Mercados cada vez mais competitivos. Esta é uma realidade que tem desafiado os gestores de marca, independente do segmento de atuação. Afinal, hoje é muito difícil obter a almejada atenção do consumidor, contando apenas com os atributos dos produtos e serviços. Investir em ações de marketing promocional pode ser uma boa saída para as empresas que enfrentam esse dilema, mas para isso é importante entender seus diferenciais.
Interessado em saber como o Marketing Promocional pode ajudar sua marca? Confira as dicas que preparamos nesse post e mãos a obra!
Quais as vantagens do Marketing Promocional?
Para aproveitar melhor as oportunidades dessa atividade, o primeiro passo é compreender que o Marketing Promocional envolve diversos tipos de ações, todas com um foco bem definido: divulgar a marca de forma diferenciada, visando à mudança de comportamento do consumidor. Ou seja, não se trata apenas de divulgar a marca, mas também de engajar o cliente, levá-lo à ação!
Para isso, podemos contar com um amplo espectro de ações, como a realização de eventos, campanhas de ativação, ações de degustação no ponto de venda e distribuição de brindes, apenas para ficar nas mais básicas.
Como desenvolver uma boa ação de promoção?
É impossível realizar um bom trabalho nessa área sem conhecer bem o público que será trabalhado. Afinal, como podemos encantar os clientes se a abordagem não for adequada?
É a partir desse entendimento sobre as necessidades do público alvo que seremos capazes, por exemplo, de determinar o tipo de ação que terá efeitos mais positivos na sua jornada de compra. Tenha em mente que o objetivo do Marketing Promocional é justamente fazer com que o cliente tenha uma experiência diferenciada com a marca.
Outra questão decisiva na hora de definir a estratégia é entender quais ações serão mais eficientes para “eternizar” a imagem da marca na mente do consumidor.
Como escolher a melhor estratégia?
É comum que os gestores de marca tenham essa dúvida: o que é preciso levar em conta para alcançar melhores resultados com o marketing promocional?
Para tomar essa decisão, além de considerar o segmento de atuação, é preciso avaliar os objetivos traçados para marcas.
O seu propósito é incentivar o conhecimento do consumidor sobre o produto? Uma ação de distribuição ou de apresentação do serviço pode ser um bom caminho.
Agora, se o que sua marca precisa é de vendas rápidas, o ideal é optar, por exemplo, por uma ação de descontos, do tipo “compre 2 e leve 3” ou que envolva ofertas.
A distribuição de brindes, por sua vez, é adequada para quem almeja o engajamento do público. Está mais do que comprovado, também, que esta estratégia, quando bem executada, surte excelentes resultados na fidelização dos clientes.
Mas fique atento: os brindes oferecidos precisam ser úteis para o consumidor e garantir a devida visibilidade para as marcas.
Não esqueça que uma boa estratégia nessa área deve estimular a percepção positiva do cliente sobre a empresa, além e valorizar o relacionamento marca-consumidor. Para que isso ocorra, é fundamental que o cliente sinta-se especial por ter recebido aquele presente e entenda que a marca quer fazer parte do seu cotidiano.
A boa notícia para quem quer investir na oferta de brindes corporativos é que hoje há muitas opções nessa área, desde os mais simples aos sofisticados. O que vai determinar essa escolha é o objetivo da marca, uma vez que cada brinde tem a sua função!
Ainda em dúvidas sobre estratégias de Marketing Promocional? Deixe seu comentário abaixo, que vamos ajudá-lo!