Está prestes a promover um evento ou participar de alguma feira? Pois saiba que esta é a oportunidade perfeita para atrair novos clientes. Fica mais fácil elaborar uma estratégia se você começar determinando os objetivos da participação de sua empresa.
O mais comum é cadastrar clientes em potencial para serem abordados depois da feira, mas talvez você tenha, por exemplo, metas de vendas para o evento, o que muda bastante coisa.
Com os objetivos definidos, ficará mais fácil analisar cada uma das dicas abaixo. O ideal é planejar as ações com antecedência, o que nos leva para a primeira dica. Continue a leitura e confira o post que preparamos!
1. Desenvolva ações prévias
Não é preciso aguardar o dia do evento para agir. Um contato prévio pode ser apenas informativo, dando detalhes do evento e convidando para o comparecimento, mas pode incluir incentivos, como descontos especiais e ofertas exclusivas. Dependendo do seu objetivo, produto ou serviço, pode até ser o caso de agendar um horário para a visita ao stand.
Você também pode publicar um site exclusivamente para o evento, enviar material de divulgação e cupons que dão direito a retirada de brindes.
2. Monte uma equipe campeã
A equipe precisa ser bem escolhida e treinada. O ideal é que os integrantes tenham experiência em eventos e talvez você tenha a possibilidade de manter as pessoas em sua equipe. Em todo caso, devem ser treinados e instruídos sobre a estratégia e regras do evento.
É preciso ter em mente que a atitude é importante. Grande parte dos visitantes está um pouco “perdida”, sem definição de onde entrar e permanecer. Um sorriso e um convite, se não forem invasivos, são atrativos.
3. Cuide da imagem
O stand, sua decoração, o comportamento e apresentação da equipe formam uma imagem que pode ser convidativa. Se você não pode contar com um desenvolvimento especializado, que é o ideal, evite exagerar e poluir visualmente o espaço.
A criatividade pode ajudar muito nesse aspecto, e é estimulada quando pesquisamos. Um stand sustentável ou interativo podem ser alternativas para se diferenciar.
Muitos produtos são absurdamente atrativos e chamam visitantes para o stand. Se você ainda não teve a oportunidade de observar os itens com melhor desempenho nesse aspecto, pode alternar suas posições nos dias do evento, mas mantenha-os visíveis e bem apresentáveis.
4. Programe atividades e ofereça brindes para atrair novos clientes
Você pode programar ações de hora em hora, por períodos ou em alguns horários dentro da feira. Reuniões, palestras, artistas contratados e demonstrações de produtos são alguns exemplos. O importante é que sejam atrativas e anunciadas, previamente ou durante o evento, nas redes sociais e na rádio da feira — caso haja.
Preferencialmente as atividades devem atrair o público que te interessa, e não necessariamente um grande público, o que poderia tumultuar o espaço e afugentar visitantes qualificados.
Amostras grátis, promoções e campanhas exclusivas para a feira também ajudam a atrair clientes. É uma prática comum e eficiente.
5. Publique nas redes
Mantenha as redes sociais atualizadas, publicando as atividades, visitas e acontecimentos. Já ajuda se isso fizer com que se lembrem da presença no evento, mas o ideal é despertar o interesse em participar. Uma dica é oferecer brindes ou descontos exclusivos para quem comparecer por meio da divulgação nas redes.
Antes de finalizar, é importante registrar que uma feira não é igual à outra. Como na maioria das vezes é uma atividade que foge da rotina, ocorrem imprevistos. Por isso, se estiver lançando um produto na feira, por exemplo, não é o ideal contar com uma única unidade, ou qualquer problema te deixará sem a principal atração. É prudente se precaver com esses detalhes.
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