Principais tendências abordadas no Brazil Promotion Day RJ

(Last Updated On: 8 de abril de 2016)

 

A versão itinerante da maior feira de Marketing Promocional da América Latina, a Brazil Promotion Day Rio, comemorou 10 edições na cidade maravilhosa na última quarta-feira, 30/03. Os palestrantes que passaram pelo evento ressaltaram a importância de manter o investimento nas ações promocionais voltadas aos desejos do consumidor.

Segundo os organizadores, o evento contou com a presença de profissionais do setor, estudantes, empreendedores e interessados pelos assuntos de marketing e de eventos. Cerca de 800 pessoas passaram pelos estandes e palestras realizadas no Centro de Convenções SulAmérica. O diferencial deste ano foi a qualificação elevada do público. A organização também investe em ações sociais e arrecadou 108kg de alimentos que foram doados à ONG Onda Carioca.

Além da troca de conhecimento proporcionada pelos seminários, o encontro entre o consumidor e o fornecedor é uma ótima oportunidade de negócio e de atualização para os profissionais de marketing e de eventos. Na edição carioca, as novidades em brindes e opções de produtos para os diversos formatos de ações promocionais foram apresentadas pelos mais de 30 expositores.

O público conferiu as opções em coffee break, as fotos criativas, os diversos formatos de estandes e os variados brindes personalizados como squeezes, canecas, calendários e mochilas. A maior rede varejista de joalherias do país, a Vivara, marcou a sua estreia e levou ao público a linha de presentes corporativos e os esperados sorteios de brindes. O lápis aromatizado da Faber-Castell, o convite digital da Bee Cool Brindes e o bag berço da Sack´s foram alguns dos lançamentos.

Criatividade e tecnologia são aliados das ações promocionais

Em tempos de mercado retraído, a dica dos profissionais que palestraram sobre inovação e tendências em marketing promocional é continuar investindo. E, para isso, vale desde usar novas tecnologias até utilizar recursos mais simples e atingir, assim, o resultado desejado como fidelizar o consumidor.

Para Tony Coelho, da Conceito Live Marketing e adjunto da AMPRO-RJ, o consumidor é quem decide e não mais os criadores das campanhas. A maneira antiga de fazer marketing não surte mais efeito. O cenário atual é cada vez mais expressivo para a prática do Live Marketing. “O que vale hoje é a experiência da marca com ações que proporcionem sensações para que a marca seja lembrada posteriormente”. Além disso, citou a importância das mídias sociais nas ações de marketing. “O consumidor necessita de experiências interativas”, comentou.

No seminário sobre o novo trade, o evento levou Edmour Saiani, da Ponto de Referência, para debater o tema. A importância em saber contratar e de oferecer um bom atendimento continuam em alta. Segundo Saiani, as impressões deixadas no atendimento fazem a diferença na construção e na permanência da reputação da marca. É preciso identificar quem é o novo cliente, como ele é, e suas paixões. “Não tente vender, inspire o cliente primeiro”, afirmou.

Acompanhar os avanços da sociedade na utilização das ações também faz parte das estratégias de marketing. O vice-presidente de Educação do POPAI Brasil, Gilberto Strunck, destacou a importância de investir em atendimento e em criatividade no ponto de venda. “O consumidor deverá viver uma experiência real através das ações promos e a marca deve deixar claro o seu posicionamento”.

O fundador do portal Mundo do Marketing, Bruno Mello, falou sobre a importância em acompanhar a evolução dos interesses do consumidor. “É necessário perceber o movimento das pessoas para gerar vendas”, disse Mello. As oportunidades de negócios mesmo com um cenário difícil no país também foram assuntos na explanação do palestrante, alguns setores continuam crescendo como os de beleza e os de alimentação.

Já o setor de eventos, responsável por 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados foi tema da palestra do consultor do Sebrae e vice-presidende da ABEOC-RJ, Alexandre Carreira. Na visão dele, o relevante para o público de um evento, de um congresso ou de uma feira é o resultado final, independente de quanto tempo o profissional tenha levado para realizar o planejamento e a organização. Para Carreira, algumas características fazem a diferença na execução dos eventos como saber negociar, planejar e ter espírito de liderança.

No encerramento da noite, a presidente do Comitê de Trade Marketing da AMPRO, Ana Paula Andrade, apresentou as novidades do trade e das ações promocionais expostas na última NRF, maior evento de varejo do mundo, realizado nos EUA. Entre as tendências estão as ações promocionais envolvidas na realidade do consumidor com experiências únicas. “Cada vez mais o consumidor tem o poder de decisão nas mãos. As campanhas e as ações devem priorizar a personalização, passar a mesma mensagem ao cliente, mas com linguagens adaptadas a cada canal. “A gente precisa falar com o coração do consumidor e promover ações criativas que podem ser realizadas com diversos perfis de investimento”, completou.

A Brazil Promotion Day é uma realização da Forma Promocional. A edição carioca contou com parceiros do segmento como a AMPRO – Associação de Marketing Promocional, ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, POPAI (The Global Association for Marketing ar Retail – Brasil), Portal Mundo do Marketing e Ponto de Referência.

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