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VANTAGENS DO MARKETING PROMOCIONAL PARA EMPRESAS DO SETOR AUTOMOTIVO

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Auli de Vitto

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1) Quais as vantagens de uma empresa utilizar brindes como marketing promocional ?
O marketing promocional abrange hoje um variado leque de recursos que possibilitam maior interatividade com o consumidor. São eventos corporativos, ações em ponto de venda, merchandising, marketing digital, blogs, campanhas de incentivos e os produtos promocionais entre outros. Conceitualmente a diferença entre brindes e produtos promocionais é que os primeiros são oferecidos em uma simples ação de relacionamento e o segundo estabelecido a partir de um projeto ou campanha que visa resultados previamente estabelecidos ligados a uma ação promocional. O grande poder dos brindes está na utilidade que o produto oferece e ao expressivo vetor emocional associado a ele. Por exemplo se o cliente tem oportunidade de participar de um evento corporativo nos moldes de um Tim Festival, Nokia Trends, Skol Beats e recebe um brinde que está associado as atrações que ocorreram durante tais eventos, toda vez que ele usar o brinde ou produto promocional estará associando a marca aos momentos de prazer que participou. Obtem-se assim um prolongamento dos atributos positivos gerados no momento do evento, associando-o a marca do patrocinador.

2) Deve-se, porém, antes de estabelecer alguns critérios para a escolha do produto que será brinde, ou seja, a escolha do brinde vai depender da empresa cliente ?
Os critérios para a escolha do brinde devem estar associados às situações em que estará inserido. Vamos supor que você acaba de vender um veículo de luxo, como uma Ferrari e no momento mágico da entrega você apresenta as chaves presas a um chaveiro de plástico cujo valor é de alguns centavos. - Qual o residual que fica para o cliente ? É que a revendedora escolheu um brinde incompatível com o produto, talvez por economia, talvez por incompetência e esses fatores são associados aquela revendedora. Tradução: o brinde deve ser adequado ao residual que se queira deixar no público alvo.

3) As corporações, os clientes, reconhecem esse tipo de promoção ? Pode citar alguns cases ?
O reconhecimento das empresas a esse importante recurso promocional é incontestável em razão do potencial em gerar resultados objetivos. As aplicações são tantas e tão variadas que seria inadequado querer classifica-las agora. Entretanto temos registro de ações com brindes que geram resultados expressivos até mesmo em campanhas de Doação de Sangue nos EUA ou mesmo na autosustentabilidade de entidades assistenciais ou ainda nas inúmeras ações de incentivo que abrangem toda a cadeia de negócios de um produto até atingir o consumidor final.

4) Você pode mensurar o quanto o mercado de marketing promocional cresceu no Brasil nos últimos 5 ou 10 anos ? Isso inclui a utilização de brindes ?
O mercado de marketing promocional tem crescido a taxas superiores a 15% ao ano atingindo muitas vezes patamares superiores a esses percentuais. O faturamento previsto para o setor promocional como um todo, alcançará 21 bilhões de reais neste ano. Já a área de brindes e produtos promocionais movimentou R$ 4,5 bilhões em 2006 estando previsto um crescimento de 20% para 2007.

5) Hoje quais são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas que desenvolvem ativamente o markeing promocional ? Brindes, está entre as principais ?
Uma recente pesquisa concluída há poucas semanas atrás e apresentada a imprensa mostrou as tendências de investimento das empresas na área promocional. Foram entrevistadas cerca de 100 empresas dentro dos critérios estabelecidos pelo Ibope-Solution, abrangendo os segmentos que compõem o universo de empresas no país. Se considerarmos as 10 ferramentas mais votadas pelo mercado, notamos que os brindes aparecem nas 2ª e 5ª posições, juntamente com as ações de incentivo e promoções com premiação, o que evidencia sua importância.

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