A distribuição de brindes é mesmo uma ótima oportunidade para mimar a clientela, além de ser uma forma da empresa permanecer na lembrança do consumidor por mais tempo.
Primeiro de tudo, é importante levar em consideração o objetivo que se deseja alcançar — fidelizar, promover um produto, fazer marketing em eventos etc. — e o estilo de vida do público-alvo. Afinal, como é o comportamento do seu cliente? Quanto mais você souber sobre ele, maior será a facilidade para escolher o brinde certo para agradá-lo.
Seja qual for a situação, é importante personalizar o brinde com o logotipo e as cores da sua marca. Dessa forma, quem ganhar o brinde levará para casa um objeto que será utilizado em diversos momentos — sempre com a identidade da sua empresa.
Portanto, listamos aqui algumas dicas de brindes para que você possa desenvolver campanhas promocionais criativas e bem-sucedidas. Continue lendo e confira estas dicas para você se inspirar e fazer as melhores escolhas de brindes para as suas campanhas!
1. O brinde ideal para datas comemorativas
Nossa primeira dica é, na verdade, um conjunto com diferentes brindes. Já pensou em aproveitar as datas comemorativas para demonstrar o quanto o seu cliente é especial? Para o dia das mães, por exemplo, um perfume ou um estojo de pinceis para maquiagem pode fazer com que as suas clientes se sintam felizes e agradecidas pela gentileza.
Já para o dia dos pais, um brinde muito útil é uma lixeirinha para o carro — principalmente porque quem tem consciência ecológica nunca joga o papel da bala pela janela. Outra ideia é o kit para churrasco: há uma variedade enorme de combinações, com tábua para cortar carne, facas e utensílios diversos.
Nas festividades do Natal, um belíssimo calendário de parede ajuda o seu cliente a planejar o ano que se aproxima — além do fato de a imagem da sua marca estar presente com ele por um período maior que 12 meses. E, para as crianças, um bicho de pelúcia ou um jogo divertido pode ser uma surpresa e tanto!
2. As canecas acompanham o cliente na pausa para o chá ou cafezinho
Canecas também são ótimos brindes! E existem vários materiais disponíveis para você escolher: desde a cerâmica até o plástico. A maior vantagem de presentear canecas é que elas podem ser utilizadas tanto em casa quanto no escritório.
E, se a sua empresa tiver a intenção de preparar brindes especiais para quem gosta de bebidas quentes, as canecas térmicas são uma ótima opção. Durável, esse presente também fará com que o seu cliente carregue a sua marca por um bom tempo.
3. Chaveiros são objetos que ninguém pode perder de vista
De fato, é incontestável a utilidade de um chaveiro. Seja para as chaves da casa, do carro ou do escritório, ele é o principal responsável pela sua segurança e integridade. E, hoje em dia, ele pode ser fabricado em múltiplas versões: com canivete, pen drives, e até uma trena — fato que potencializa a sua versatilidade.
Logo, é importante analisar as atividades desenvolvidas pelo seu cliente na hora de escolher o modelo do chaveiro que mais combine com o estilo de vida dele. Assim, o brinde será recebido com mais alegria.
4. Marcadores de livros e agenda são dicas de brindes que os leitores amam
Se a sua área de atuação for ligada à educação, conhecimento ou informação, os marcadores de livros e as agendas são brindes capazes de fazer com que o público fique mais engajado com a sua marca.
As agendas (de mesa ou de bolso) são presentes clássicos, que acompanham os seus clientes na organização da rotina diária. Já os marcadores de livros são muito úteis para os leitores assíduos, que não dispensam a companhia de uma obra literária.
5. O chocolate é o tipo de brinde considerado irresistível
O chocolate é outro brinde que sempre dá certo. Seja no formato de bombom ou em barra, o chocolate associa a sua marca à sensação de prazer de se saborear essa iguaria. Então, você pode escolher um produto de boa qualidade e investir até em embalagens mais sofisticadas.
As variações são muitas, e é possível personalizar a embalagem com uma frase ou mensagem para surpreender e encantar o seu cliente, que vai ficar muito feliz pelo carinho recebido.
6. Toalhas de banho são um presente adequado para qualquer tipo de público
Quem não adoraria ganhar um kit ecológico com toalha de banho, rosto e fitness, feito com fibra de bambu? A vantagem desse tipo de brinde é que não tem como errar: todo mundo usa toalha em casa, no trabalho ou na academia.
E o fato de o material ser ecológico faz com que o brinde seja ainda mais valorizado, pois, a cada dia, as pessoas estão mais conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente.
São ações como essa que são capazes de melhorar a imagem da sua empresa — pense nisso!
7. A bolsa acompanha o cliente pelas ruas da cidade
Imagine o cliente andando pelas ruas da cidade com uma bolsa linda e personalizada com o logotipo da sua empresa? De acordo com o objetivo da campanha, é possível customizar o modelo — algumas são ovais, com argolas em tecido poliéster com cetim, por exemplo.
E as opções não são exclusivas para as mulheres: a variedade de modelos também privilegia a necessidade do público masculino, como é o caso das bolsas executivas e das bolsas para notebook, capazes de deixar o seu cliente muito mais estiloso.
8. A tecnologia é um excelente recurso para encantar clientes
Enfim, é impossível não amar um brinde digital, principalmente porque hoje todos nós estamos muito mais conectados, e esses acessórios passaram a fazer parte das nossas necessidades.
Um porta-retratos digital, por exemplo, pode surpreender o seu cliente e ficar exposto em um cantinho especial para apresentar as fotos mais importantes da vida dele. E as opções de brindes tecnológicos são inúmeras: há também a caneta com LED, que é cheia de sofisticação, ou o carregador USB, entre outros.
Muito mais do que apenas uma oferta, o brinde é uma excelente estratégia de marketing para fazer uma empresa se destacar da concorrência, melhorar o engajamento com a marca e o resultado das vendas.
Por isso, na hora de escolher o modelo, o ideal é fazer algo que tenha a ver com o público-alvo da sua campanha promocional, apostar numa arte bem bonita e, é claro, focar na qualidade do fornecedor!
Então, agora que você já tem algumas ótimas dicas de brindes para suas campanhas promocionais, não deixe de investir nesses presentes para fidelizar os seus clientes.
E aí, qual desses brindes você acha que seria mais atrativo para o seu público? Deixe o seu comentário!