Como divulgar um evento nas redes sociais?

(Last Updated On: 18 de fevereiro de 2020)

A popularização das redes sociais aumentou o número de canais possíveis para fazer a divulgação de um evento. Por conta disso, o alcance do Instagram para negócios também foi estendido e engajar pessoas nunca foi tão fácil. Está em busca de dicas sobre como divulgar um evento nas redes sociais? Então você está no lugar certo! Confira a seguir algumas sugestões para você otimizar sua divulgação!

Usufrua de todas as possibilidades oferecidas pelo Facebook

O Facebook é a rede social com mais usuários no mundo todo. São mais de um bilhão de pessoas conectadas. Só no Brasil são quase 100 milhões de usuários. Com certeza seu público está nessa rede social, que oferece várias possibilidades para ajudar na divulgação.

Primeiro de tudo, crie um evento público a partir da fanpage da sua empresa. É nesse espaço que você poderá divulgar a programação, novidades, informações sobre convites e ingressos, entre outros. Por meio desse evento, os participantes também poderão convidar os amigos deles, gerando divulgação orgânica.

Não se esqueça de colocar na sua fanpage algum link que direcione para o evento criado no Facebook. Você pode fixar o post no topo da página, por exemplo. Além disso, é possível também patrocinar posts para atingir o público de acordo com o nicho de mercado.

Crie uma #hashtag

A #hashtag é uma das formas de dar identidade ao evento nas redes sociais. Além disso, ela facilita a procura do público por informações, seja no Facebook, Instagram ou Twitter, e ajuda você a filtrar as conversas relacionadas ao evento.

No entanto, antes de criar a #hashtag é preciso tomar alguns cuidados. Escolha palavras curtas, ou abreviações e siglas, caso o nome do evento seja muito grande. É importante checar se ela já foi utilizada anteriormente porque isso pode confundir seu público. Lembre-se também de que, ao ver a #hashtag, a pessoa já deve associá-la ao seu evento.

Divulgue a #hashtag

Depois de criar, divulgue sua #hashtag em todas as publicações, não só nas redes sociais mas também em cartazes, painéis, folders, entre outros.

Não se esqueça de interagir com quem usar a #hashtag. Curta e comente todas as publicações para gerar uma conexão pessoal com o público.

Grave vídeos

Os vídeos são uma das melhores formas de chamar a atenção dos usuários na internet — e nas redes sociais isso não é diferente.

Aproveite e grave vídeos curtos mostrando ao público o que esperar do evento. Vale depoimentos dos palestrantes com uma prévia do que será abordado, bastidores da montagem etc.

Contrate um profissional para cuidar das redes sociais

Ter uma pessoa dedicada especialmente para cuidar das redes sociais do seu evento é algo primordial, principalmente durante a realização. Dificilmente os responsáveis pela organização conseguirão publicar nas redes os momentos mais importantes do evento.

Além disso, o profissional de social media também é importante porque poderá interagir com o público respondendo comentários sobre dúvidas, críticas e elogios.

Divulgar um evento nas redes sociais exige um planejamento certeiro para alcançar resultados positivos. O ponto alto do trabalho deve girar em torno do Instagram para negócios. Não importa qual seja o segmento da sua empresa, as mídias digitais precisam refletir a proposta de valor apresentada ao público-alvo.

A possibilidade de transformar uma plataforma em uma ferramenta de relacionamento é o segredo do sucesso. Assim, os participantes se sentem mais próximos da marca sem deixar de lado o interesse pelo conteúdo do evento. O diferencial está em estudar bem as respostas interativas para guiar as etapas de organização.

Quer saber mais? Vamos mostrar como divulgar ações corporativas nas redes sociais e valorizar o posicionamento de mercado.

Faça um planejamento detalhado

O público das mídias sociais costuma ser diferente do que acompanha a empresa no ponto físico. Por isso, um planejamento detalhado faz toda a diferença na hora de direcionar as postagens. O conteúdo do Instagram, por exemplo, deve ser pensado de forma inovadora já que a plataforma é focada em imagens.

Dentro desse contexto, repasse o conceito do evento com fotos dos bastidores e deixe os participantes ansiosos com uma prévia do conteúdo. Ficar por dentro dos preparativos faz com que todos se sintam parte importante do grande dia. A tática ajuda no engajamento e valoriza a atração principal.

Promova interações sobre o conteúdo

A melhor estratégia para divulgar um evento nas redes sociais envolve tornar o público uma parte importante do conteúdo. Monte o cronograma com base nas interações das postagens. O método costuma ser um sucesso em ações sensoriais e ainda faz com que a programação seja exatamente como os participantes esperam.

Outra dica essencial é promover sorteios ou competições com #hashtag oficial. Um concurso com as melhores respostas sobre a temática central traz uma série de desdobramentos divertidos e ainda motiva o relacionamento com a marca.

Envolva os participantes durante o evento

Engana-se quem pensa que o trabalho de divulgação on-line termina quando o evento começa. Com o processo dinâmico das mídias on-line, a movimentação deve se tornar mais intensa durante o grande dia. Use as ferramentas oferecidas pela plataforma para gerar conteúdo em tempo real.

As transmissões ao vivo, tanto no Facebook quanto no Instagram, são uma ótima maneira de acompanhar a chegada dos participantes, o ensaio da atração principal e as curiosidades do ambiente. Elabore uma área específica para registro de imagens com um painel divertido.

Assim, a #hashtag aborda também as postagens do público e cria uma grande rede de conteúdo. Esse tipo de estratégia, quando compartilhada de forma significativa, pode despertar o interesse de outras pessoas em interagir nas próximas edições.

Organize o trabalho pós-evento

O relacionamento com os participantes deve receber atenção especial depois que o evento termina. E nada de apenas manter contato para pedir curtidas nas fotos divulgadas. O planejamento inicial precisa incluir um trabalho que se estende nas redes sociais em longo prazo.

Afinal, não basta conquistar um seguidor pela organização impecável de uma ação, o retorno em engajamento costuma ser monitorado a cada dia. Aborde temas relacionados ao assunto discutido pelo palestrante para não deixar a chama esfriar em um primeiro momento. No entanto, torna-se necessário focar em conteúdo inovador para preservar o interesse na proposta da empresa.

Agora você já sabe como usar o Instagram para negócios e divulgar um evento nas redes sociais. A estratégia deve focar na segmentação do público para garantir resultados positivos.

Não se esqueça de que um posicionamento eficiente na internet conquista novos clientes sem grandes esforços financeiros. Basta estudar o conteúdo adequado e gerar compartilhamentos.

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