Promoções: a essência do merchandising

Marketing Promocional

De uns anos pra cá, muito se falou em Merchandising. É comum ouvir por aí que determinado apresentador de TV fatura muito com “merchans”, que aproveitam qualquer espaço nos programas para fazer “merchandising”, que a marca “x” deve ter gasto uma grana preta para fazer “merchan” do seu novo produto na novela das nove, entre outros comentários.

A verdade é que o tão famoso termo possui outro significado. Como já citado na matéria A hora do Live Marketing, segundo Regina Blessa:

“merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores” (Merchandising no PDV, 2001).

A exposição de produtos inseridos no contexto de filmes, novelas e seriados é conhecida nos Estados Unidos como Product Placement, e, para facilitar a compreensão, foi criado no Brasil o termo “Merchandising Editorial”.

Esse é um assunto para outro post, hoje vamos falar da essência do Merchandising. Continue Reading

Please wait...

Newsletter Blog Free Shop

Assine e receba grátis novidades e dicas