See now, buy now: conheça o conceito que está mudando a moda

(Last Updated On: 20 de fevereiro de 2018)

O conceito see now, buy now — traduzido como “veja agora, compre agora” — vem de encontro com a realidade atual, em que as pessoas estão cada dia mais conectadas e podem ter acesso a uma infinidade de produtos de forma imediata.

Essa tendência teve início no último ano e foi adotada por marcas famosas do mundo da moda como Burberry, Michel Kors e Tommy Hilfiger, que decidiram diminuir o tempo de espera entre a apresentação da coleção e a chegada das peças às lojas.

Ficou interessada sobre o tema? No texto de hoje vamos falar mais sobre o assunto e explicar como ele funciona. Confira!

O que é o see now, buy now

Geralmente, as coleções de roupas são apresentadas com seis meses de antecedência: durante o inverno as semanas de moda exibem as peças de primavera e verão, e vice-versa. Esse tempo de espera é necessário para a produção, para que haja a divulgação do trabalho pela mídia especializada e para que o público possa assimilar as tendências apresentadas na passarela.

Contudo, algumas marcas estão caminhando em direção oposta, fazendo com que as peças do desfile estejam disponíveis nas lojas logo após o evento ou em curto intervalo.

Uma das precursoras do movimento foi a marca Burberry, que apresentou a sua coleção Outono/Inverno durante a semana de moda de Londres em setembro de 2016 e assim que o evento terminou os consumidores já podiam encontrar as peças nas lojas e utilizá-las imediatamente.

Prós e contras

A principal vantagem é a proximidade com o novo consumidor, que está cada dia mais informado sobre as novidades no mundo da moda, com isso muitas marcas também perceberam um aumento nas vendas.

Entretanto, a novidade não agrada a todos os profissionais da área. Grifes renomadas como Dior e Chanel são contrárias a isso, o mesmo acontece com as semanas de moda de Paris e Milão, que mantiveram o modelo padrão de venda e apresentação das coleções.

No Brasil, estilistas famosos como Glória Coelho e Reinaldo Lourenço não participaram da 43ª edição do São Paulo Fashion Week, realizada em março de 2017, e uma das justificativas foi pela proposta see now, buy now do evento.

Algumas marcas e profissionais da área acreditam que não há tempo hábil para fabricar os produtos com qualidade e que esse formato deixará as coleções menos criativas e interessantes.

Marcas que aderiram ao conceito

As grifes estão se adaptando a essa nova filosofia e já começaram a colocar algumas peças a venda logo após os desfiles. A Michel Kors aderiu ao movimento na coleção Inverno 2017 com uma seleção de peças a venda no e-commerce, o mesmo aconteceu com marca Pacco Rabane. Já a grife Moschino disponibilizou diversas peças para compra online quatro dias após a apresentação da coleção.

Outras marcas que adotaram a proposta são: DVF, Courrèges, Tommy Hilfiger, Ralph Lauren e Tom Ford.

Como a filosofia see now, buy now pode ser aplicada em outras áreas

O modelo de compra imediata não fica restrito apenas ao mundo da moda, hoje com a facilidade em buscar e comprar produtos isso pode ser aplicado em diversos setores.

Dentro do meio empresarial, por exemplo, esse conceito é bastante positivo para os profissionais de marketing, comunicação e eventos que trabalham com a compra de brindes.

Dessa forma, eles podem escolher os produtos desejados e fazer a aquisição de maneira rápida e segura pelos canais online. Com os itens disponíveis em estoque a entrega acontecerá em um curto prazo já que não será necessário o tempo para confecção dos produtos, apenas a personalização deles.

O conceito see now, buy now é mais que uma mudança no mercado da moda, ele reflete um pouco do comportamento das novas gerações e a forma como as pessoas estão se relacionando com os produtos e serviços.

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