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Marketing promocional: o que é e como ele pode ser aplicado?

Marketing Promocional
(Last Updated On: 18 de fevereiro de 2020)

O marketing promocional funciona como um verdadeiro divisor de águas em sua empresa. Caso você não aplique o conceito de maneira correta nas estratégias internas, o negócio pode perder espaço no mercado segmentado. Mas não se preocupe! É nesse momento que estudar e conhecer os objetivos corporativos faz toda a diferença para uma boa estratégia de promoção em marketing.

Segundo a definição da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), esse campo se refere ao conjunto de ações que visam gerar mais valor para a marca e incentivar a experiência, a compra, o uso e a fidelização de produtos e serviços. Tudo isso se mostra cada vez mais eficiente junto ao bom relacionamento com o público-alvo.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar todas as vertentes da promoção em marketing e as melhores formas de aplicá-la em sua empresa. Acompanhe!

Entenda a importância da promoção em marketing no relacionamento com clientes

Primeiramente, empresas que buscam se relacionar melhor com seus clientes e gerar encantamento com base em fidelização devem se apropriar do marketing promocional. Isso porque suas técnicas vão além de apenas oferecer descontos para alavancar as vendas de um produto: elas almejam entregar experiências memoráveis aos consumidores antes, durante e após uma compra.

Por ser bastante abrangente, o marketing promocional pode estar em um vídeo publicado nas redes sociais, por exemplo. Pense em uma produtora de eventos que usa as plataformas digitais para promover um teaser do seu próximo grande show.

Se ela direcionar o conteúdo ao público certo (as pessoas da região onde será realizada a ação), terá bons índices de engajamento e estimulará, ao menos, boa parte dos usuários impactados a comprar seus ingressos antecipadamente. Perceba que, nesse caso, o público já cria uma percepção positiva da marca e do evento antes mesmo de sua realização.

Durante o show, para reforçar essa aproximação com o cliente, outras ações promocionais precisam ser aplicadas, como distribuição de brindes (CDs, copos, canecas etc.). E, após o término, as campanhas poderiam se voltar para o meio digital, com o envio de conteúdos exclusivos e descontos para os presentes no show, por exemplo.

Conheça o público-alvo

Conhecer bem seu público-alvo é uma medida que apresenta resultados positivos em longo prazo. Diante de informações valiosas sobre suas preferências de consumo, fica muito mais fácil criar um relacionamento de confiança. Investir em qualidade e estratégias que atendam a diferentes necessidades é o que destaca seu negócio da concorrência.

Não deixe que o contato com o consumidor termine depois da realização de uma ação. É preciso despertar interesse pelas próximas novidades e, assim, criar identificação com o conceito da marca. Um público engajado funciona como um trabalho de divulgação genuíno.

Afinal, recomendações nas redes sociais apresentam um efeito agregador no retorno financeiro e trabalham a imagem corporativa com eficiência. Tenha em mente que os consumidores também fazem parte da estratégia de divulgação conforme o nível de satisfação com o produto ou serviço adquirido.

Confira as vantagens do marketing promocional

As estratégias segmentadas de promoção são as principais responsáveis por alavancar seu negócio. Com tantas opções em diversos setores no mercado atual, chamar a atenção de sua audiência se torna uma tarefa difícil.

O mais importante é montar um planejamento que compreenda as dores e os problemas do público na hora de ganhar a preferência de compra. O trabalho foca, justamente, em apresentar as vantagens de sua empresa de forma realista ao dia a dia das pessoas.

Nesse caso, a identificação com a marca se torna fundamental para que o efeito esperado em todas as ações se converta em números positivos e engajamento com retorno eficiente. Veja, abaixo, as principais vantagens do marketing promocional.

Atração de novos clientes

Com ações promocionais segmentadas, os novos clientes costumam chegar em pouco tempo. A ideia aqui é fazer parte da vida dos consumidores, não apenas vender. Então, proporcione incentivos que façam com que todos se sintam próximos da marca, com a possibilidade de experimentar o produto ou serviço antes de realizar a aquisição, por exemplo.

