Sou responsável por três áreas muito dinâmicas na Forma Editora: marketing, jornalismo e organização de eventos. E, muitas pessoas me perguntam, como você consegue fazer tantas coisas diferentes ao mesmo tempo?
Não vou aqui divagar sobre minhas potencialidades e qualidades múltiplas. Nem vou falar de estratégias mirabolantes e logísticas complexas. Estou escrevendo este artigo para desmistificar alguns conceitos. Venho aqui para informar que a resposta é muito simples: eu não uso softwares de última geração e nem controles sofisticados. Eu somente sou devota de um famoso santo milagroso: o São Check-list e ele atende minhas preces.
Pode parecer coisa de principiante, mas não é. É claro que ter uma boa formação, experiência, fornecedores confiáveis, uma equipe treinada, tudo isso é importante. Mas, ao meu ver, se você não tiver um bom check-list para alinhar tudo, as coisas podem não sair conforme o esperado.
É isso mesmo. Principalmente em eventos, onde os detalhes fazem toda a diferença. E você só conseguirá lembrar de todos eles se parar para pensar, um a um, desde o serviço de vallet até a cor da toalha da mesa. Não estou aqui dizendo que você não precisa fazer um planejamento, não é isso. Mas, um bom check-list coloca ordem no processo operacional. E, com a experiência, você conseguirá aprimorá-lo ano a ano. Chegará um momento em que ele ficará tão completo que funcionará como um verdadeiro guia.
Já vi pessoas falharem em eventos pequenos porque achavam tão simples que não se atentaram a detalhes. Por isso, eu aconselho: não importa o tamanho do evento, o check-list é fundamental.
Sim, eu faço reuniões, eu faço planejamento, eu faço budget, eu faço cronogramas. Mas, para que o operacional funcione é necessário listar tudo, dividir tarefas, acompanhar processos, incluir novos itens no meio do caminho, revisar tudo, até TUDO mesmo estar pronto.
Tendo tudo definido você certamente DIMINUIRÁ as chances de errar. Mas, só diminuirá. Pois, quando tudo parecer estar perfeitamente resolvido você precisará ter tempo para resolver os imprevistos. É isso mesmo, se algo puder dar errado, vai dar. Tenha sempre em mãos os planos B, C, D e E.
É bom lembrar que o inimigo nº 1 do check-list é aquele tal de “Murphy”. Este inconveniente ser está sempre rodeando as pessoas, mesmo as mais organizadas e prevenidas. Então, meus amigos, antes de organizar qualquer tipo de evento, campanha ou ação promocional, não esqueçam de acender uma vela para o São Check-list. E façam isso com muita fé, tendo sempre na manga outros santos para recorrer no caso de algo dar errado.
Bendito check-list!!
Tenho que concordar com tudo Maíra,até em minha vida pessoal ,faço check-list,pra evitar situações complicadas.
Mandou muito bem Maíra!
Inovações tecnológicas ajudam muito, contudo, sem a prática de alguns fundamentos, entre eles um bom check-list, os riscos aumentam.
Check-list tem tudo a ver com disciplina!
Gostei, estou no ramo a pouco tempo, e são com essas experiências que quem está no mercado que conseguimos desenvolver com sucesso o nosso trabalho, sempre lendo e trocando informações.
Meu email: thiagodepaula.lma@gmail.com
Sou do centro do Rio de Janeiro, solicitações em geral pode contar comigo.
Thiago de Paula
Agradeço os comentários.
Como disse o Thiago, este espaço é bom porque conseguimos trocar informações e dividir experiências.
Continuem participando com suas opiniões! E, se quiserem sugerir um assunto para novos posts, fiquem a vontade.
Abraços