Quem lida diretamente com o mercado de eventos precisa ficar de olho em todas as tendências da área. Afinal, com tantas inovações no setor, a empresa que não apostar em monitoramento dinâmico perde espaço para a concorrência.
Mas, não se preocupe! Basta estudar o futuro com uma visão estratégica que o resultado será positivo. O segredo está em identificar as oportunidades do seu nicho de atuação. Assim, fica muito mais fácil impactar o público de forma direta e criar um relacionamento de confiança ao longo do tempo.
Quer saber mais? Então, continue a leitura deste post, pois vamos mostrar informações essenciais sobre os próximos passos do mercado de eventos e a melhor maneira de se preparar. Confira!
Números positivos no mercado
Diante do crescimento do consumo digital, muitas empresas se preocupam com o futuro dos eventos. Os números do mercado, no entanto, são extremamente positivos e mostram que o público valoriza o relacionamento próximo com as suas marcas preferidas.
Segundo um estudo realizado pelo Sebrae Nacional e pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (EBEOC), o setor movimentou R$ 209,2 bilhões em 2013, aproximadamente 4,32% do PIB Brasileiro durante o mesmo período.
Ao todo, aconteceram 590 mil atividades em todo o território nacional. Claro que, durante a recessão econômica dos últimos anos, uma série de reajustes foram necessários, porém, o crescimento continua significativo em 2018.
Bons índices de crescimento
A indústria especializada segue otimista com os investimentos em eventos. Como forma de agregar valor ao serviço oferecido, a maioria das empresas considera vantajoso investir neste tipo de divulgação. O Event Manager Blog divulgou que 75% das pessoas com menos de 35 anos prefere participar de uma experiência presencial do que comprar um produto.
Com isso, as expectativas começam a girar em torno do modelo face to face usado pelas instituições americanas para se aproximar dos consumidores. O sinal verde do mercado é reflexo do faturamento positivo nos primeiros meses de 2017: de acordo com o boletim do Ministério do Turismo, o crescimento foi de 6,9% comparado ao mesmo período do ano anterior.
Para o futuro, acredita-se que a valorização de experiências presenciais será o ponto forte da área de eventos. O organizador precisa se preparar com base em um cenário cada vez mais tecnológico e competitivo. O melhor caminho é estudar tudo o que pode ser usado para impactar o público e criar memórias significativas.
Inovações tecnológicas crescentes
Quem está na área de eventos sabe o quanto a tecnologia se tornou indispensável em qualquer tipo de ação. Diante disso, o melhor caminho para se destacar no setor é compreender os interesses e as necessidades dos clientes para impactá-los com projetos surpreendentes.
Pensar fora da caixinha, nesse caso, faz toda a diferença no resultado com um grande potencial de engajamento. Ao buscar inovações acessíveis que estejam relacionadas com a temática do serviço, a consequência será o desenvolvimento de um conceito inovador no cenário corporativo. Veja exemplos de tecnologias usadas em eventos:
- inteligência artificial em eventos corporativos;
- moedas digitais em ferramentas de inscrições;
- aplicativos para inserir o público em cada etapa do evento;
- reconhecimento facial no credenciamento.
Foco na experiência dos clientes
Entregar a melhor experiência possível aos participantes é, certamente, um desafio e tanto. Por isso, tenha em mente que a empresa organizadora precisa estimular o envolvimento de todos para alcançar seus objetivos, estude com antecedência o perfil do seu público e fique por dentro das novidades do mercado.
Por exemplo, se a temática do evento for mais descontraída, você pode trabalhar com projeções em vídeo mapping, alinhando a técnica à comunicação visual da empresa para projetar elementos visuais em paredes ou fachadas. Você também pode utilizar ferramentas como:
- realidade aumentada;
- atividades gastronômicas;
- decoração temática;
- brindes diferenciados;
- espaços de confraternização.
Agora que você já sabe o que esperar do mercado de eventos nos próximos anos, não se esqueça de que esta é uma área em constante evolução e, por isso, é necessário estudar as tendências para adaptá-las ao seu negócio de acordo com as preferências do público-alvo e com a intenção de criar algo original e eficiente.
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