Produtos ecológicos, verde e sustentável: entenda as diferenças

(Last Updated On: 12 de julho de 2022)

Cada vez mais a sociedade está preocupada com a preservação do meio ambiente e esse fator passa a moldar novos perfis de consumo, inclusive de produtos ecológicos. As empresas também são, gradativamente, mais pressionadas pelos governos e por clientes a aderirem a uma postura ambientalmente correta.

Dessa forma, começaram a surgir no mercado diversos itens rotulados com diferentes nomes. Muitas vezes, isso pode causar uma enorme confusão na cabeça do consumidor por não saber diferenciar de fato cada tipo existente dessas mercadorias.

Por isso, preparamos este post especial para você aprender a distinguir produtos ecológicos, verdes, sustentáveis e socialmente responsáveis. Se interessou? Então, continue a leitura do conteúdo a seguir!

Qual a importância de saber diferenciar produtos ecológicos?

Os cuidados das empresas com o meio ambiente ocorrem de variadas formas. Pode haver preocupação com a diminuição do impacto no ecossistema, com toda a cadeia produtiva ou com a atenção voltada para a comunidade ligada ao negócio, por exemplo.

Dessa forma, nomenclaturas como ecológico, verde e sustentável surgiram para designar diferentes cuidados das empresas que fazem o produto. Para você defender os ideais corretos apoiados pela sua marca, é importante ter plena consciência sobre o significado de cada classificação e qual a diferença entre elas.

É necessário ter esse conhecimento também para distinguir muitas empresas com posturas não ecológicas, mas que utilizam esses termos. Normalmente, elas usam essa estratégia para fazer marketing de mercadorias e alcançar um mercado consumidor mais preocupado com a causa ambiental.

Quais são os diferentes tipos de produtos?

Existem alguns tipos diferentes de produtos ambientalmente corretos e muita gente ainda faz confusão em relação a isso. Alguns pensam que se trata tudo da mesma categoria. Para facilitar o entendimento, trouxemos aqui as principais características de cada um deles. Confira!

Produtos ecológicos

Os produtos ecológicos têm como maior preocupação a preservação da biodiversidade. Ou seja, a cadeia produtiva é pensada de forma a não gerar desequilíbrio no ecossistema. A proposta é positiva, mas ela não envolve questões como melhoria da eficiência energética e preocupação com a comunidade.

O alvo é a proteção do ambiente ao redor, na retirada de matéria-prima e a produção e disposição de resíduos. Assim, a fábrica pode instalar filtros nas chaminés e extrair recursos naturais da região com o máximo de cuidado para não prejudicar a fauna e a flora locais. Contudo, ela pode manter um processo produtivo com alto gasto de energia e combustível, por exemplo.

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Produtos Verdes

Os produtos verdes são cercados por mais preocupações, além de não prejudicar o ecossistema. A empresa busca também produzir com mais eficiência energética, reduzir o desperdício de água e não gerar problemas para o consumidor. A proposta é minimizar os impactos provocados na natureza pelo ciclo produtivo e envolve, além do ecossistema, a economia de recursos.

O comprador também é priorizado, pois a ideia é a de que a mercadoria não provoque efeitos negativos no consumidor. Assim, são substâncias sempre atóxicas, livres de materiais pesados e facilmente processadas ao serem descartadas no meio ambiente.

Produtos sustentáveis

O sustentável atende aos requisitos de um produto verde, como a preservação da biodiversidade, e a busca de um uso otimizado de água, energia e outros recursos. Além disso, a empresa se preocupa com quesitos como qualidade e durabilidade. Também são respeitadas questões, como a legislação trabalhista e as normas fiscais.

Ou seja, todo o ciclo de atividades é adaptado ao paradigma sustentável. Dessa maneira, o produto é visto de uma forma holística em todo o ciclo de vida e cada etapa de trabalho com o artigo é pensada para que os impactos sobre o meio ambiente sejam minimizados. A ideia é que a mercadoria atinja um alto padrão de qualidade e tenha um descarte correto para não agredir o planeta.

Produtos socialmente responsáveis

O produto socialmente responsável é desenvolvido em um ciclo produtivo para beneficiar a coletividade. A companhia realiza essas ações de forma voluntária, não por ações estatais compulsórias ou para a obtenção de incentivos fiscais e benefícios do governo.

Um exemplo são os cosméticos que utilizam castanhas naturais orgânicas produzidas por uma comunidade. A empresa se associa a essa população para extrair a matéria-prima de forma sustentável, além de gerar empregos e renda para as pessoas envolvidas.

Quais as principais semelhanças e diferenças entre esses produtos?

Pudemos observar que todos esses produtos ambientalmente corretos apresentam uma preocupação com a preservação da natureza e a minimização do impacto no meio ambiente. Porém há um foco diferente a cada classificação, o que mostra também os vários movimentos de ecologia atualmente.

