Marketing Sensorial no PDV: por que investir em lojas temáticas?

(Last Updated On: 24 de agosto de 2016)

Proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor tem sido um desafio para muitos varejistas, principalmente, porque é preciso encontrar meios para se destacar da concorrência. Uma forma de criar o seu próprio diferencial é praticar marketing sensorial – uma estratégia que utiliza os sentidos para fidelizar o consumidor.

Por que a sua empresa deveria investir nessa estratégia e como o marketing sensorial pode alavancar suas vendas? Descubra neste post!

O marketing sensorial como estratégia para conquistar clientes

No marketing sensorial, os cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – são explorados como recurso para atrair o consumidor de maneira quase inconsciente. A ideia é proporcionar um momento prazeroso e causar um sentimento capaz de influenciar positivamente os desejos de compra.

Visão: o cliente se encanta com o que vê

Um recurso que se comunica bem para atrair visitantes para o seu ponto de venda é utilizar elementos visuais na cenografia que façam com que o consumidor se identifique, ou seja, se imagine como personagem daquele contexto, utilizando o produto exposto.

Audição: a sensação de bem-estar

A Hollister, uma marca de roupas norte-americana, utiliza músicas que foram identificadas como as preferidas do seu público como som ambiente no ponto de venda. Dessa forma, o consumidor fica mais à vontade e essa sensação de bem-estar faz com que ele permaneça por mais tempo na loja.

Tato: a experiência do toque

O consumidor adora sentir o produto com as mãos. Dependendo do seu segmento, é importante expor o produto de forma que o cliente possa interagir, tocar, sentir a textura e o peso do objeto. Para o nicho de moda, o uso dessa alternativa é fundamental para impulsionar as vendas.

Olfato e paladar: estímulos que agradam

As empresas do ramo de alimentos têm utilizado aromas e degustação como uma alternativa para atrair consumidores. O cheiro do café que percorre a rua da cafeteria ou da pipoca amanteigada na fila de espera do cinema são convites para o consumo.

Outros segmentos também exploram o sentido do olfato como apelo de compra. O consumidor passa a associar a loja com a lembrança daquele determinado aroma espalhado pelo ambiente. Pode ser um perfume exclusivo, essência, incenso, entre outros.

O sentido da visão como principal recurso para atrair consumidores

A visão, em especial, é o sentido mais trabalhado como merchandising no ponto de venda para convidar o consumidor a entrar. Cerca de 80% de todas as informações recebidas por nossos sentidos vêm por meio dos olhos antes de serem interpretadas pelo cérebro. Imagine a importância de focar no apelo visual da sua loja.

Ainda que o e-commerce esteja em constante ascensão, a experiência causada no interior de uma loja física continua sendo um atrativo irresistível para muitos consumidores. Isso se deve principalmente a uma boa estratégia de marketing sensorial, que incentiva a compra por impulso.

Para você ter uma ideia, 53% dos consumidores brasileiros admitiram que costumam comprar por impulso. Provavelmente, você já deve ter passado por alguma situação parecida quando entrou em uma loja e se identificou com o lugar, com a decoração convidativa da vitrine, enfim, a experiência de compra foi memorável.

Quanto mais descobertas, estímulos agradáveis e interação com o produto por meio de uma linguagem visual e atrativa você puder oferecer, mais será o tempo que o consumidor permanecerá na empresa e isso potencializa as probabilidades de você vender muito mais.

A importância da decoração temática no seu PDV

Uma decoração criativa no seu ponto de venda serve tanto para fidelizar quem já é cliente como para atrair novos compradores. O seu público deve se identificar com a cenografia montada. Por isso, o ideal é criar temas especialmente voltados para ele.

Se o seu ponto possui uma vitrine, melhor ainda. Uma vitrine bem elaborada é um convite irrecusável e muitos passantes que nem pensavam em entrar na sua loja poderão fazê-lo. Outra vantagem de investir em decoração temática é que os objetos, adornos e enfeites poderão ser reutilizados em outro momento, além de alugados ou emprestados.

Inovação por meio da decoração temática

Oportunidades para inovar na sua decoração não faltarão. Crie um calendário que privilegie dois momentos: as datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, Dia da mulher, Carnaval, entre outras; e marque também os meses considerados de baixa demanda.

Para as datas comemorativas, organize-se com antecedência e busque montar layouts que fujam do tradicional. Uma grife internacional montou um cenário com um manequim sentado em uma cadeira e ao lado dele estava um boneco do Papai Noel deitado em um divã como se estivessem em uma sessão de análise – o humor é um diferencial que provoca curiosidade e chama a atenção das pessoas.

Em épocas de vendas em baixa, você poderá criar diferentes temas para atrair o consumidor. Por exemplo, poderá destacar a estação do ano do momento por meio de utensílios, adornos e enfeites que caracterizam esse tema.

Outra ideia que pode ser trabalhada paralelamente na estratégia de decoração temática para atrair clientes é oferecer brindes personalizados de acordo com o tema da decoração escolhida. Você poderá escolher as cores, o tamanho, o formato, tudo de acordo com a cenografia da sua loja. Não esqueça de colocar o logotipo da empresa, pois é ele que vai identificar a sua marca.

É importante lembrar que o sucesso de uma boa decoração vai depender também da qualidade da iluminação do ambiente.

Iluminação para uma vitrine decorativa

A iluminação é uma excelente aliada na decoração do seu ponto de venda, pois é capaz de chamar a atenção até mesmo do consumidor mais desatento. A posição das luzes vai depender da disposição dos produtos, mas pode variar entre as laterais, parte superior ou inferior do espaço.

As luzes brancas não são muito recomendadas para vitrines, a menos que o teto seja bastante alto e não exista a necessidade de focar em apenas um produto. O amarelo é uma tonalidade de iluminação mais usada na decoração em vitrines de shoppings.

A preferida por varejistas é conhecida como dicroica, pois emite um amarelo intenso que simula a luz do sol e ressalta melhor as cores dos produtos. De acordo com a decoração, você poderá utilizar iluminação fixa, giratória, pisca-pisca etc. Segundo especialistas, a iluminação pode influenciar muito na decisão de compra.

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