Se até poucos anos atrás ser chamado de “nerd” era algo pejorativo, hoje o que vemos é uma onda totalmente inversa, com o culto ao estilo de vida “geek” (o jeito legal de ser nerd e antenado), produtos extremamente lucrativos e milhões de pessoas engajadas em causas e conceitos nerds.
O mercado de quadrinhos de super-heróis, que costumava ser restrito aos leitores assíduos e era apenas um nicho, hoje rende milhões com os super-lucrativos filmes da Marvel como Vingadores, X-Men e Homem-Aranha e até passa da barreira do bilhão de dólares, como no aclamado Batman – O Cavaleiro das Trevas da DC/Warner.
Camisetas com conceitos nerds são vendidas em diversos lugares e há lojas especializadas nisso que estão obtendo um bom lucro. Canecas, bottons, miniaturas, chaveiros, adesivos e uma infinidade de produtos promocionais são comercializados com temas ligados a personagens icônicos, jogos de vídeo-game, filmes, séries de TV e quadrinhos.
Um dos últimos símbolos da propagação dessa “ideologia nerd” é o Dia do Orgulho Geek comemorado em 25 de maio (aniversário da estreia do filme Star Wars – Episódio IV) com ações por todo o mundo com eventos físicos e grande repercussão na internet.
Empresas que ligam suas marcas a esse universo (a Adidas ao criar produtos com a Marca Star Wars, a Nike e a Pepsi ao estarem em partes importantes do filme De Volta Para o Futuro) tornam-se parte integrante da magia que acompanha todo o enredo envolvido. O Batmovel, clássico veículo do Batman, no próximo filme será um Lamborghini. No seriado Dexter, o ar condicionado que é uma das peças-chave da história estampa a marca da LG. A GM e seu Camaro dão vida ao Bumblebee de Transformers. São vários os exemplos que existem de diversas associações marca/mundo nerd, que vão desde o merchandising no próprio conteúdo ou a criação de uma infinidade de produtos.
Para sua empresa, quais ações poderiam ser criadas para esse público?
Onde sua marca tem a ganhar associando-se a esse tipo de conteúdo?
Se houver adequação, aproveite o insight e mergulhe nesse universo.