Outubro Rosa Para Empresas: Ações de Marketing Interno

(Last Updated On: 22 de julho de 2022)

A cada ano, os movimentos de conscientização na luta contra o câncer de mama ganham maior visibilidade e força em todo o Brasil. E, se você é gestor de um negócio, essa pode ser uma boa época para investir em campanhas de Outubro Rosa para empresas. 

Afinal, esse tipo da doença é o maior causador de mortes de mulheres por câncer em todas as regiões do país e, também, o mais recorrente, segundo dados divulgados em 2021 pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Assim, além de uma ação temática, atividades de sensibilização são fundamentais para garantir a prevenção. 

Neste artigo você verá:

  • o que é e como surgiu o Outubro Rosa;
  • 3 ações de marketing interno para marcar o período;
  • e por qual razão é válido investir nessa campanha.

O que é e como surgiu o Outubro Rosa? 

A campanha do Outubro Rosa foi criada nos Estados Unidos com o objetivo de sensibilizar a população sobre a luta contra o câncer de mama. Na prática, esse movimento internacional busca informar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que aumenta significativamente as chances de cura. 

As ações normalmente são voltadas para todas as mulheres, em especial as de até 40 anos ou mais, uma vez que nesses casos existe maior probabilidade do surgimento de nódulos. 

 3 ações de marketing interno de Outubro Rosa para empresas 

Para ajudar na conscientização das campanhas do Outubro Rosa para empresas, é fundamental contar com o apoio do time de Recursos Humanos para realizar ações de endomarketing

Isso porque, além de fazer a contratação e ajudar no desenvolvimento dos colaboradores, esse setor da empresa também é responsável por garantir o bem estar da equipe. Nesse sentido, promover campanhas de conscientização de saúde deve, sim, fazer parte da rotina do departamento.

Por isso, veja abaixo três sugestões de ações de Outubro Rosa para empresas que vão fortalecer seu marketing interno! 

1. Evento de conscientização 

Que tal trazer informações importantes sobre a prevenção ao câncer de mama para seu time? Uma boa forma de fazer isso é com um evento corporativo voltado para a conscientização. Você pode (e deve) convidar todos os membros da sua equipe, já que apesar de ser mais recorrente em mulheres, a doença também pode afetar homens. 

Nessa ação, vale convidar um vale trazer um profissional para palestrar e distribuir material informativo sobre o tema. Alguns pontos que ele pode trabalhar durante o bate-papo são: 

  • como fazer o autoexame;
  • a importância de realizar exames regulares, em especial a mamografia;
  • quais os sintomas ou sinais de alerta para a doença;
  • formas de prevenção;
  • entre outros. 

Vale incentivar seus colaboradores a convidarem familiares e amigos para participar do encontro, caso seja possível na realidade da sua organização. 

Ao final dessa atividade do Outubro Rosa para empresas, você pode oferecer brindes corporativos para marcar a importância do mês e ajudar a fortalecer seu posicionamento de marca.

2. Homenagem às vitoriosas

Se no seu negócio existem pessoas que enfrentaram o câncer de mama ou estão passando pelo tratamento, este pode ser o momento de homenageá-las. Você pode entregar um mimo especial ou pedir para que elas dividam sua experiência, caso se sintam confortáveis. 

Com isso, além de sensibilizar os demais membros da equipe sobre o tema, você ainda estará criando um momento de acolhimento e carinho. 

Outra forma de prestar uma homenagem aos vitoriosos da doença é convidar seu time para participar de caminhadas temáticas que ocorrem durante o período. 

 3. Decoração temática 

A terceira sugestão de ação de Outubro Rosa para empresas é a mais simples. Ao decorar o ambiente e modificar suas cores, o gestor estará trazendo impactos sutis aos seu time. 

Você pode usar elementos cor de rosa na decoração dos departamentos, na frente de loja, nos banheiros, etc. Mais do que isso, é possível espalhar posters com mensagens lembrando as pessoas da importância da prevenção e dicas para fazer o autoexame, por exemplo. 

Outro ponto interessante pode ser a distribuição de laços para sua equipe usar durante o mês, símbolo da luta contra a doença. 

Por que aderir ao Outubro Rosa para empresas? 

Ao desenvolver e aderir ao Outubro Rosa para empresas, seu negócio estará demonstrando não somente preocupação, mas cuidado com a saúde dos colaboradores. Outro ponto é que os negócios que se conectam com esse tipo de iniciativa manifestam sua atenção a causas que envolvem toda a sociedade.

Por isso vale, sim, investir em ações de marketing interno nesse sentido. 

Além das sugestões de atividades já citadas, também é possível abraçar campanhas de instituições que apoiam e acolhem pessoas que passam pela quimioterapia na sua região, buscando arrecadar doações de itens de primeira necessidade, alimentos e outros recursos. 

Gostou das dicas? Então, se você está pensando em fazer um evento corporativo e entregar alguns mimos para seu time, veja agora algumas opções de brindes para Outubro Rosa!

Deixe seu Comentário