Fidelização de clientes

As ações personalizadas tocam o emocional dos clientes — e é a partir daí que o interesse por uma nova empresa é ativado. Um atendimento personalizado e acolhedor, por exemplo, pode gerar maior confiança do público com a proposta do trabalho.

Quando a confiança é estabelecida, de fato, fica quase garantida a lealdade do comprador — e, assim, a sua fidelização. Por isso, tenha um banco de dados atualizado com informações relevantes sobre o perfil dos consumidores.

Com esses dados em mãos, torna-se possível até a criação de um programa de fidelidade, se for o caso, entre outras ações personalizadas e bem direcionadas.

Fixação e promoção da marca

Por meio das ações propagadas pelo marketing promocional, sua marca pode se tornar a primeira a ser fixada na memória afetiva de um cliente. Mesmo que ele encontre outras opções semelhantes de produto no mercado, vai esperar que a sua versão seja lançada por conta da qualidade e das ações interessantes.

Quando conhecemos bem a proposta e o valor agregado de uma empresa, dificilmente nos arriscamos a comprar outras marcas, mesmo que o preço seja mais atrativo. Consumidores fiéis escolhem com sabedoria os melhores investimentos para o seu dinheiro, além de terem um grande poder de influenciar pessoas do seu convívio a comprarem o mesmo tipo de produto.

Interação com os clientes

Ao estabelecer um relacionamento interativo com os clientes, você pode usar a estratégia de marketing para direcionar as próximas ações e mensurar as reações diante de cada lançamento.

Com uma página na internet movimentada, a empresa incentiva a interação do público-alvo, que se sente à vontade para realizar críticas, elogios e compartilhamentos sobre as principais atividades. Dessa interação, é possível extrair insights objetivos para ações mais bem direcionadas e melhorias nos produtos e serviços.

Dessa forma, criar um planejamento certeiro representa apenas uma questão de observar atentamente o retorno dos clientes. O ideal é desenvolver uma linguagem condizente com o perfil do negócio. Ou seja, se a sua marca for uma atração para os jovens, aparecer em diversos canais online se mostra como uma ação indispensável.

Bloqueio da concorrência

A criatividade é sempre um diferencial competitivo. E, diante de tamanha competitividade de mercado, isso se torna fundamental para que suas ações promocionais se destaquem. Sem dúvida, propor uma campanha diferente, que aproxime o consumidor, vai diferenciar sua empresa das demais.

Pense fora da caixinha e se arrisque. Não precisa investir muito dinheiro para impactar diretamente seu público. O grande diferencial está em saber surpreender com uma proposta inovadora. Use a criatividade na prática, com base em referências de sucesso no mercado.

Sempre questione suas ideias em um primeiro momento, mesmo que tenha tudo a ver com o público. Com várias cabeças pensantes, fica mais fácil surpreender na medida certa e eliminar as propostas de ações que poderiam não gerar resultados efetivos.

Liquidação de estoques

As promoções também podem ser uma ótima maneira de liquidar seus estoques e evitar produtos parados nas lojas, além de aumentar o volume das suas vendas. Não é raro vermos marcas — especialmente em datas comemorativas ou após o Natal — iniciarem grandes promoções, não é mesmo?

De fato, esse recurso é capaz de cobrir os gastos da empresa e deve ser adotado por qualquer segmento, com estratégias adequadas. Lembre-se que estoque parado é sinônimo de dinheiro mal aplicado, que poderá até se tornar perda financeira.

Aumento no tráfego do ponto de vendas

Um anúncio de promoção também aumenta a circulação de pessoas em sua loja, quiosque ou mesmo evento. E, com o novo volume de interessados na sua empresa e no que você tem a oferecer, crescem não só as vendas, mas também a curiosidade sobre os benefícios exclusivos aos consumidores engajados.

Assim, se a sua ação envolve oferecer brindes, por exemplo, mais pessoas podem buscar a marca a fim de participar — e, então, experimentam o seu produto. A seguir, veremos algumas dessas possíveis ações do marketing promocional.

