Minha marca, minha amiga

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

É fato que com as mudanças que estão ocorrendo no mercado e na forma de gerenciamento de mídia, cada vez mais as empresas precisarão criar ações para humanizar a marca ou perderão seus clientes. As pessoas não querem mais ver as marcas como corporações gigantescas e inalcançáveis, e sim como amigas, como companheiras do dia-a-dia e como aliadas em tudo que possa facilitar suas vidas.

E qual é o papel do marketing promocional nessa nova cadeia de processos? Como o marketing promocional pode ajudar as empresas a conseguirem criar essa cara mais humana?

A função básica do marketing promocional é aproximar. Aproximar a empresa do cliente, do prospect, do funcionário, do fornecedor e de todos os elos que a compõem. O uso correto das ferramentas do marketing promocional pode amplificar o resultado de ações de marketing e gerar mídia espontânea.

Chamar o consumidor a participar e fazer parte da “família” da empresa será cada vez mais importante e muita gente já está agindo nesse sentido. A Samsung criou um concurso para a criação do melhor aplicativo para TVs inteligentes que chamava os consumidores com prêmios que iam desde carros 0km até viagens internacionais, e mais importante, fazendo o consumidor perceber que ele faria parte da revolução tecnológica e faria acontecer a novidade, faria acontecer o novo mundo Samsung.

A Cia Athletica criou uma promoção no Facebook que incentivava os consumidores a contarem histórias com suas melhores companhias. Se a história envolvesse a academia, o prêmio seria maior. Aos alunos, os prêmios eram viagens e produtos eletrônicos, enquanto os não-alunos poderiam ganhar planos semestrais de treino.

O Esporte Clube Cruzeiro cria diversas ações em redes sociais para aproximar a torcida do clube. Em uma delas, os torcedores que adivinharem os placares dos jogos do time concorrem a prêmios exclusivos pelo twitter ao usarem a hashtag #BolaoDoCruzeiro.

O Rock’n Rio lançou uma promoção em quiosques de shopping onde ao comprar R$ 40,00 em produtos do evento, os consumidores participaram de um sorteio que valia ingresso para a área VIP com direito a chegada de limusine.

Esses tipos de ações tendem a ser cada vez mais comuns, tanto online como nos pontos de venda, e os produtos e serviços promocionais precisarão pensar em formas de cada vez aproximar mais.

E você? Qual é o seu plano para ficar mais próximo do seu consumidor?

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