Ações De Gifting Promocional – Como Usar Na Minha Empresa?

Ações De Gifting Promocional – Como Usar Na Minha Empresa?

(Last Updated On: 13 de dezembro de 2023)

Tática que consiste em oferecer brindes promocionais inovadores a parceiros, colaboradores e/ ou clientes, o gifting, quando usado como estratégia de marketing, ajuda a atrair a atenção do público-alvo e pode apresentar a marca a novas pessoas. 

Para ser uma ação de sucesso, no entanto, é essencial que o item que será oferecido se relacione com os interesses do público de destino, seja útil e se ligue à marca de uma forma criativa.

Se você quer aplicar essa estratégia de marketing aí, na sua empresa, e ter bons resultados, continue a leitura e entenda:

  • como usar ações de gifting promocional;
  • como o gifting ajuda a atrair e engajar o público-alvo do negócio.

Como usar ações de gifting promocional?

Os brindes corporativos inovadores são uma forma de humanizar a empresa e aproximá-la do público, e a palavra-chave dessa estratégia é relacionamento. Por isso, é importante ressaltar que o gifting vai além da oferta do brinde em si, já que tem como foco a mensagem que deve ser passada.

Em outras palavras, os itens promocionais oferecidos nessa estratégia precisam aproximar a empresa do público de interesse de forma bem estruturada, a fim de construir uma relação real com o cliente. Abaixo, nós mostramos como fazer isso:

Planeje a sua ação de gifting

As ações de gifting promocional , normalmente, são associadas a datas comemorativas e especiais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. No entanto, elas podem ser utilizadas em outras ocasiões, como sorteios, eventos internos e externos, palestras, integrações de funcionários, feiras de negócios e outras ações de relacionamento.

Para um bom planejamento, além de definir quando será feito o gifting, considere a identidade e o propósito da empresa com sua realização, a fim de garantir que a estratégia seja eficaz e apresente os resultados esperados.

Leia também: Brindes E Produtos Promocionais: Saiba Quando Você Tem Que Usar!

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Defina o público-alvo

Esse é um dos segredos para o sucesso de uma ação de gifting. E para fazer essa definição de forma acertada é preciso considerar possíveis características pessoais, o poder aquisitivo e outros detalhes relevantes para que o seu brinde agrade ao perfil desejado. Não se esqueça: esse tipo de ação deve ajudar a fortalecer a percepção positiva do público em relação ao seu negócio.

Por isso, os brindes escolhidos devem ser criativos e direcionados para pessoas que têm maior potencial de se tornarem clientes e se fidelizarem à marca.

Considere o objetivo do presente

Nesse ponto, é importante entender as necessidades e os desejos do seu público-alvo, definido anteriormente. Sendo assim, os brindes escolhidos devem ser relevantes e úteis para o público e, por isso, é essencial pensar em itens criativos e inovadores, capazes de surpreender e encantar aqueles que o recebem.

Ao elaborar esses mimos, considere que, além de agradar, eles devem reforçar mensagens sobre a sua empresa, destacando pontos positivos da marca. Por exemplo, para demonstrar preocupação com o meio ambiente, é possível optar por brindes ecologicamente sustentáveis, como bolsas ecobags, que reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

canecas personalizadas tendem a agradar um perfil mais amplo de pessoas, além de serem úteis durante a jornada de trabalho ou em casa. Elas também podem ser combinadas com outros elementos, como plantas (sejam as suculentas ou os arranjos florais), e pacotinhos de chá ou ervas aromáticas. Nesse sentido, elas reforçam o ideal de bem-estar.

Avalie o orçamento disponível

Esse tipo de ação deve ser encarado como um investimento a longo prazo para a marca e não como um gasto. Apesar disso, para garantir a saúde financeira da empresa, é importante considerar o orçamento disponível para as ações em questão, além de monitorar os resultados, a fim de avaliar a eficácia da estratégia para fazer possíveis ajustes e melhorias.

Como o gifting ajuda a atrair e engajar o público-alvo?

São muitos os benefícios do gifting para as empresas, e eles podem ser explorados em momentos específicos para cada marca de forma estratégica, como datas comemorativas, eventos institucionais ou ações pontuais. Entre as principais vantagens desse tipo de promoção estão:

  • possibilidade de aumentar o reconhecimento de marca;
  • gerar buzz nas redes sociais;
  • aumentar o ticket médio do negócio;
  • estreitar o relacionamento com os clientes;
  • promover um produto ou serviço específico;
  • fidelizar a clientela;
  • promover a socialização entre marca e público-alvo.

Leia também: Brindes Baratos: Fidelize Os Seus Clientes Com Essa Tática

Para garantir o acesso a todos esses benefícios e vantagens, é importante escolher fornecedores de confiança, que ofereçam produtos de qualidade. Assim, é possível assegurar que os brindes oferecidos nas ações de gifting promocional transmitam a mensagem desejada pela empresa. 

Se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto e garantir melhores resultados para sua marca, conheça as melhores maneiras de usar brindes personalizados em estratégias de marketing.

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