Conheça ações que podem ser aplicadas

Uma mesma empresa pode dispor de diferentes tipos de consumidores. Tudo depende do segmento de produtos oferecidos. Sendo assim, o cronograma de estratégias deve ser bastante amplo para se tornar uma referência no mercado. O mais importante é construir uma estrutura adequada em cada tipo de campanha e, assim, evitar o temido efeito contrário.

Isto é, você só pode oferecer um desconto que possa atender a um grande número de clientes. O cálculo errado nessa área se mostra como um verdadeiro tiro no escuro, o que tende a irritar os consumidores. Conheça as ações que apresentam os melhores resultados!

Brindes

Trata-se da distribuição gratuita de presentes para os consumidores, que podem ser brindes livres ou agregados a um produto ou serviço. É uma forma de posicionar sua marca no dia a dia dos consumidores. Para isso, vale a distribuição de itens como canecassqueezescanetaschaveirosbolsas e outros.

Programas de incentivo

São técnicas usadas para estimular os clientes a continuarem comprando com sua empresa. Normalmente, envolve a liberação ou distribuição de pontos para serem trocados posteriormente por prêmios.

Esse é um meio de manter uma relação mais duradoura com os consumidores, oferecendo mais vantagens para eles a cada compra. São exemplos clássicos os programas de milhagens das companhias aéreas e os pontos das operadoras de cartão de crédito.

Além disso, os programas de incentivo podem ser usados como moeda de troca por indicações. Por exemplo, dando ponto a quem convidar amigos a fazerem negócios com a sua marca.

Experimentação

São ações bastante usadas para ativar uma marca na mente no público. O objetivo da experimentação é apresentar, demonstrar e destacar os valores do produto ou serviço exposto aos consumidores interessados. Geralmente, são distribuídas amostras grátis de uma oferta em pontos de venda.

Eventos promocionais

A ideia desse segmento é promover boas experiências ao vivo, ou seja, durante os eventos, e para uma escala maior de pessoas. Isso pode ser feito tanto em ações próprias da marca quanto nas patrocinadas, como lançamento de produtos, feiras, campeonatos, shows etc.

Ofertas

Talvez as ofertas sejam uma das técnicas mais usadas pelas empresas, especialmente para quem tem uma maior rotatividade no estoque, como supermercados e lojas de roupas.

A intenção é fazer o cliente perceber que está levando uma vantagem temporária sobre aquela compra. Para tal, podem ser usadas embalagens promocionais, ações de pague 2 e leve 3 ou liquidações, por exemplo.

Além disso, a oferta de cupons promocionais com descontos para as próximas compras são um excelente modo de atrair o consumidor a retornar ao estabelecimento para comprar mais.

Concursos e sorteios

O sucesso dessa ação depende de três fatores: o prêmio escolhido, a forma como as pessoas participam e o nível de publicidade. No caso dos sorteios, os prêmios são dados por casualidade. Já os concursos exigem de quem participa a demonstração de alguma habilidade ou potencial criativo.

Buzz

Praticamente todas as ações de marketing citadas até aqui podem ser usadas na geração de buzz para a marca. Isso se dá, por exemplo, quando você condiciona a entrega de brindes a alguma ação a ser realizada pelo consumidor, como postar uma foto utilizando o seu produto com uma hashtag.

buzz é uma excelente forma de movimentar a internet com o nome da sua marca e funciona como uma espécie de marketing boca a boca. Quando bem aplicado, se alastra muito rapidamente.

Mensure os resultados obtidos

Todas essas ações requerem algum tipo de investimento que deverá ser justificado aos gestores da empresa. Por isso, a mensuração dos resultados e a elaboração de relatórios que demonstrem a sua eficiência é de extrema importância, até para a manutenção das ações.

Para identificar esses resultados, é preciso que cada ação seja elaborada em cima de um objetivo, que se tornará o indicador que demonstra se o resultado esperado foi alcançado. Por exemplo, se o objetivo da distribuição de amostras é o aumento das vendas de um produto específico, é preciso verificar quantas amostras são distribuídas para a realização de uma venda.

