Qual o maior patrimônio de sua empresa?

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

 

Qual o maior patrimônio que sua empresa possui? Sua fábrica, seu estoque, sua sede ou sua frota? A resposta correta não é nenhuma das anteriores. O maior patrimônio de sua empresa é a sua marca!

Por isso digo que o processo de decisão do nome da marca é o primeiro e, talvez, seja o mais importante passo que um empreendedor precisa tomar ao abrir sua empresa. Pois, uma marca bem pensada e estudada, possui grandes chances de se destacar no mercado e na lembrança de seu público-alvo.

É fato que muitas vezes a decisão inicial com o passar do tempo pode não se tornar a melhor possível, talvez por falta de conhecimento do mercado e até mesmo por transformações advindas dele ou do segmento / perfil da empresa. Por isso, muitas vezes é necessário fazer-se um reestudo da marca.

De qualquer forma, existem alguns passos gerais que são importantes para se criar um bom nome no mercado atual. Acredito que os mais importantes são:

1 – Nomes simples e curtos: busque um nome simples, curto e de fácil pronúncia e fixação na cabeça das pessoas.

2 – Emoções e sentimentos positivos: o nome escolhido deve sempre trazer associações positivas na cabeça do consumidor.

3 – Sugerir ou associar: se possível, o nome poderá sugerir o ramo de atuação da empresa ou produto.

4 – Nomes que limitam: Deve-se ter cuidado com nomes que limitem as operações do seu negócio. Nomes diretamente associados a um segmento ou região do país podem não ser apropriados em determinadas situações.

5 – Impedimentos legais: sempre é importante verificar juntamente a um advogado se existe algum impedimento para a utilização do nome escolhido e se possível já fazer o registro do nome.

6 – Uso internacional: Com o avanço da globalização, qualquer empresa tem possibilidades de tomar proporções internacionais. Portanto, é muito importante verificar se o nome escolhido não possui significados ou conotações negativas em outros países do mundo.

Na minha próxima postagem darei alguns cases de marcas bem estabelecidas que exploraram alguns desses conceitos de construção de marca.

Por isso, caso esteja construindo uma nova marca, reestruturando uma marca existente ou simplesmente se atualizando das tendências de mercado, espero vocês!

Deixe seu Comentário