O poder dos produtos colecionáveis para o seu marketing

Marketing Promocional

Os produtos colecionáveis têm um grande poder de impactar o público. De fato, com uma estratégia de marketing bem elaborada, o retorno positivo desse tipo de ação potencializa a visibilidade da sua marca no mercado. E, além de ser uma ação divertida, aproxima sua empresa de seus clientes.

Existem muitos exemplos de sucesso no universo de colecionáveis. Todo mundo lembra dos ursinhos da Parmalat e, mais recentemente, das latas personalizadas da Coca-Cola. O segredo é seguir uma linha coerente com as preferências do seu público.

No post de hoje, vamos mostrar como os colecionáveis podem impactar seu negócio. Acompanhe! 

Fideliza os clientes

Investir em produtos colecionáveis é uma excelente estratégia de fidelização. Afinal, quem nunca teve um álbum de figurinhas ou esperou ansiosamente pela nova edição de sua revista preferida? Essa prática, com toda a certeza, desperta um desejo especial nas pessoas por ter um caráter de exclusividade. 

Dessa forma, as ações escolhidas devem mostrar o valor da empresa por meio de experiências diferenciadas. O mais importante é criar uma campanha com produtos interessantes que vão além do valor de mercado. Ou seja, a escassez do colecionável faz com que o público se esforce para participar da promoção e adquirir o brinde.

Um bom exemplo de sucesso é a ação do Pão de Açúcar feita com o chef Jamie Oliver. Baseado no conceito de vida saudável, o supermercado lançou uma aventura divertida para incentivar pais e filhos a se alimentarem de forma consciente. A cada nova compra, o cliente recebia um pacote de figurinhas ou escudos que podiam ser trocados por vegetais de pelúcias que encantaram as crianças. 

Fortalece a marca 

Ao encontrar uma estratégia que tenha relação direta com sua marca, a ação traz uma série de vantagens a longo prazo. Quando o consumidor deseja um brinde diferenciado, não mede esforços para participar das campanhas. Esse tipo de senso de urgência, causado pela rapidez com que as promoções se esgotam, estimula compras cada vez maiores. 

A tendência é que os clientes retornem ao ponto de venda inúmeras vezes até conseguir atender os critérios de aprovação para receber os brindes. Muitos estão dispostos, até mesmo, a pagar altos valores pelos objetos, porém, o fortalecimento da empresa está, exatamente, na sensação de exclusividade ao participar da campanha. 

O Banco Itaú, em um exemplo recente, possui uma ação anual de doação de livros infantis. Os brindes são destinados a quem se inscreve no site e acompanha suas publicidades online. São mais de 51 milhões de títulos distribuídos até o momento com um forte engajamento do público-alvo. 

Promove divulgação nas redes sociais

Hoje em dia, a força das redes sociais na campanha de colecionáveis é impressionante. Isso acontece porque o consumidor deseja mostrar a sua lista de amigos a conquista de um produto tido como exclusivo. 

Com isso, estudar as preferências dos seguidores ao criar ações baseadas em itens colecionáveis faz muita diferença para você acertar em cheio na escolha. O principal objetivo deve ser aumentar o interesse pela marca com um planejamento de divulgação impactante. Pense em objetos que possam gerar compartilhamentos e incentivar postagens.

Um caso de sucesso na internet foi o copo colecionável da Coca-Cola no Rock in Rio. O público presente precisava comprar no Bob’s da Cidade do Rock para ganhar uma das três unidades da coleção. O resultado foi uma grande movimentação nas mídias online e filas intermináveis, que reforçaram a divulgação.

Pronto! Agora você já conhece o poder dos produtos colecionáveis para o seu negócio. Então, não perca tempo e invista em opções personalizadas, que vão fazer o seu consumidor se sentir especial. 

Gostou deste post? Então, conheça exemplos de brindes personalizados do Free Shop!

 

Posts anterior
Próximo Post

No Comments

Leave a Reply