O vendedor de soluções

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

Até pouco tempo atrás você podia criar uma mensagem padrão sobre o que era sua empresa, como eram seus produtos e como seus serviços eram de qualidade, espalhar para o maior número de pessoas possível e esperar o resultado aparecer. A chance dessa tática dar errada era relativamente pequena e muitas empresas sobreviveram sem maiores problemas agindo assim.

Infelizmente, para essas empresas, o mundo mudou muito e o consumidor não aceita mais ser tratado como “apenas mais um”. Ele quer hoje um tratamento diferenciado, quer que a empresa saiba quem ele é, quais são suas vontades, desejos e necessidades. A parte difícil é: como a minha empresa pode atender um por um sem perder produtividade e sem aumentar demais os custos, que seriam então repassados no preço tornando a situação inviável?

Antes de mais nada, a empresa precisa abrir os olhos para o mercado. Saber o que o mercado precisa e, principalmente, o que o mercado quer, já é meio caminho andado para obter sucesso seja qual for sua área de atuação. A partir disso, é possível mapear seu público de acordo com seus hábitos de compra, com seus gostos e peculiaridades e com sua sazonalidade. Ter um bom sistema de CRM pode fazer com que a empresa esteja ligada a cada consumidor individualmente, realizando ações direcionadas para ele e com foco total na sua satisfação.

Ao tornar isso uma meta na empresa, partindo de todas as suas áreas, a chance de atingir em cheio o coração do cliente é enorme. Ao conhecer o cliente, a empresa não vai mais vender apenas um produto ou serviço, venderá a solução, que na verdade é a única coisa que todo consumidor procura.

As pessoas são diferentes, os motivos de compra são diferentes e as necessidades para ter um mesmo produto são diferentes. Entendendo o porque dessas diferenças, a empresa poderá solucionar os problemas do cliente e potencializar muito seus ganhos.

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