O produto sustentável tem uma perspectiva mais ampla de respeito ao meio ambiente. Há um direcionamento para reduzir o impacto da produção, garantir um artigo mais durável (o que é positivo para aumentar o tempo de vida útil da mercadoria) e também respeitar a sociedade. O objetivo é preservar os recursos naturais para as gerações futuras.

Já os produtos verdes envolvem quase todas essas questões, mas há menos foco no coletivo. O que é o oposto do produto socialmente responsável, com total direcionamento para o benefício de uma comunidade local.

Qual a importância do marketing ambiental para as empresas?

O marketing ambiental tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque é maior o número de consumidores preocupados com as questões ecológicas e a origem dos produtos consumidos.

Não é à toa que as empresas apostam nessa tendência, pois, além de ecologicamente correto, o marketing ambiental é economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. A lista das vantagens é grande, mas alguns pontos merecem mais destaque. Vamos falar sobre eles a seguir. Confira!

Confere vantagem competitiva

As empresas que visam um futuro promissor e não investem em soluções sustentáveis precisam rever o planejamento com urgência! Cada vez mais esse tipo de gestão faz parte das organizações e, em muitos casos, se torna a prioridade.

Essa atitude atrai muito mais a atenção dos consumidores e consegue destaque em meio aos concorrentes. Os empreendimentos preocupados com questões ambientais já estão um passo a frente dos demais, principalmente, diante do cenário atual em que as pessoas têm a preocupação de investigar a origem dos produtos antes de comprá-los.

Questões relacionadas à escassez de recursos naturais, à quantidade excessiva de lixo e ao aquecimento global têm sido pauta de discussões e alvo de grande preocupação por parte da população. Com isso, ser mais consciente com a situação ambiental pode ser um critério de desempate quando a dúvida surgir na cabeça do cliente ente a sua empresa e a concorrente.

Reduz os custos

Um dos principais benefícios encontrados ao adotar o marketing ambiental é a redução de custos. Mas, afinal, como funciona de fato essa redução? Ela pode ser notada de diversas maneiras.

Se levarmos em conta que o esgotamento de energia e a poluição geram diversos gastos, adotar práticas mais ecológicas pode provocar uma redução dos custos. Contudo, essa é uma mudança a ser notada de médio a longo prazo.

Outra forma é reutilizar matéria-prima, ou seja, reciclar. Assim, além de a empresa economizar com a compra de materiais, ela ajuda a diminuir o desperdício e descarte indevido. Essas práticas são muito valorizadas no mercado ecologicamente correto.

Atrai público com consciência ecológica

Como comentamos, o público está cada vez mais preocupado com questões ecológicas, descarte de materiais, a forma como os produtos são produzidos e a origem dos materiais utilizados. Por isso, ao adotar o marketing ambiental, você atrai a atenção e admiração dos consumidores pela sua marca.

Buscar empresas ecologicamente responsáveis virou uma tendência muito forte, pois as companhias que trabalham dessa forma agregam valor a longo prazo e fidelizam o público mais preocupado com o planeta.

Os consumidores estão cada vez mais engajados em causas que acreditam e se identificam. Eles lutam por um consumo mais responsável e menos agressivo com o meio ambiente e evitam, por exemplo, marcas com produtos com origem animal ou com testes em outros seres vivos. Por isso, eles optam por empresas com uma filosofia sustentável e que abraçam, de fato, a causa.

Por que investir em brindes com tendência da sustentabilidade?

Os brindes sempre são uma ótima alternativa para promover a fidelização de clientes, a extensão da percepção da marca e a promoção de soluções criativas na corporação. Esse tipo de estratégia deve seguir a tendência da sustentabilidade para produzir uma imagem ainda mais positiva do empreendimento.

A companhia que investe em brindes sustentáveis, como sementes, canecas retornáveiscanetas de bambusacolas de material orgânico e squeezes, por exemplo, consegue mostrar como diferencial a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Assim, quem recebe o brinde tem uma impressão positiva da empresa.

Produtos ecológicos, verdes e sustentáveis são produzidos de formas diferentes. Todos os processos produtivos têm uma preocupação ambiental, mas cada um deles está em um nível distinto. Além disso, há aquelas mercadorias consideradas socialmente responsáveis, que também contribuem com o meio ambiente e transmitem uma imagem positiva da organização.

Com os produtos ecológicos, é possível passar uma boa impressão e propagar ideais em consonância com as questões ambientais para os consumidores. Brindes corporativos que se encaixam nas categorias acima são excelentes para a fidelização de clientes e demonstram criatividade e engajamento da organização.

Você gostou de saber mais sobre esse assunto? Então, aproveite e confira também 7 dicas incríveis para você montar seu evento sustentável!

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