Quais lições o Rock in Rio deixa para o Marketing Promocional?

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

Depois do enorme sucesso do Rock in Rio que terminou no último domingo, a forma de pensar o marketing em eventos musicais no Brasil nunca mais será a mesma. Foram diversas ativações de marcas de segmentos muito variados que tinham em comum o desejo de associarem seus produtos ou serviços ao evento.

Dentro da cidade do rock foram instaladas diversas tendas e estandes para que o consumidor pudesse ter contato direto com as marcas, vivenciando as experiências propostas. A Personal Press instalou uma cabine de fotos que imprimia em poucos segundos as fotos de quem estava passando. A Volkswagen realizou uma promoção por meio de um quiz que premiou um sortudo com um Fox 0km. Agindo de forma lúdica e estimulando a participação coletiva, a marca criou várias ações para atrair pessoas usando brindes e games.

A rádio Mix RJ criou um camarote em formato de rádio retro gigante, e de lá transmitiu seus programas, com informações em tempo real e promoções. Em uma parceria muito inteligente, a Bic e a Chilli Beans uniram forças para criar ações em conjunto e atingir os jovens com distribuição de canetas especiais para a customização dos displays de óculos.

Apostando em um estande interativo e que demonstrava todos os ideais propostos na campanha de comunicação, a Trident usou realidade aumentada, brindes e deu a possibilidade de um “camarote” especial aos seus consumidores.

No estande do Itaú, os consumidores puderam usufruir de alta tecnologia e serviços exclusivos para clientes, além de terem instalado caixas eletrônicos que permitiam a utilização de cartões de todas as bandeiras.

Além de todos os shows musicais inesquecíveis, o evento provou que as ações de marketing tendem a ficar cada vez mais interativas e colaborativas, propiciando experiências ao invés de empurrar propagandas goela abaixo nos consumidores. Esse exemplo deve ser seguido em todas as esferas do marketing, com a preocupação em oferecer mais ao consumidor para que ele dê retorno com o carinho e gradual fidelização à marca.

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