Muito mais que um ponto de venda

(Last Updated On: 4 de fevereiro de 2015)

Você entra em um mercado ou loja e sempre vê diversas marcações no entorno dos produtos. Eles poderiam estar apenas arrumados e etiquetados com os preços mas não é isso que acontece. Em muitos casos há mais do que uma simples disposição de produtos, com diversos elementos que harmonizam o design do espaço com a exposição das marcas.

Muitas vezes seu público pode reconhecer o produto, mas sem um incentivo ele passa reto. Daí a importância de ambientar seu PDV e garantir maior visibilidade e relevância na hora da compra. Tudo que vemos nos jornais, revistas, internet e outras mídias a respeito da publicidade normalmente se complementam com o ponto de venda. Isso nada mais é que uma estratégia usada para que o processo de compra seja sempre finalizado, ou seja, que o consumidor leve o produto para casa. A exposição de cartazes, anúncios e embalagens do produto pela loja estimula e desperta o interesse do consumidor.

As técnicas utilizadas são inúmeras: vitrinismo, iluminação especial, sinalização, músicas ambiente, cores nos displays, o aroma do ambiente (As lojas da marca Le Lis Blanc tem um cheiro marcante de alecrim que virou sua marca registrada) e até mesmo a altura dos produtos expostos (aqueles que se encontram na altura média dos olhos do consumidor são sempre o de maior preferência). Não é a toa que milhões são gastos todos os anos com pesquisas sobre o mercado e o consumidor com o objetivo de sempre estar o mais próximo possível do acerto e assim ganhar mais um cliente.

Veja abaixo alguns exemplos de PDV criativos: 

Display invertido para divulgar Coca Cola Zero onde "o impossível é possível".

Display invertido para divulgar Coca Cola Zero onde “o impossível é possível” nos supermercados.

Mega Exposição olímpica realizada no Extra Morumbi em São Paulo. O espaço, com mais de 400 m, consistia em uma grande pista de atletismo, com ilhas em formato de piras olímpicas e arquibancadas cheias de produtos, que proporcionaram grande visibilidade para as marcas P&G na loja.

Mega Exposição Olímpica realizada no Extra Morumbi em São Paulo. O espaço, com mais de 400 m, consistia em uma grande pista de atletismo, com ilhas em formato de piras olímpicas e arquibancadas cheias de produtos, que proporcionaram grande visibilidade para as marcas P&G na loja.

Patrocinadora Oficial da Copa de 2010. A Coca Cola colocou uma girafa no meio do Supermercado Walmart para atrair seus consumidores.

Patrocinadora Oficial da Copa de 2010 na África do Sul. A Coca Cola colocou uma girafa no meio do Supermercado Walmart para atrair seus consumidores.

Para promover uma degustação volante do produto com grande visibilidade no ponto de venda, a NewStyle desenvolveu um “copo-carrinho”, com prateleiras giratórias para a exposição das embalagens.

Para promover uma degustação do produto com grande visibilidade no ponto de venda, a NewStyle desenvolveu um “copo-carrinho”, com prateleiras giratórias para a exposição das embalagens em shoppings centers.

Alguns pontos facilmente se destacam de outros, detalhes pequenos se tornam gigantes diante da atenção do consumidor que deve ser estimulada por fatores sensoriais e emocionais. Por isso as empresas devem sempre ousar no quesito criatividade. Se você também deseja ousar nesse quesito não deixe de visitar o Free Shop PDV! Lá você vai encontrar produtos, serviços e fornecedores que podem lhe auxiliar nessa tarefa.

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