Quanto vale o humor no marketing?

(Last Updated On: 20 de fevereiro de 2018)

Está mais do que comprovado que o ato de sorrir ajuda no combate à depressão, reduz o estresse, melhora algumas dores e tem até a capacidade de deixar a pele mais bonita. Já imaginou usar isso em benefício do seu negócio?

Utilizar humor no marketing pode ser uma excelente estratégia para chamar a atenção para sua empresa, produtos ou serviços e, ainda, deixar o consumidor encantado pela sua marca. Quer ver?

Neste artigo, separamos alguns bons motivos para usar humor no marketing, desde que com cautela. Confira!

Chama a atenção do público

Em meio à enorme quantidade de informações e campanhas que circulam hoje em dia, especialmente nas redes sociais e no meio digital, de alguma forma você precisa chamar a atenção do seu público para o seu negócio. Fazê-lo rir é uma excelente estratégia.

Peças com bom humor tendem a prender mais o olhar das pessoas. Porém, tome cuidado para não errar a mão. Humor negro ou piadas que sugerem qualquer tipo de preconceito não são bem vistas.

Gera uma resposta emocional

Quantas vezes você já se pegou gargalhando em frente ao computador por uma peça engraçada que viu e não se conteve? Certamente, inúmeras! Esse tipo de reação gera no indivíduo uma resposta emocional quase automática, que faz com que ele curta, comente e compartilhe coisas por ter sido tocado de alguma maneira.

Mas vale reforçar que é necessária muita inteligência e a dose certa de humor, caso contrário, o tiro poderá sair pela culatra. Ainda mais hoje em dia, em que todo mundo tem voz e uma pequena faísca pode virar um incêndio enorme caso alguém se sinta ofendido de alguma forma pela piada.

Promove reações químicas no corpo

Quando sorri a pessoa induz o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias capazes de gerar sensação de prazer e muita felicidade. Também deixam os indivíduos leves e de bem com a vida, pois mexem com o sistema imunológico, que ajuda no combate a algumas doenças causadas pelo estresse.

Sendo assim, usar algumas piadas em bom tom e alinhadas com sua estratégia faz com que sua empresa seja vista, de modo geral, como inovadora e descolada pelo público. Isso gera engajamento e, ainda, momento de muitas risadas.

Humaniza os processos

Evidentemente, sua empresa está em busca de leads, vendas, alcance, aceitação, etc. Todavia, você não pode se esquecer de que as pessoas são humanas e, por isso, dotadas de sentimentos.

Usar o humor no marketing faz com que elas não se sintam números, o que é excelente para a sua campanha e para o seu negócio. Além do mais, fazê-las sorrir gera uma empatia natural com a sua marca. Portanto, sorria e faça sorrir!

Utilizar o riso como forma de estratégia de marketing chama a atenção do público, desencadeia reações, induz as pessoas a terem emoções e, por fim, humaniza os processos. Que tal considerar este viés em seu negócio a partir de agora?

Gostou do nosso artigo sobre humor no marketing e está preparado para adotar esse tipo de linguagem em suas campanhas? Deixe o seu comentário!

Deixe seu Comentário