Compra facilitada por um marketing complexo

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

Nunca foi tão fácil encontrar o que a gente precisa. Além de sermos bombardeados de informações o tempo todo, basta digitar nosso item de desejo em um dos vários sites de busca que, como num passe de mágica, ele nos apresenta uma enorme lista de fornecedores, produtos, vídeos, fotos, opiniões e diversas informações relativas (ou não) ao produto ou serviço que a gente quer comprar.

E, após filtrarmos as informações que realmente importam pra gente, como diferenciar uma empresa de outra? No Google todas as empresas são simples linhas de textos e é difícil detectar quem é confiável de quem não é. Nesta hora, é tão bom reconhecer uma marca que já nos impactou positivamente em algum determinado momento, por meio de uma propaganda, ação promocional, evento e/ou experiência. Isto sem dúvida, ajuda no processo de escolha que antecede nosso clique. É muito melhor comprar de uma empresa ou loja que a gente conhece ou já teve alguma referência do que se aventurar pelo desconhecido.

Se para aquilo que a gente está procurando nenhuma das opções é conhecida, basta recorrer à nossa vasta rede de relacionamentos. As redes sociais facilitam nossa vida, encurtam distâncias, trazem informações em tempo real e o que é melhor, possibilitam indicações de pessoas que a gente já confia.

Mesmo que já tenhamos preferência por determinada marca e indicações de nossos amigos, ainda podemos recorrer a sites como o Reclame Aqui para saber como a empresa reage mediante problemas relatados por seus clientes. E, neste intervalo de tempo, ainda podemos ser impactados por vários outros fornecedores deste mesmo produto: na nossa caixa de e-mail, na revista ou jornal que assinamos, no programa de TV que assistimos, em conversas paralelas que participamos ou observamos, em sites e blogs específicos. Enfim, recebemos tantos impactos que acabamos escolhendo uma determinada marca sem nem mesmo ter consciência dos motivos. Em muitos casos, o preço cobrado pelo produto ou serviço é bem próximo e são estas experiências e sentimentos relacionados às marcas que vão conquistar nossa preferência no ato da compra.

Para o consumidor está tudo muito mais facilitado. Estamos vivenciando a era do consumidor Omni-Channel, que compra em diversos canais, no momento que for mais conveniente e prático para ele.

E é este cenário ideal para nós consumidores o grande complicador da vida de nós marketeiros. Afinal, como conversar com este novo consumidor? Entre tantas opções, qual é a fórmula da comunicação eficaz, capaz de impactar nosso cliente no lugar e local exato e mais propício a decisão de compra? Como conquistar a preferência por nosso produto ou serviço? Não basta mais fazer um comercial no horário nobre da TV nem colocar um anúncio na melhor revista semanal. É necessário estar em diversos pontos de contato, impactando positivamente em diferentes momentos, para ser lembrado no momento da necessidade. Também é necessário ter o melhor produto ou serviço, preços e diferenciais competitivos e um excelente relacionamento com todos os compradores.

É por este motivo que hoje o Free Shop é muito mais do que um guia. Hoje oferecemos uma rede de soluções para que nosso anunciante tenha a oportunidade de impactar seu público-alvo durante o ano todo, periodicamente, junto com informações relevantes e pertinentes para seu dia-a-dia.

É, meus amigos, o marketing nunca antes foi tão complexo. E nós, que somos apaixonados por ele, estamos nos deparando com consumidores cada vez mais exigentes, que podem, a qualquer momento, nos desafiar para o combate. Como neste case que escolhi para dividir com vocês:

 

Você está preparado?

 

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