Afinal, o que é e como usar o buzz marketing na sua estratégia?

(Last Updated On: 1 de novembro de 2021)

O buzz marketing é uma das principais tendências do mercado. Por esse motivo, você precisa ficar por dentro de como esse tipo de ação deve ser desenvolvida para garantir o sucesso diante do público.

Por ser capaz de impulsionar a autoridade da marca e o serviço, o conceito envolve uma grande capacidade de gerar burburinho positivo. Isso mesmo! A ideia aqui envolve garantir o famoso boca a boca adaptado para as mídias e condições atuais de relacionamento com o consumidor.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que é o buzz marketing e tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Acompanhe:

O que é buzz marketing?

O buzz marketing reúne um conjunto de estratégias para aumentar o reconhecimento da marca no mercado. Esse conceito é uma vertente de marketing que ajuda um produto a ficar em alta com o público.

Sabe quando um lançamento viraliza nas redes sociais ou se torna a sensação mais comentada do momento? Tenha em mente que o buzz consiste em despertar essa curiosidade de experimentar e o desejo de ter algo diferenciado.

Esse tipo de “burburinho”(buzz, em inglês) costuma ser certeiro no aumento das vendas por atingir de maneira impactante os potenciais clientes. Toda a atenção direcionada estimula o engajamento, que faz muita diferença para se destacar da concorrência hoje em dia.

Quais os benefícios para a estratégia de marketing?

A publicidade gerada pelo buzz marketing costuma ser diferente da tradicional, já que, nesse caso, a marca se torna pró-ativa diante das necessidades do público. O mais importante é reconhecer que ter uma comunicação eficiente se mostra como meio caminho andado para o sucesso de uma ação.

Por isso, precisa existir um planejamento bem elaborado do time de marketing para reconhecer as oportunidades e conseguir surpreender na medida certa. Veja, abaixo, os principais benefícios do buzz marketing quando aplicado corretamente:

Baixo investimento

O poder de se tornar viral é a garantia de que esse tipo de marketing funciona de maneira bastante burocrática. Afinal de contas, se você identificar algo que impressione, os próprios consumidores se tornam divulgadores dos produtos com comentários reais.

Saiba que, atualmente, em meio a tantos influenciadores, muitas pessoas passaram a desconfiar da publicidade paga. Diante disso, o papel da empresa se torna selecionar os melhores métodos para que a estratégia aconteça da maneira esperada.

Com o apelo das mídias sociais, todo cuidado deve ser tomado para que seja um boca a boca monitorado conforme as intenções iniciais da ação. No entanto, o procedimento exige muito mais um trabalho de alinhamento do que investimento financeiro.

Alto impacto

Quando se trata de algo que evidencia a marca conforme seu posicionamento de mercado, o efeito positivo se transforma apenas em questão de tempo. De fato, o alto impacto desse tipo de marketing vai além da previsão estipulada pela empresa inicialmente.

O grande diferencial é manter o controle desse tipo de crescimento para que seja uma espécie de burburinho estratégico. Em uma situação como essa, o buzz se difere do marketing viral por conta disso. O processo de viralização genuína pode acontecer para levantar uma marca ou deixá-la com comentários ruins.

Sendo assim, fazer tudo como parte do planejamento é a garantia de que o marketing planejado para gerar boca a boca vai acontecer conforme o esperado, com o impacto necessário para fazer as vendas crescerem.

Reconhecimento da marca

Uma marca que trabalha apenas fazendo o básico acaba perdendo espaço para a concorrência em um segmento competitivo. Dessa maneira, buscar o reconhecimento a partir de um relacionamento próximo com o público costuma ser a receita do sucesso. O processo está conectado e funciona como um conjunto seguido de ações.

Depois de garantir o impacto inicial, a empresa precisa garantir o engajamento em longo prazo. Com a rapidez da disseminação de informações, a comunicação frequente deve ser prioridade do marketing. De nada adianta criar algo que chame o cliente com empolgação se não existir ações certeiras que promovam a fidelização decisiva no aumento do retorno positivo.

Como fazer o buzz marketing na prática?

Um dos principais segredos para fazer um buzz marketing eficiente é impulsionar as emoções do público-alvo. Sempre que possível, busque também fugir do senso comum para que, automaticamente, o plano desperte gatilhos mentais positivos, que fazem toda a diferença no resultado final do planejamento.

Por exemplo, um vídeo com um desfecho surpreendente tende a gerar discussões e atrair olhares para a marca entre diferentes segmentos. Mesmo que não pareça interessante à primeira vista, manter segredo sobre um lançamento, com pitadas de curiosidade, também tem um efeito impactante em pouco tempo.

O aumento da audiência, em uma situação como essa, chama a atenção para a qualidade do serviço oferecido e da comunicação utilizada. O ideal é criar uma imagem humanizada, que mostra a empresa como a maior interessada em ser parceira, muito além dos lucros.

A criação da ideia deve ser baseada em uma pesquisa minuciosa sobre o público, seus interesses na decisão de compra e, especialmente, os hábitos em mídias sociais. Com isso, se torna muito mais fácil pensar fora da caixinha para surpreender. Veja, abaixo, alguns exemplos de sucesso do marketing buzz:

Real Beleza (Dove)

A campanha da marca de cosméticos Dove apresentou vídeos de mulheres para conscientizar sobre a diversidade da beleza. A publicidade se tornou a mais assistida do Youtube Brasil por apresentar consumidoras reais, que contam sobre os fatores que fazem com que elas não se encaixem em padrões. Em formato de documentário, o trabalho ganhou ainda o prêmio do Festival de Cannes em 2013 e aproximou ainda mais as consumidoras do conceito.

Eduardo e Mônica (Vivo)

Esse trabalho de marketing buzz foi um dos mais comentados entre os jovens nos últimos anos. O motivo é que a empresa de telefonia Vivo fez um videoclipe com a música Eduardo e Mônica, da banda Legião Urbana. Criado pela agência África, o conteúdo foi assistido por 2.8 milhões de pessoas no Youtube e fez com que todos comentassem nas redes sobre os atores escolhidos para representar os personagens principais.

The cliché — Champions League (Heineken)

A ação feita pela marca de cerveja mostra um comercial que as mulheres gostariam de ver envolvendo futebol. Com um conceito diferente, a empresa conseguiu surpreender durante a final da UEFA Champions League ao focar no empoderamento feminino.

O trabalho da agência Publicis Brasil mostra homens sendo convidados para assistir a partida em uma festa da cerveja, enquanto suas mulheres recebem um dia de spa. No entanto, para surpresa de todos, no dia da final elas estão no estádio em Milão, na Itália.

Pronto! Agora você já sabe como o buzz marketing tem impacto positivo em sua estratégia. Para conseguir se destacar com esse tipo de ação, a criatividade deve ser aliada do conhecimento sobre o público. Assim, o trabalho se torna segmentado com a possibilidade de identificar algo que gere comentários virais na conquista de uma nova audiência.

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