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O que é marketing de relacionamento e como ele pode crescer seu negócio?

Brindes
(Last Updated On: 18 de abril de 2019)

Elaborar uma boa estratégia de marketing de relacionamento não é uma tarefa fácil. De fato, existem inúmeros fatores que devem ser levados em consideração na hora de avaliar como essas ações interferem nos números positivos da marca.

Para acertar em cheio nas escolhas, você precisa, primeiro, conhecer bem como o conceito funciona e a melhor maneira de aplicá-lo no planejamento. Por ser uma tendência cada vez mais em alta, o foco deve ser descobrir como o seu público pode ser impactado por um serviço que prioriza a eficiência.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que é marketing de relacionamento e como ele ajuda seu negócio. Acompanhe!

O que é marketing de relacionamento?

Antes de tudo, você precisa saber como funciona o marketing de relacionamento. No significado direto, são estratégias que visam o crescimento da marca a partir do relacionamento de confiança com o público. Ou seja, todas as ações são pensadas para preservar esse canal de comunicação e garantir resultados em longo prazo.

O marketing de relacionamento permite que as empresas se apresentem de forma mais humanizada, com a intenção de suprir necessidades sem visar apenas os lucros. Com isso, os consumidores acabam se identificando com o conceito apresentado.

O diferencial é compreender que conquistar o engajamento de maneira positiva destaca seu negócio da concorrência, o que é feito com planejamento baseado apenas no conhecimento em relação às necessidades e preferências do público.

Quais os benefícios do marketing de relacionamento?

Aumento das compras

Ao aprimorar a experiência do consumidor, o retorno de lucros começa a aumentar. Isso porque, com a criação de estratégias segmentadas de acordo com o perfil do público, a empresa costuma se destacar no mercado. A forma como seu negócio se posiciona é um fator determinante na hora de decidir sobre uma compra.

Um bom exemplo disso é a empresa Rei do iPhone que dobrou o seu faturamento após não cobrar os consumidores por reparos de limpezas no aparelho de telefone quando as outras assistências apresentavam valores absurdos por procedimentos simples. Em pouco tempo, esse relato ganhou as páginas das mídias sociais e os resultados positivos se concretizaram.

Na prática, mesmo que a marca concorrente seja bem conhecida, se o relacionamento for bem trabalhado, o processo de fidelização garante a preferência. Por exemplo, se o seu produto está em falta e a loja vizinha vende por um preço semelhante, o consumidor que confia na marca prefere esperar o retorno ao estoque em vez de se arriscar comprando algo novo.

Custos baixos

Os gastos com marketing de relacionamento tendem a ser baixos. Claro que tudo depende do nível das ações realizadas pela marca, porém, ao conhecer bem o público, a criatividade se torna muito mais importante do que o orçamento de cada trabalho.

O banco digital Nubank se destaca nesse sentido por usar estratégias eficientes e criativas, como escrever cartas à mão para os clientes e oferecer dicas personalizadas com uma abordagem completamente diferente da burocracia dos bancos tradicionais.

Com base em informações sobre hábitos de compra, fica muito mais simples saber como despertar o interesse sem precisar de grandes investimentos. O mais importante é que sua marca faça realmente a diferença na forma de surpreender. Isso pode ser desde um brinde inesperado ou uma promoção que realmente valha a pena no preço final.

Publicidade gratuita

Pode até não parecer à primeira vista, mas o famoso boca a boca ainda é muito forte. No entanto, sua maneira de influenciar o cliente mudou um pouco. Basta você pensar nos comentários e avaliações nas redes sociais.

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Hoje em dia, antes de comprar um produto ou fechar um serviço, se tornou comum procurar experiências de outras pessoas com a marca no mundo digital. Dentro desse contexto, um elogio costuma ser determinante na hora de ganhar a confiança do público com uma publicidade baseada na opinião sobre qualidade.

Como o marketing de relacionamento visa se aproximar das pessoas, seu principal efeito é, justamente, aumentar o número de comentários favoráveis em diferentes mídias e ainda garantir a indicação pessoal para amigos ou familiares.

Como implementar essa estratégia?

Atendimento personalizado

O trabalho formado a partir de dados certeiros dos clientes se mostra muito mais atrativo no mercado. A partir disso, o marketing de relacionamento deve girar em torno de conhecimento sobre os clientes e a concorrência de modo geral.

A equipe responsável pelo planejamento precisa ter atenção especial com o feedback em cada tipo de ação, ouvir, principalmente as críticas e encontrar brechas no momento de fugir do tradicional. Obviamente que nada acontece da noite para o dia. Você precisa de paciência e bastante dedicação na coleta de dados.

Esse tipo de pesquisa se transforma em um verdadeiro divisor de águas, que ajuda a criar um atendimento personalizado. O resultado, certamente, será um público satisfeito com tudo o que a empresa oferece e fidelizado por conta da qualidade e do bom atendimento prestado.

Posicionamento no mercado

Uma empresa só consegue ser competitiva no mercado se apostar em ações que chegam de maneira eficiente ao seu público. Diante disso, de nada adianta oferecer os melhores produtos do segmento, se quem faz o dinheiro girar não conhece o trabalho, não é mesmo?

Ao cativar e conquistar sua audiência, fica muito mais simples mostrar que, além de uma parceria de todas as horas, o valor cobrado em uma compra se torna um verdadeiro investimento. Por isso, todo o cuidado precisa ir além das ações de lançamento ou em um evento. O sucesso está em alinhar o atendimento em cada etapa que envolva o cliente.

Dentro do planejamento, o foco deve estar em unificar as equipes para que o resultado seja extremamente positivo. Tenha em mente que se posicionar no segmento de atuação exige coerência e dedicação, já que os consumidores estão muito atentos ao comportamento das empresas.

Brindes personalizados

Nada é mais eficiente para estreitar o relacionamento com o público do que usar brindes estratégicos e personalizados. Seja em um evento da marca, em uma ação promocional ou durante uma compra, oferecer itens que sejam úteis e criativos se mostra como o ponto-chave na busca por fidelização a partir do marketing de relacionamento.

Como consequência, o consumidor fica sempre com a sensação de que a marca sabe exatamente do que ele precisa. Um bom exemplo disso é oferecer um carregador portátil personalizado.

Em um primeiro momento pode até ficar encostado no carro ou na bolsa, mas quando a pessoa ficar sem bateria em uma situação decisiva, o nome da sua empresa vai vir na lembrança por resolver seu problema de imediato.

Pronto! Agora você já sabe como o marketing de relacionamento pode crescer seu negócio. O segredo está em conhecer seu público e compreender que o processo de fidelização deve ser constante. Na prática, mesmo depois de gerar confiança, o interesse do consumidor deve ser alimentado com criatividade e compromisso de qualidade, o que é decisivo no mercado.

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