Sonorização para PDV é mesmo uma estratégia positiva?

(Last Updated On: 30 de setembro de 2019)

O marketing sempre se renova e apresenta novas tendências ao decorrer dos anos. São muitas ferramentas e softwares que ajudam na atração e no melhor alcance com o intuito de atingir um público-alvo. A sonorização para PDV tornou-se uma dessas opções que procuram trazer uma experiência mais agradável e envolvente com as pessoas.

Além de criar um ambiente afável e melhorar a identificação com a marca, elas servem de inspiração para as empresas criarem uma ambientação sonora em seus pontos de venda com o intuito de ajudar a converter clientes, expandir seu negócio e produzir uma autenticidade que servirá de diferencial competitivo no mercado. No entanto, é preciso seguir alguns passos antes de colocar tal estratégia em prática.

Nos tópicos abaixo você verá diversas informações sobre o tema, cases de sucesso com essa tática e os benefícios que uma rádio indoor pode proporcionar a um estabelecimento. Ficou curioso? Então fique conosco até o final e tenha uma boa leitura!

O marketing sensorial e a sonorização para PDV

Todo PDV precisa ser atrativo e é necessário trabalhar com alguns elementos que chamem a atenção do seu consumidor. Logo, nada como investir no marketing sensorial, focado na geração de estímulos pelo olfato, paladar, tato, audição e visão. É uma tática muito conhecida e muitas empresas já fazem o uso dela também em festas corporativas.

No entanto, se tratando de sonorização para PDV, é importante elaborar um planejamento totalmente direcionado às necessidades e características do público que visita aquele local. Agindo de forma eficiente em suas ações, as pessoas construirão uma boa percepção da sua marca e isso ajudará no processo de identificação com ela. Assim, a sua empresa pode conseguir clientes fiéis.

O que antecede uma estratégia positiva para PDV

Antes de qualquer atitude é preciso conhecer a fundo o cliente e saber todas as informações úteis sobre ele. Isso ajudará na otimização do seu PDV e em outras ações estratégicas. Logo, é preciso fazer uma pesquisa de mercado visando compreender melhor os gostos e o comportamento das pessoas que consomem ou que consumirão os seus produtos.

Isso pode ser feito de forma online, por meio de questionários, ou offline, com o apoio de profissionais que entendem de pesquisas dessa natureza. Podem ser realizadas ainda com a ajuda dos contatos comerciais nas ocasiões em que eles realizam as visitas periódicas aos clientes ou outros estabelecimentos com foco na prospecção. Cada pergunta deve ser direcionada com foco no objetivo do PDV.

Os exemplos de marcas que utilizam essa estratégia

Algumas marcas têm utilizado o marketing sensorial e são consideradas verdadeiros cases de sucesso. Uma delas é a linha de cosméticos Mahogany, que atua no mercado desde 1991. A marca procurou durante um tempo construir uma identidade sonora que agregasse valor a ela e elevasse seu conceito no ramo em que faz parte. Além de criar um ambiente dinâmico que oferece vantagens aos clientes e funcionários daquele ponto de venda.

Outras empresas de maquiagem também apostam nessa estratégia por se tratar de um local que propõe uma transformação visual. Logo, é preciso que as pessoas estejam à vontade e totalmente envolvidas com a sonorização do lugar na hora do profissional fazer o seu trabalho para evidenciar a beleza que existe naquela cliente. Isso trará uma boa experiência e chamará a atenção dos indivíduos.

As vantagens de sonorização diferenciada

Até agora você percebeu que, além de envolver os funcionários e os clientes por meio de músicas que tenham a ver com o perfil do seu negócio, uma sonorização para PDV possibilita a construção da sua personalidade empresarial e essa é uma grande tática de distinção dos seus concorrentes. 

No entanto, o investimento nela facilita a permanência das pessoas dentro do seu PDV, devido à identificação com o som e, consequentemente, tal ação otimiza as decisões de compra, aumentando o número de vendas. Ainda é possível, se for o caso, colocar spots e jingles entre as canções no intuito de propagar alguma campanha específica.

A rádio indoor e o seu sucesso nas empresas

Alguns estabelecimentos vão além da estratégia de sonorização para PDV. Eles procuram investir na construção de uma rádio corporativa interna que possibilite maior interação. Isso também melhora a rotina de trabalho dos colaboradores de cada departamento, promovendo ambientes mais dinâmicos e produtivos.

Ela é eficiente em vários tipos de empresas: desde restaurantes que recebem um bom número de indivíduos nas diferentes refeições do dia, até espaços empresariais que praticam ações de endomarketing. No entanto, é preciso oferecer outros conteúdos na programação junto de uma boa trilha sonora: conteúdos de qualidade, curiosidades corporativas, dicas e demais informações relevantes.

A elaboração de conteúdo relevante para a rádio indoor

Em busca de gerar engajamento e aumentar o valor da sua marca, o foco em produção de conteúdo trará mais oportunidades de crescimento ao seu negócio. A criação de uma persona poderá facilitar esse processo fazendo com que cada texto escrito, que será veiculado, esteja de acordo com a personalidade e as características daqueles que ouvem a rádio indoor.

É interessante sempre focar em temas relacionados ao seu segmento e oferecer maneiras de os clientes colocarem em prática certas ações que podem qualificá-los profissionalmente ou que oferecem benefícios ao seu estilo de vida. Entrevistas com profissionais da área e influenciadores digitais são táticas bem atrativas, no entanto, é preciso estudar o melhor horário para a sua veiculação.

É importante trabalhar com métricas em todas as atividades que são feitas dentro de um PDV. Acompanhar os resultados e analisar o que está dando certo e o que precisa ser modificado é um passo em direção ao sucesso de toda ação. Logo, a todo momento procure alinhar tais questões com o time responsável para todos estarem focados no objetivo de crescer.

Como você notou ao longo deste artigo, a sonorização para PDV é sim uma estratégia positiva. Se executada de maneira bem planejada, ela poderá aumentar o seu número de vendas e ajudar as pessoas a terem uma melhor identificação com o local. Logo, não deixe de considerar essa forma de marketing sensorial no seu empreendimento.

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