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Sem limites para expressar ideias

(Last Updated On: 29 de abril de 2016)


Estava pensando um pouco sobre marketing digital e como esse conceito mudou em nossas mentes. Há um tempo atras o termo trazia a imagem de sites, blogs, fanpages ou e-mail marketing. Hoje, as possibilidades são cada vez maiores e a cada dia tem uma novidade na rede. Porém, uma coisa não mudou: nosso objetivo é agradar o usuário e conseguir sucesso na web. Os meios e as formam podem mudar, mas a palavra chave continua sendo: CONTEÚDO.

O mundo digital é o ambiente perfeito para dar personalidade à marca e se relacionar com seu público alvo. Com um conteúdo interessante as possibilidades de virais são de fato impressionantes.

Todo mundo gosta de rir. Isso faz o seu dia muito melhor, ou aquele assunto para conversar com os amigos. É valido usá-lo para garantir mais curtidas. Trazer ideias relevantes e cases ligados à marca também vale.

Vídeos na internet podem ser opção de mídia para sua marca. Alguns aspectos como o aumento do acesso a banda larga e ferramentas de produção mais acessíveis (câmeras, celulares, etc) fazem com que mais vídeos sejam postados e vistos diariamente, além do aumento do tempo online dos brasileiros. Segundo dados oficiais do Youtube, cerca de 1 hora de vídeo é postada por segundo, e esses mesmos vídeos são compartilhados em diversas redes sociais, blogs entre outros canais.

A L’Oréal Brasil e o YouTube acabam de lançar o youtube.com/beleza, um canal que contém tutoriais exclusivos, tendências e consultoria dos profissionais mais renomados da beleza.  Reconhecidos profissionais de maquiagem e cabelo, além de vlogueiras de expressão, darão dicas sobre os assuntos mais populares nas buscas do Google e tirarão as principais dúvidas das consumidoras por meio de vídeos produzidos especialmente para o canal.

Uma das missões da L’Oréal é identificar novas oportunidades de comunicação direta com os seus consumidores nas diferentes mídias, aliando sempre a oferta de conteúdo relevante aos interesses dos diversos públicos.

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Quem também soube usar os vídeos a seu favor foi a rede de fast-food Spoleto, que contornou bem o viral negativo com Fabio Porchat que já ultrapassou 1 milhão de visualizações ironizando o mau atendimento no balcão de um restaurante de massas com diversas opções de sabores que é claramente o cenário de uma franquia da Spoleto. Ao invés de entrar com uma ação jurídica, o que seria compreensível, A Spoleto procurou o responsável pelo canal no Porta dos Fundos , e fechou uma parceria antes mesmo do vídeo viralizar. A rede decidiu patrocinar o canal, pedindo para que mudassem o nome do vídeo para “Spoleto”. Depois, encomendaram uma continuação que foi lançada duas semanas depois da primeira, com o objetivo de divulgar o email para reclamações sobre mau atendimento nas suas franquias. Em 13 horas, o vídeo já passava das 160 mil visualizações.


Os vídeos se tornaram grandes aliados na web, pois com eles conseguimos apresentar diversas ideias em um período de tempo curto. Hoje em dia seu vídeo não fica mais restrito à tela do computador: ele está nos sites, no mobile, nos chats, em eventos e intervenções urbanas. A velocidade de inovação só aumenta e algumas das coisas que pareciam pertencer à ficção científica estão se tornando realidade. As projeções visuais e holográficas (projeção no ar) também estão evoluindo acompanhando esta tendência viral.

O mercado de projeções visuais ainda é relativamente novo no Brasil, mas já existem trabalhos incríveis, capazes de criar ações com alto potencial de impacto ou até mesmo promover marcas de maneira inusitada.

Esses recursos podem ser utilizados em ambientes fechados (indoor) ou para criar grandes efeitos em espaços urbanos, inclusive com projeções mapeadas em grandes edifícios, montanhas ou até mesmo enormes monumentos.

O projeto da empresa Visual Farm, Vídeo Guerrilha, que é uma intervenção de arte-mídia com megaprojeções de imagens na Rua Augusta, também rendeu o prêmio APCA na categoria Artes Visuais.


Não existem limites de interação. Inove e descubra também uma forma diferente de transmitir a mensagem de sua marca.

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