Como Utilizar Brindes Personalizados Na Sua Estratégia de Marketing

(Last Updated On: 12 de junho de 2024)

Com o mundo cada vez mais conectado, as estratégias de marketing se adaptaram, evoluíram e modificaram nossa forma de interação entre marca e cliente. Um dos fatores chave para isso foi o crescimento dos influenciadores digitais, que motivou o crescimento do marketing promocional através de brindes personalizados, por exemplo.

Você conhece essa estratégia? Neste artigo você descobrirá:

  • o que é o marketing promocional;
  • como usar brindes personalizados na sua estratégia;
  • quais são os benefícios dos brindes personalizados.

Continue acompanhando e faça uma boa leitura!

Estratégias de marketing: o que é o marketing promocional? 

O marketing promocional é uma das estratégias de marketing mais consolidadas, tendo em vista que vivemos na época das redes sociais e dos influenciadores. Essa estratégia tem como base a realização de uma ação para estabelecer e fortalecer o contato entre marca, produto/serviço e o cliente. 

Assim, a ideia é trabalhar com a entrega de itens que consigam captar a atenção e incentivar a comunicação sobre o produto. Entre os possíveis itens presentes, um dos mais comuns são os brindes personalizados.

3 passos para usar brindes personalizados na sua estratégia de marketing! 

Como vimos, os brindes personalizados fazem parte de uma das estratégias de marketing mais utilizadas atualmente. Mas como você pode utilizá-la também? 

Confira agora alguns passos que irão te ajudar e guiar nesta tarefa:

1. Comece pelo planejamento 

Este ponto serve não só para estratégias de marketing, mas para diversos outros aspectos de um negócio de sucesso. Planejar-se é uma etapa fundamental de qualquer campanha. 

Para se organizar em relação aos brindes personalizados, você pode listar alguns marcos, como para quem você pretende enviar os brindes — a famosa persona. Entender seu público-alvo facilita todo o processo, pois, assim, você consegue ser mais direto e eficiente nas decisões, poupando tempo e esforço que podem ser investidos em outros aspectos.

Algumas formas de se planejar, caso você ainda não tenha feito esse mapeamento, são:

  • conheça seu público (você pode utilizar pesquisas via redes sociais, formulários ou também pesquisas de campo);
  • conheça o mercado e seus concorrentes;
  • determine seus objetivos com a utilização dos brindes personalizados;

2. Escolha seu brinde personalizado 

Agora que você já planejou suas estratégias de marketing de promoção e definiu sua persona, está na hora de escolher quais brindes serão enviados. Para isso, vale levar em consideração seu objetivo final. Algumas opções são:

  • captação de novos clientes: brindes que apresentem o produto/serviço, como itens de decoração, por exemplo;
  • fidelização de clientes atuais: brindes mais representativos, como um release personalizado ou convite para um novo lançamento.

MAGGENTA BRINDES

3. Monte sua estratégia de divulgação marketing 

Por fim, com a persona e o brinde estabelecidos, resta definir como você irá fazer sua estratégia de divulgação marketing. Lembre-se que um dos principais objetivos desse modelo é motivar a divulgação espontânea, portanto, leve sempre em consideração grandes eventos e, principalmente, os influenciadores e criadores de conteúdos.

Alguns pontos que podem te ajudar e facilitar essa etapa são:

  • defina qual será seu orçamento para divulgação;
  • faça o mapeamento de influencers da sua área de atuação (se você tem um restaurantes, comunicadores que falem sobre comidas são o foco);
  • pesquise quais serão os próximos eventos que acontecerão e monte um calendário para que você possa se programar com antecedência.

Como citado, nós vivemos na época dos influencers e esse é um ótimo momento para fazer com que sua entrega seja impulsionada através da plataforma de comunicação que as pessoas se tornaram. 

Quais são os benefícios de usar brindes personalizados em uma estratégia de marketing?

Brindes, no geral, estão presentes em estratégias de marketing o tempo todo. Eles auxiliam na construção de uma relação mais sólida com o cliente final, com o influenciador ou também com a mídia. 

Porém, o brinde personalizado é capaz de aprofundar e consolidar ainda mais essa relação, fazendo com que a pessoa que receber se sinta valorizada, especial e muito mais inclinada para o marketing espontâneo da sua empresa.

Conheça alguns dos principais benefícios dos brindes personalizados para estratégias de marketing:

 Custo-benefício 

Os brindes deste modelo de campanha, muitas vezes, acabam sendo mais simbólicos no seu significado. Ou seja, ao optar por essa estratégia você estará optando também por um melhor custo-benefício. 

Um bom exemplo são os brindes relacionados ao escritório, ainda mais neste momento onde o trabalho em casa ganhou tanto destaque. Algumas opções são:

 Relação com cliente 

Como já vimos, o fortalecimento da relação entre cliente e marca é um dos pilares do marketing promocional. Por meio dos brindes você consegue fazer com que o cliente se sinta especial, valorizado e socialize esses conceitos com sua marca.

Divulgação espontânea 

Uma boa estratégia com brindes personalizados é capaz de fidelizar um cliente, que pode se tornar um “vendedor” da sua marca, atraindo novas pessoas e expandindo seu alcance. Essa é a chamada “divulgação espontânea”, funcionando como um trabalho em equipe, onde ambos oferecem benefícios ao outro.

Agora você sabe como os brindes personalizados podem integrar suas estratégias de marketing promocional e conhece os meios para implementar essas ações da melhor forma, garantindo o fortalecimento da relação entre marca e cliente e motivando divulgações espontâneas. 

E que tal conferir mais sobre brindes personalizados para acumular mais bagagem e ter mais segurança na hora de montar os seus?

Deixe seu Comentário