Com essas informações, se torna possível calcular o retorno sobre o investimento (ROI). Por exemplo, se a cada 100 amostras, uma venda é feita, levando em conta que o custo das amostras é de R$ 0,50 cada uma e o preço de venda do produto é de R$100, foi obtido um retorno sobre o investimento de 100%.

Conhecendo melhor os resultados das campanhas, torna-se possível a elaboração de relatórios gerenciais capazes de justificar os investimentos realizados em marketing promocional. Além disso, esses dados servirão como vetores sobre o quanto se pode aumentar no faturamento com base na realização desse tipo de ações.

Lembre-se que o marketing promocional trabalha a divulgação e o incentivo ao consumo da sua marca em todos os pontos de contato com o público. E essa prerrogativa o torna uma ferramenta muito ampla, capaz de engajar os consumidores tanto nos meios digitais como nos estabelecimentos físicos. Ele ajuda na integração de toda a comunicação da sua empresa com o público.

O sucesso das suas ações depende apenas de conhecer bem o perfil do seu público e da criação de um planejamento estratégico com foco em relacionamento. Além disso, trabalhar com base nas brechas deixadas pelos concorrentes no mercado e utilizar as informações coletadas a partir das interações com o consumidor são o ponto alto, o pulo do gato, para que seja possível se destacar como um negócio de renome e que acompanha as mudanças do segmento.

Dados sobre os brindes preferidos entre os consumidores 

Como você pôde ver acima, o sucesso das ações de marketing promocional depende diretamente do conhecimento de sua empresa do perfil do seu público. E entre as informações importantes que você precisa saber, a principal é descobrir o tipo de brinde preferido entre os consumidores.

O Advertising Specialty Institute fez um levantamento sobre a preferência de brindes entre os consumidores nos Estados Unidos, México e partes da Europa (Alemanha, Reino Unido, França), reunindo as informações na pesquisa “Global AD Impressions Study – 2019”. 

Esse estudo traz dados muito importantes para o marketing promocional, e para todas as empresas que desejam trabalhar com brindes promocionais. Levantamos as principais informações do setor adaptadas ao mercado nacional, compilando o que há de mais inovador para você usar na sua estratégia. Confira a seguir.

Quais brindes os consumidores mais possuem atualmente?

A pesquisa avaliou consumidores dos Estados Unidos sobre os brindes que a grande maioria recebeu de ações empresariais. Um fato importante em relação ao levantamento é que 9 em cada 10 pessoas afirmaram que possuem ao menos um brinde promocional. 

Duas categorias lideram em relação aos itens mais comuns. A primeira é a de instrumentos de escrita, como as canetas. Cerca de 89% dos entrevistados afirmaram que possuem objetos de escrita promocionais.

Outro fato interessante é o tempo em que as pessoas tendem a permanecer com esse tipo de item. No caso dessa categoria, em média, as pessoas mantêm os brindes por 9 meses. 

E esse tempo interfere diretamente no número de impressões (visualizações), geradas pelos itens promocionais. Estima-se que 3.000 impressões são feitas ao longo do período de vida de uma caneta promocional.

Além disso, 51% dos entrevistados afirmaram que é mais provável que eles fechem negócio com a marca que forneceu o brinde em questão. 

O segundo lugar no ranking de brindes mais comuns entre os consumidores fica com a categoria Drinkware, que nada mais é do que o grupo de itens que as pessoas usam para beber qualquer tipo de líquido. Canecas, copos, garrafas, taças, canecas de chopp são algumas das opções de brindes promocionais que se encaixam nessa categoria. 

Cerca de 88% dos consumidores possuem algum item do gênero, e em média as pessoas tendem a manter esse tipo de objeto por 12 meses. O que é excelente para marcas que querem promover impressões a médio prazo. 

Falando em impressões, ao longo da vida útil de objetos “para beber”, a quantidade de impressões é em média de 1.400. E detalhe, essa é uma das categorias preferidas entre os baby boomers, que são as pessoas nascidas entre 1946 e 1964. 

Ou seja, para quem tem um perfil de público entre 56 e 74 anos de idade, essa pode ser uma excelente alternativa! 

