Marca: a sua será verde?

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

Somos bombardeados todos os dias com notícias sobre desastres ambientais causados pela atuação nociva do homem na natureza, maneiras com que os países, organizações e pessoas buscam reverter o estrago causado ao meio-ambiente, fóruns ligados ao assunto, reuniões, estudos, etc. Não é mais possível pensar na nossa vida sem pensarmos em como o planeta precisa ser tratado. Nosso futuro e o modo como conhecemos a sociedade humana depende disso.

A tendência é que daqui para frente a conscientização tome rumos cada vez mais sólidos e que a cada dia mais pessoas comecem a repensar seus hábitos. E como isso vai afetar nosso mercado e a nossa maneira de fazer negócios?

O mercado promocional está se mexendo rápido nesse aspecto. Diversas empresas já expandiram seus negócios para a área ecossocial e muitas foram fundadas com foco total em produtos sustentáveis. Vendo que cada vez mais a relevância dos produtos ecossociais  aumentará na cabeça do consumidor, mostrar-se sustentável em todos os aspectos é como dar um salto na corrida pela preferência do cliente.

Segundo Leo Szterenzys, diretor executivo da Xlab, “Ao escolher um produto, as pessoas pensam por que não apoiar uma empresa que defende uma causa. Marcas sem causa perdem espaço”. Aplicando isso ao marketing promocional, essa causa da marca deve estar em seus brindes, para as pessoas verem e viverem isso em todos os lugares, em todas as situações, realmente fazendo parte da ação de mudar o mundo. Brindes e serviços promocionais ecossociais transmitem a ideia de que as empresas e as pessoas estão juntas, de mãos dadas para salvar o planeta.

Algumas empresas que estão investindo em marketing promocional ecossocial já estão obtendo ótimo retorno. A SP Ecologia trouxe um sistema que permite gravar o nome da pessoa ou da empresa na semente e ver a gravação crescer junto com a planta. O efeito positivo que essa ação traz à marca é enorme porque a pessoa vê o nome dela ou da empresa literalmente criando vida. Ela cuida, rega, trata da planta todos os dias e a marca que está gravada torna-se parte do seu dia-a-dia de uma forma íntima.

Outras ideias ecologicamente corretas também fazem muito sucesso entre diversas corporações. Relógios movidos a eletrólise da água que dispensam qualquer bateria, canetas feitas com papel reciclado, sacolas ecológicas, camisetas com tecidos feitos a partir de garrafas pet, blocos de anotação totalmente produzidos com material reciclado, kits com papel semente e até caixas de som com madeira ecológica são tendência em produtos promocionais e incrementam de forma muito poderosa as ações de marketing.

A cada dia surgem diversas oportunidades e novas opções de atingir o mercado transmitindo a ideia da sustentabilidade. Ser ecossocial muito em breve não será mais um diferencial de mercado, será obrigação da empresa. O modelo de consumo desenfreado e sem responsabilidade está com os dias contados e quem não se adequar a essa nova realidade será deixado para trás.

Mova-se. Engaje-se. O mundo e seu cliente agradecem.

 

2 Comments

  1. Yasmim Vaz 25 de abril de 2011
  2. Willian Medeiros 25 de maio de 2011

Deixe seu Comentário