funciona com os seguidores e crie um cronograma de postagem direcionado. Esse tipo de análise de mercado costuma trazer uma série de resultados positivos, já que as páginas virtuais funcionam como um excelente método de divulgação. Afinal, praticamente todo mundo consulta as avaliações disponíveis na web na hora de contratar um serviço.

Por isso, tenha na equipe pessoas especializadas para interagir com os comentários e monitorar as opiniões publicadas. A ideia é criar uma espécie de suporte que coleta experiências sobre o desempenho do serviço.

Procure o contexto adequado

Uma das principais constatações ao aprender sobre como usar memes: de nada adianta ter uma piada certeira se o meme não estiver relacionado à proposta de sua empresa. Identificar o contexto adequado é uma parte importante do trabalho de gerenciar redes sociais corporativas. O objetivo deve ser mostrar o foco comercial de uma forma inusitada dentro das necessidades do público.

Jamais subestime a capacidade de interpretação na internet. Os seguidores estão cada vez mais exigentes e prontos para se identificarem com marcas reais. Dessa forma, nada de forçar a barra com o intuito de criar empatia. O trabalho de marketing precisa alcançar um conteúdo representativo e, ao mesmo tempo, presente no dia a dia dos internautas.

Evite qualquer termo ofensivo

As redes sociais representam um terreno extremamente fértil para o crescimento de polêmicas. Então, torna-se essencial avaliar com atenção todo o cronograma de postagem selecionado. Fique de olho em termos ofensivos ou que podem desrespeitar um grupo específico.

Uma falha desse tipo apresenta grandes chances de manchar a imagem da empresa no mercado segmentado. Veja alguns exemplos de marcas que usam os memes com eficiência e são inspiradoras:

Pronto! Agora você já sabe como usar memes nas redes sociais da empresa. Lembre-se de que a estratégia deve ser construída com base no retorno do público.

Por esse motivo, faça uma série de testes até encontrar o que mais combina com as páginas. O conteúdo on-line precisa ser uma importante fonte de referência e mostrar o contexto do negócio com uma visão bem-humorada.

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