Você e as mídias sociais

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

Sua empresa está em alguma mídia social? Como é feito seu trabalho de divulgação nessas mídias? Seu consumidor está percebendo os valores que você quer passar na comunicação por esses veículos?

É fato que o crescimento exponencial das mídias sociais na participação de comunicação da maioria das empresas resulta em um “boom” de marcas no twitter, facebook e outras redes. A vantagem de poder escolher o que quer e o que não quer ver dá ao consumidor uma liberdade nunca antes vista em termos de comunicação publicitária e as empresas estão se estapeando para ocupar um lugar de destaque na home page dos usuários.

Antes de se preocupar com crescimento numérico nas mídias sociais, seja de seguidores no twitter ou de pessoas que curtem no facebook, é muito importante que as empresas tenham em mente que o que vale realmente é a relevância dos assuntos que são postados. Se suas postagens forem relevantes, o público tornará isso viral e naturalmente a empresa crescerá nas redes, sempre dentro do target a que se propõe.

Além da preocupação com o conteúdo a ser postado, a empresa precisa constantemente olhar para fora, ver o que os seguidores estão comentando sobre seus posts, quais perguntas estão sendo feitas, se as respostas dadas estão sendo satisfatórias e se quem comenta dá sugestões de melhorias ou aponta falhas que podem ser resolvidas. Uma grande vantagem das mídias sociais é o poder de ser um SAC instantâneo onde a empresa pode obter feedback de todas as ações em tempo real e colocar mais força nas ações que estão dando certo ou corrigir problemas detectados durante a divulgação. É imprescindível que qualquer empresa que entre nas redes sociais mantenha um canal aberto de comunicação com seus seguidores e realize todos os tipos de interação que puder, afinal, para isso servem essas redes.

Promoções, debates e comentários em conteúdos interessantes são ótimas maneiras de atrair o público para as mídias sociais de uma empresa. Quando a pessoa ganha um prêmio ou um brinde de uma empresa, sua percepção de qualidade sobre quem realiza o sorteio aumenta muito e a chance da pessoa espalhar os bons conceitos sobre a empresa para toda sua rede também cresce muito. Ao participar de um debate ou uma discussão sobre determinado tema que é postado pela empresa, a pessoa automaticamente se sente parte daquela marca, ela é como um “membro da família” e interioriza os valores da marca.

A medição do tamanho do valor que a empresa gera pode ser feita de várias maneiras. Há empresas especializadas que oferecem serviços de mensuração de resultados em campanhas on-line, com softwares que indicam onde a campanha está funcionando e onde possui pontos a serem melhorados. De forma mais simples, há empresas que usam serviços gratuitos em sites de encurtamento de URL que oferecem relatórios de cliques por postagem e mostram o tempo médio que as pessoas costumam levar para clicar nas mensagens publicadas.

O intervalo das postagens deve ser controlado de acordo com o perfil do público a ser atingido. A que horas seu público está presente em maior número nas redes sociais? Em quais momentos o impacto da mensagem é maior? Seu público prefere que a informação seja transmitida de qual jeito? Por qual veículo?

Tudo é muito instantâneo, e em muitos casos, dependendo do que a empresa pretende comunicar, uma semana pode ser uma eternidade. Por isso, não basta sua empresa estar nas mídias sociais. Ela precisa ser nas mídias sociais.

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