Datas Comemorativas Brasileiras Mais Importantes para Vendas

(Last Updated On: 1 de agosto de 2022)

As datas comemorativas brasileiras tem como objetivo destacar um marco ou acontecimento, que podem homenagear alguém ou colocar em pauta algum aspecto cultural. 

Essas datas são instituídas por algum órgão, como Governo ou Estado e incluídas em um calendário oficial. Geralmente, são divididas em três tipos, sendo elas políticas, contra opressões e datas criadas para o marketing, como o dia dos namorados. 

Com isso, é possível trabalhar um calendário editorial para o seu negócio buscando trabalhar o marketing de causa e ações de para vender mais, por exemplo. Para te ajudar, neste artigo você poderá ler mais sobre: 

  • Como as datas comemorativas brasileiras impactam as vendas; 
  • Quais são as datas comemorativas brasileiras mais importantes.

Como as datas comemorativas brasileiras impactam as vendas?

As datas comemorativas brasileiras funcionam como uma oportunidade para impulsionar o seu negócio com ações de marketing e estratégias que façam sentido para o público da sua empresa. 

Utilizar esse calendário ao seu favor é uma ótima oportunidade, afinal, são dias em que as pessoas acessam a internet ou vão às lojas físicas com a real intenção de comprar algo.

Segundo a pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit Nielsen, empresa que mede a relevância das lojas virtuais brasileiras, cerca de 34% do faturamento do E-commerce foi representado pelos dias festivos. 

Com isso, é possível perceber que o período tem uma influência na hora de convencer o consumidor para realmente realizar compras e gastar um pouquinho para presentear alguém especial ou a si mesmo. 

Por isso, esse é o momento especial para apostar em marketing promocional e divulgar o seu negócio com os seguintes recursos: 

 Quais são as principais datas comemorativas brasileiras?

Você provavelmente já se perguntou qual é a data comemorativa que mais vende, não é mesmo? É importante ter esse panorama em mente para montar ações estratégicas para o seu comércio e transformar as comemorações em lucro! 

Veja a seguir as  principais datas para o comércio:

 1. Natal 

O Natal é um feriado religioso comemorado anualmente em 25 de dezembro. É um marco das comemorações do final do ano, antecipando o réveillon e as férias de verão no Brasil. 

Apesar de ser uma data cristã, o Natal é amplamente comemorado por muitas pessoas que não seguem uma religião. 

Como costumes populares, as pessoas enfeitam suas casas com temas natalinos, com árvore de natal, pisca-pisca, presépios e reúnem os familiares e amigos na véspera para realizar uma tradicional ceia. 

Além disso, uma característica importante é a troca de presentes, o que faz com que o número de vendas seja amplamente estimulado nesse período, em todos os segmentos de mercado. Tornando a data a campeã de vendas no varejo brasileiro. 

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas físicas de Natal cresceram 11,1% em 2021 em comparação ao ano anterior, enquanto o e-commerce registrou alta de 38,6%. 

2. Black Friday

Apesar de não ser uma das datas comemorativas brasileiras, a Black Friday teve sua primeira edição no país em 2010, de forma totalmente online, e foi muito bem recebida. 

Criada nos Estados Unidos, comemorada na última sexta do mês de novembro, no decorrer dos últimos anos a data tomou o gosto do público brasileiro e as lojas físicas também aderiram ao movimento. Tanto que, a partir de 2019, a data se tornou a mais importante em volume de vendas para o e-commerce nacional, superando até mesmo o Natal, segundo o Ebit/Nielsen. 

Só em 2020, no auge das medidas de isolamento social causadas pela pandemia de Covid-19, a Black Friday movimentou R$ 4 bilhões nas vendas digitais do país. 

Diferente do natal, a data envolve um tipo de consumo mais individual, com destaque para compras de itens domésticos e de tecnologia. 

3. Dia das Mães

O Dia das Mães foi criado para homenagear a figura familiar materna e acontece anualmente no segundo domingo de maio. Essa data tem grande apelo emocional e é aguardada pelo comércio todos os anos, por disputar as primeiras posições no volume de vendas e faturamento no país. 

Segundo levantamento Nuvemshop, realizado pelo e-commerce Brasil, em 2022 a festividade movimentou 142 milhões de reais e o faturamento online de pequenas e médias empresas cresceu 6,8% no período, em comparação ao ano anterior. 

 4. Dia dos Pais

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma data de apelo social e uma das mais importantes para o mercado varejista brasileiro. 

A previsão para 2022, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 100 milhões de brasileiros devem ir às compras. 

5. Dia dos namorados 

O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas brasileiras criadas exclusivamente para movimentar o mercado. Diferente de outros países, que comemoram o romantismo no Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro, no Brasil comemoramos em 12 de junho, desde 1948. 

O mês de junho foi escolhido por ser um período de desaquecimento das vendas no Brasil e o dia 12, por ser véspera da celebração de Santa Antônio, famoso por ser o “santo casamenteiro”. 

Em 2022, o faturamento ultrapassou o marco de R$ 6 bilhões, segundo o relatório All in em parceria com Clear Sale, Natiruts e outros. Os maiores destaques ficaram para as mulheres, que ficaram responsáveis por 51,3% do faturamento do ano. 

Montar um calendário de ações promocionais, seguindo as principais datas comemorativas é importante para divulgar a sua marca, atrair novos clientes e fidelizar antigos. 

Por isso, um dos recursos mais comuns para esse fim é a utilização de Brindes personalizados nas estratégias de marketing. Saiba mais sobre esse assunto!

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