Brindes que geram mais impressões

Além de avaliar o tipo de brinde promocional mais adequado para o seu público, também é importante levar em consideração os itens que geram mais impressões. Afinal de contas, o objetivo desse tipo de estratégia é aumentar o alcance da marca, bem como promover a fidelização de consumidores.

De acordo com a pesquisa “Global AD Impressions Study – 2019”, os itens de vestuário ganham nesse quesito. A quantidade média de impressões de brindes como camisetas, bonés e jaquetas é de 6.100!

Esse número elevado se deve principalmente pelo fato dos consumidores usarem os objetos em locais públicos. Ou seja, assim mais pessoas conseguem ver a marca e desenvolver algum tipo de vínculo. 

Quais os requisitos que os consumidores mais levam em consideração em relação aos brindes promocionais?

Basicamente os consumidores consideram três requisitos básicos para manter um brinde promocional: a qualidade, a utilidade e se ele é atrativo. E levando em consideração esses três aspectos dá para entender por que alguns objetos são tão preferidos. 

Os itens de escrita, por exemplo, são considerados úteis por pelo menos 41% dos consumidores. Contudo, levando em consideração os clientes mais novos, da geração Z e também os Millenniuns, cerca de 61% consideram os Powerbanks (carregadores portáteis) úteis. Por conta disso é tão importante levar em consideração o perfil do seu público. 

O poder dos brindes eletrônicos e inovadores entre os consumidores Z e Millenniuns 

Um dos grandes desafios na hora de montar uma estratégia de marketing promocional com a utilização de brindes é atender diferentes grupos de consumidores. O público dos baby boomers, por exemplo, tem preferências totalmente distintas da geração Z e dos Millenniuns. E isso fica bem claro na pesquisa “Global AD Impressions Study – 2019”

Por exemplo, de acordo com o estudo, cerca de 58% dos entrevistados possui dispositivos USB promocionais como pendrives. Dentre os tipos de brindes, essa categoria é uma das com maior tempo de vida nas mãos dos consumidores. 

A pesquisa aponta que os 43% consumidores tendem a manter esses itens por mais de dois anos. Outro item muito popular entre o público da faixa etária Z e Millennium é o PowerBank (carregador portátil).

Cerca de 33% dos entrevistados afirmaram que possuem esse tipo de brinde promocional. Além disso 40% dos consumidores afirmou que mantém esse tipo de item por mais de 2 anos. 

Esses dados refletem diretamente a mudança de comportamento e de rotina das pessoas. Hoje, a grande maioria usa frequentemente dispositivos como pendrive e carregadores portáteis. Isso porque as atividades como trabalho, estudos e até mesmo a vida pessoal exige que esses indivíduos se mantenham conectados. 

Nesse sentido, tudo que auxiliam acaba tendo um nível de preferência. 

As camisetas que nunca saem de moda

Outro fato interessante que a “Global AD Impressions Study – 2019” revelou é a preferência pelas camisetas como brindes promocionais. Cerca de 80% dos entrevistados afirmaram que possuem esse tipo de item de vestuário, sendo que 63% mantém o objeto por mais de um ano, e 47% por mais de 2 anos. 

Essa vida útil mais elevada gera um número médio de impressões de 3.400, principalmente pelo fato da marca ser facilmente exposta. 

Um dos fatos curiosos sobre esses dados é a quantidade de brindes do gênero que os consumidores mantêm em casa. Para se ter uma ideia, o público Millennium tende a manter e utilizar, mais de 5 camisetas promocionais.

Outro item de vestuário que segue a mesma tendência das camisetas são as camisas polo. Cerca de 65% dos consumidores possui esse tipo de brinde. Mas nesse caso, a preferência é da geração X que possui em média 3 peças, enquanto os Millenniuns mantêm apenas 1 peça. 

Ou seja, o modelo de camiseta, que é mais despojado, acaba sendo mais aceito pelos consumidores jovens.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as melhores formas de aplicar o marketing promocional em sua empresa, já pode começar a pensar em implementá-las no seu negócio para aumentar a sua base de cliente e, consequentemente, alavancar as suas vendas.

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