Obrigado Brasília!

(Last Updated On: 6 de maio de 2016)

Novidades do setor e palestras marcaram a segunda edição da versão itinerante da maior exposição de marketing promocional da América Latina, em Brasília

 

O Brazil Promotion Day 2016, a versão itinerante da maior feira de marketing promocional da América Latina, a Brazil Promotion, realizou a sua segunda edição em Brasília, na terça-feira, dia 26 de abril, no Centro de Convenções Brasil 21.  Expositores e marcas apresentaram as suas últimas novidades e lançamentos em produtos e serviços para campanhas, eventos, ações promocionais e soluções de merchandising no ponto de venda. O público formado por publicitários, empresários, estudantes e compradores do setor público e privado, pôde conferir, também, palestras sobre tendências de marketing promocional com renomados profissionais do setor.

De acordo com a organização do Brazil Promotion Day Brasília, cerca de pessoas 600 pessoas passaram pelos estandes e palestras realizados nesta segunda edição. O evento, cujo formato promove o encontro entre principais fornecedores e profissionais contratantes, esteve pela primeira vez na capital do país em 2010 e, assim como na edição anterior, registrou um público altamente qualificado. Diretores e CEOs de grandes empresas foram apresentados às novidades do mercado.

 

Entre os lançamentos, lápis com aroma personalizado, sacola que se transforma em berço, convite digital que armazena mais de um vídeo, canetas que escrevem 2 km sem falhas, cabine fotográfica que reproduz uma foto magnetizada em segundos, malas e louças em porcelana com logo, squeezes, canecas e calendários, além de novos formatos de estandes.

 

Além de Brasília, Rio de Janeiro (com a primeira edição deste ano realizada em 30/03, no Centro de Convenções SulAmérica) e Porto Alegre (marcada para 19/05, no Centro de Convenções FIERGS) são as cidades contempladas para receber as edições da Brazil Promotion Day 2016, que nas edições anteriores já passou por grandes centros do Brasil como Belo, Horizonte, Curitiba Campinas e Recife.

 

 

Palestras confirmam que planejamento é fundamental para o sucesso do marketing

Análise de mercado, conhecimento do público alvo, planejamento e inovação são fundamentais para o sucesso nas ações de marketing promocional, de acordo com os seis profissionais palestrantes do evento. Investimento e o uso de tecnologias, sem abrir mão do contato direto com o cliente, também foram pontos citados no seminário.

 

Martha Letícia, sócia-diretora da Agência Terruá, de Brasília, falou sobre a nova realidade do marketing promocional, englobando ações coordenadas simultaneamente pela publicidade, relações públicas e mídias digitais. Para ela, importantes para o sucesso de uma ação bem-sucedida de Live Marketing. “Um dos maiores desafios é a criação de ações que gerem mídias. E o planejamento é fundamental para o sucesso. É preciso pensar em uma estratégia que possa ser potencializada em todos os canais”, observou.

 

Para o publicitário Bruno Barra, sócio fundador e diretor de Operações e Negócios da FLAP Live Marketing, é preciso ficar atento às mudanças dos hábitos de consumo de informação e entretenimento do cliente final. As mudanças, segundo ele, por consequência, transformaram as relações com os anunciantes. “É preciso entender como inserir o interesse do anunciante no do cliente. O interesse da marca pode não ser o do consumidor. O sucesso também pode estar na audiência direta da ação ou no alcance da repercussão planejada e impulsionada por meio das redes sociais, da imprensa e da mídia”, disse o executivo.

 

Auli De Vitto, CEO da Forma Promocional, empresa com mais de 30 anos de anos de mercado, e responsável pela Brazil Promotion e dos sites e guias Free Shop, falou sobre a cenografia como experiência em ações de Live Marketing. “A cenografia é o cartão de visita do evento”. De acordo com ele, o maior desafio é a comunicação com as novas gerações de consumidores, pois não se vende mais apenas o produto, mas estilo de vida. “As ações demandam uma explosão de experiências para que elas tenham sentido. As pessoas não esquecem o que elas sentiram.  E são as sensações que farão com que o produto, a marca e o evento fiquem na lembrança do consumidor”, afirmou.

 

Storytelling foi o tema da palestra de Bruno Scartozzoni, fundador do Escritório Caldinas. Construir uma boa história/roteiro é fator fundamental para uma campanha de sucesso, segundo Bruno, que também é professor de storytelling e transmídia da ECA-USP e da FIAP. “Histórias transmitem conhecimento, e todos querem aprender algo. Elas provocam o desejo de ter ou fazer algo, que é o objetivo da marca, cujo produto não necessariamente precisa estar nela”, afirma. “Uma boa história pode ficar pra sempre na memória do consumidor que invariavelmente vai compartilhá-la nas suas mídias sociais e ela tocará outras pessoas”, completa.

 

Como transformar o Camarote do Nana, no Carnaval de Salvador, como um dos maiores cases de sucesso mundial, com marcas disputando cada centímetro do espaço de 5 mil m²?  Com profissionalismo, planejamento, investimento, pesquisa e organização para suprir todos os anseios das marcas envolvidas e do consumidor final, segundo Sandro Ferreira, presidente da Invent Live Marketing, agência do Grupo PPG, também responsável pelas ações de marketing do camarote oficial do Carnaval da Bahia, em Salvador, e em outras cidades espalhadas por seis estados no período de folia. O especialista em Live Marketing contou sobre a sua experiência a frente da organização do espaço que reúne 24 atrações musicais por dia distribuídas em três palcos, gera 3 mil postos de trabalho, opera sete restaurantes, salão de beleza e espaço para massagem, e concentra 42 mil pessoas/dia. “Trabalhamos com planejamentos estratégico, gerencial e operacional, e realizamos uma avaliação final. Nosso objetivo é fazer com que o camarote seja uma experiência para as marcas e o público envolvidos”.

 

Silvio Laban, VP-Pesquisas POPAI Brasil e professor de Marketing e coordenador MBA do Inper, encerrou o ciclo de palestras do Brasil Promotion Day Brasília. Com o tema “A Tecnologia e a Evolução do Ponto de Venda”, Laban falou sobre a importância do pós-venda para a fidelização do cliente e do uso de informações para ações de vendas. “Usar mais dados e trabalhar menos com a intuição. As informações são as respostas para ações de marketing do produto”. O especialista afirmou que atualmente é possível transformar qualquer lugar em um ponto de venda utilizando ferramentas da tecnologia e que é importante levar as sensações e os bons resultados da loja virtual para a física, numa fusão do high tech com o high touch. Ele lembrou que a pesquisa é crucial para o desenvolvimento do negócio. “Não se pode gerenciar aquilo que não se mede. Portanto, caneta, papel e uma planilha de Excel”, concluiu.

 

Realizadas em parceria com as principais entidades do setor: AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e POPAI (The Global Association for Marketing at Retail – Brasil), as palestras do Brazil Promotion Day Brasília foram beneficentes. 64kg de alimentos não perecíveis destinados à Fundação Athos Bulcão foram angariados com a contribuição voluntária solicitada pela organização do evento.

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