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Trabalhos de merchandising: 3 ideias criativas para se inspirar

PDV
(Last Updated On: 17 de junho de 2016)

O termo merchandising gera muita confusão na mente do consumidor brasileiro. Isso porque ele é comumente relacionado àquelas propagandas feitas durante os programas de televisão, como quando produtos são inseridos no roteiro das novelas.

Porém, o merchandising trata, na verdade, das técnicas de divulgação de produtos realizadas no próprio PDV (ponto de venda), ou seja, no local onde o consumidor fará sua decisão de compra.

Essa é uma das melhores formas de interagir com seu potencial cliente, em um momento que ele está mais propício a fazer uma compra com você. Com um merchandising criativo e inovador, é possível tornar a experiência do cliente incrível, fidelizando-o e, claro, aumentando as vendas!

E, para te ajudar, listamos abaixo três ideias incríveis de trabalhos de merchandising para você se inspirar e começar a pensar na sua campanha agora mesmo! Acompanhe.

1 – Influenciando a decisão de compra

Uma loja C&A de um shopping em São Paulo aproveitou o Dia das Mães para realizar um merchandising e conquistar mais vendas. Sabendo que mulheres sempre buscam a opinião de alguém antes de comprar uma roupa, a loja compartilhou imagens das suas peças no Facebook, para que o público pudesse votar naquelas que mais gostassem. Quem ia à loja e pegava uma peça do cabide, podia ver no mesmo a contagem de curtidas daquela peça, podendo escolher aqueles modelos de maior sucesso.

O resultado foi sensacional porque todos somos influenciados pela opinião dos outros na hora de realizar uma compra. Portanto, é possível reproduzir essa ação para diversos tipos de negócios, adaptando essa ideia. Pode-se colocar, por exemplo, sinalizadores nos seus produtos que são campeões de vendas, de forma a influenciar compradores indecisos.

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2 – Direcionando a atenção para seus produtos

A Nesquik investiu em um jogo de amarelinha em tamanho real colado no chão de um supermercado, em frente à estante dos seus produtos. Isso porque a grande parte dos consumidores da Nesquik são crianças, que normalmente acham a ideia de acompanhar os pais nas compras um tanto enfadonha.

Com a ação, a marca de achocolatados conseguiu não só chamar a atenção dos pequenos, mas fazer com que, invariavelmente, os pais tivessem que transitar naquele local, tendo sua atenção voltada para os produtos.

Essa é uma estratégia excelente para direcionar o cliente para o seu PDV, por exemplo. Na Páscoa, é possível aproveitar essa data comemorativa e direcionar o caminho dos consumidores através de adesivos de pegadas de coelho no chão.

3 – Invista no cross merchandising

A Assolan, marca de palha de aço, utilizou as parreiras, aquelas estruturas famosas por pendurarem os ovos de Páscoa, para suportar pacotes do seu produto. A sacada foi montar a estrutura próxima das estantes de produtos de limpeza de marcas mais reconhecidas no mercado. Dessa forma, quem iria em busca desses produtos mais famosos, acaba levando também uma Assolan por estar mais perto, triplicando as vendas da marca.

Faça o mesmo no seu PDV! Associe produtos que têm maior procura com aqueles menos conhecidos. Assim, você estimula a venda desses produtos com baixa saída, além de promovê-los junto ao seu público-alvo.

E aí, se inspirou com os trabalhos de merchandising? Leia também nosso artigo sobre os erros que você não deve cometer no seu PDV e faça dele um sucesso!

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