Visual Merchandising: agregue mais esta ferramenta para comunicar a sua marca!

(Last Updated On: 24 de junho de 2016)

Um dos maiores desafios dos gestores de lojas está em como diferenciar seu produto e sua marca em meio a uma concorrência cada vez maior e um ambiente de crise econômica, que acaba dificultando os investimentos. A solução encontrada por grandes e médias empresas tem sido investir no visual merchandising, uma técnica barata e eficiente para reposicionar sua marca. Descubra, neste artigo, o que é visual merchandising e formas de aplicá-lo para cativar clientes e aumentar o lucro!

O que é visual merchandising?

É a prática de promover a marca de sua empresa por meio da comunicação visual. A partir do conceito e valores que a empresa deseja transmitir, organiza-se todo e qualquer item que ficará ao alcance do cliente de acordo com um projeto. Tudo é levado em conta: da logo ao posicionamento estratégico de marca, passando pela fachada, vitrine, decoração interna e layout da loja.

Como o Visual Merchandising promove o valor de uma marca?

Em primeiro lugar, é necessário definir qual será o posicionamento da empresa: seu público-alvo é jovem ou idoso? O foco do comércio está no popular ou em produtos específicos? Pense na iluminação, por exemplo: em grandes varejos, as luzes são brancas, de alta intensidade, destinadas a deixar os produtos expostos de forma explícita. Já em lojas com um público mais exclusivo, a iluminação é mais amarelada, calma e focada nos produtos, dando um ar de exclusividade e distinção.

Dicas de como aplicar o Visual Merchandising

Fachada

A fachada, por ser o primeiro contato do cliente com sua marca, merece atenção redobrada: ela precisa estar sempre bem cuidada, bem iluminada e apenas com as informações essenciais (nome, logo) dispostas de forma limpa e estruturada.

Vitrine

Como já dissemos neste outro post, a vitrine também é vital para um visual merchandising eficiente. Os produtos têm de estar dispostos em pouca quantidade, com espaços confortáveis entre eles e iluminados perfeitamente. Atenção à paleta de cores: mais do que 5 cores diferentes causam confusão e perda de eficiência na comunicação de sua vitrine!

Decoração interna

Não se esqueça da comunicação visual em todas as suas facetas: a decoração interna tem de ser coerente com o público da loja. Em lojas voltadas ao público jovem, um design de interiores mais relaxado e descompromissado é extremamente interessante, enquanto empreendimentos voltados a um público mais maduro pedem mobiliário e decoração organizados de maneira clássica.

Brindes

Adicionando ao tópico de comunicação visual, pense em oferecer brindes aos seus clientes: trata-se de uma estratégia que fideliza a clientela ao oferecer um mimo, um lembrete de que a presença dela é importante, além de espalhar a marca da empresa para potenciais novos compradores. Use a criatividade, desde sacolas em um comércio varejista até uma taça ou kit para fondue — de acordo com o seu empreendimento vale tudo para cativar o cliente e fazê-lo voltar sempre.

Neste artigo, vimos o que é visual merchandising e como utilizar esta eficiente ferramenta para comunicar a sua marca e conquistar novos clientes. Com estas dicas, é possível aumentar o faturamento e criar uma base de compradores fiel mesmo em um momento econômico adverso, transformando sua marca em um case de sucesso.

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