Sorteio no Instagram: saiba como fazer e quais os benefícios

Brindes, Marketing Promocional

Você sabia que realizar sorteio no Instagram contribui com o fortalecimento da sua marca?

O Instagram é uma ferramenta on-line que foi chegando aos poucos e conquistando seu merecido espaço nas vidas — e nos celulares — das pessoas. Por ser muito dinâmica e permitir que as informações sejam espalhadas quase que de imediato, a plataforma é usada até mesmo como principal fonte de renda de muita gente.

Se você quer saber como os sorteios do Instagram funcionam e como ele pode ajudar a sua empresa, confira este artigo que preparamos para você!

Como funciona o sorteio no Instagram?

O primeiro passo é definir um prêmio que seja criativo e chame a atenção dos usuários. Afinal, quem não gosta de ganhar presentes? Pense no sorteio como um investimento para atingir novos seguidores, ganhando a chance de divulgar o seu negócio.

A maioria das empresas costumam fazer parcerias. Dessa forma, além do investimento ser mais baixo, é possível oferecer prêmios melhores e alcançar um maior número de pessoas. Mas é importante buscar empresas que ofereçam produtos e/ou serviços que tenham relação com o seu público e negócio.

De que maneira ele pode ser feito?

Com o prêmio definido, é hora de estabelecer as regras para participar, assim como o dia e horário que o sorteio será realizado.

Essas ações costumam visar o aumento no engajamento da página. Dessa forma, as regras mais utilizadas são:

  • seguir os perfis das empresas/parceiras envolvidas;
  • curtir a publicação oficial;
  • marcar um número predefinido de amigos (não pode ser perfil comercial ou de figuras públicas);
  • publicar uma foto com determinada hashtag.

Marcar os amigos é uma excelente estratégia para alcançar um maior número de pessoas. Ao ser marcado, o usuário pode também se interessar pelo sorteio e por sua empresa.

Quais as vantagens e cuidados necessários?

Como comentamos, essa ação visa expandir o alcance da sua marca, no entanto, de nada adianta realizar o sorteio e não ter nenhuma estratégia para reter os usuários. É preciso se planejar para oferecer um conteúdo que seja do interesse de seus seguidores.

Faça um planejamento estratégico de acordo com o objetivo da sua marca. Caso contrário, todo investimento em sorteios e divulgação será em vão. Para isso, é preciso estudar o seu público-alvo para saber qual é a melhor abordagem.

Como é a legislação para esse tipo de sorteio?

Um ponto que pouca gente sabe é que a Caixa Econômica Federal é legalmente responsável pela fiscalização de promoções e sorteios realizados em todo território nacional. Portanto, se a sua empresa é constituída regularmente, é necessário recolher uma taxa de fiscalização incidente sobre o valor do produto sorteado.

Além disso, é preciso atentar-se ao regulamento da própria rede social em relação a sorteios e promoções e ter em mente que as regras podem mudar a qualquer momento, exigindo acompanhamento constante.

Como divulgar um sorteio no Instagram?

Uma forma criativa e que funciona é elaborar uma hashtag personalizada para a divulgação do sorteio.

Pense em uma palavra-chave que remeta ao seu produto, marca ou a proposta que você deseja passar ao público. Além disso, utilize outras redes sociais como reforço para a ação, como o FacebookTwitter e YouTube para atrair a atenção dos usuários.

Quais as ferramentas necessárias?

Existem alguns sites — como o Sorteador — que são próprios para esse tipo de ação, mas é importante encontrar uma forma de mostrar todo o processo aos participantes, garantindo a transparência do resultado.

Realizar uma transmissão ao vivo é uma excelente alternativa, permitindo que você confira junto com os participantes se o vencedor cumpriu todas as exigências do sorteio.

Quando bem planejado e executado, o sorteio no Instagram é uma excelente ferramenta para ampliar o alcance e fortalecimento da sua marca. Não importa qual o segmento da sua empresa, o dinamismo dessa rede social permite infinitas formas de adaptação para sua estratégia de marketing digital.

Gostou das dicas? Então conta pra gente nos comentários se você já realizou ou participou de algum sorteio no Instagram e o que acha dessa ferramenta.

 

 

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