Geomarketing, afinal, como o que é e como usá-lo em minha estratégia?

(Last Updated On: 25 de setembro de 2019)

No mundo corporativo, encontrar uma maneira de alcançar o seu público-alvo é um dos principais desafios, independentemente do mercado em que se está inserido. Por isso, é fundamental que as empresas entendam o que é geomarketing e como esse conceito pode ser aplicado nessa tarefa.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, ficou muito mais fácil fazer com que seus produtos e serviços cheguem até a sua persona. Além disso, o geomarketing é responsável por disponibilizar informações que auxiliam no planejamento e execução de ações em pontos de venda.

Neste post, vamos mostrar o que é e como usar o geomarketing em uma estratégia de marketing. Confira!

O que é geomarketing?

Primeiramente, é essencial ter em mente que o geomarketing não é uma campanha digital, uma ferramenta ou um aplicativo, mas sim um conceito. No mundo corporativo, as empresas buscam formas de alcançar o seu público-alvo e fazer com que seus produtos e serviços cheguem até eles de maneira natural.

Para isso, geomarketing pode ser definido como uma estratégia utilizada por empresas de diversos segmentos para estudar as características do público de uma região, com o objetivo de aplicar alguma ação específica. Ao entender as necessidades das personas, fica mais fácil determinar o local para abrir uma loja física ou a linha de atuação em algum espaço.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento das novas tecnologias, esse conceito de geomarketing se expandiu. Além de determinar as áreas mais promissoras para atingir seu público-alvo e aumentar as vendas do negócio, as empresas estão utilizando muitos conceitos de marketing digital e aproveitando o aumento dos smartphones para se desenvolver.

Todas as estratégias que englobam inteligência sobre localização, com o objetivo de fazer a otimização de campanhas e atingir os consumidores certos, podem ser consideradas geomarketing. Além de facilitar a expansão do negócio, esse conceito ainda permite que os investimentos em divulgação e na área comercial sejam feitos de forma correta.

Quais as características do geomarketing?

Uma empresa que investe em geomarketing tem a capacidade de obter dados relevantes sobre seus consumidores e suas necessidades. Tudo isso pode ser obtido por meio de estratégias e estudos de inteligência sobre localização. Uma das principais características desse conceito é a facilidade para otimizar campanhas digitais e aumentar as vendas e o alcance do negócio.

Como o geomarketing pode gerar uma vantagem competitiva?

Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas invistam em estratégias capazes de trazer uma vantagem no mercado. Com o acelerado desenvolvimento do marketing digital e do constante crescimento no uso de smartphones em todos os países, o geomarketing surge como uma grande opção para se diferenciar da concorrência.

Aumentar a capacidade estratégica de um negócio é uma das principais buscas das empresas que pensam em se desenvolver. O geomarketing consegue fazer com que o gestor entenda mais sobre seus consumidores, gerando e convertendo novas oportunidades. Com isso, é possível criar ações mais personalizadas e em locais onde seu público-alvo mais frequenta.

Como o geomarketing pode melhorar as ações de trade marketing?

Maximizar as vendas e buscar uma diferenciação para os seus produtos e serviços nos pontos de venda é uma das estratégias mais importantes na área comercial de uma organização. Para isso, o geomarketing é uma peça fundamental para melhorar essas ações de trade marketing em mercados cada vez mais competitivos.

Um dos focos principais do trade marketing é o canal de distribuição. Para que uma empresa consiga identificar corretamente qual o melhor lugar para realizar uma campanha ou ação de marketing, é essencial conhecer o público que frequenta esse determinado espaço, quais as características desses consumidores e suas necessidades.

Em um período em que grande parte das empresas não pode se dar ao luxo de investir dinheiro de maneira errada em ações de distribuição em pontos de venda, o geomarketing surge como uma excelente opção para realizar a análise do que pode ser feito e mensurar as estratégias que podem dar certo ou errado em determinados locais.

Com os dados obtidos por meio do geomarketing, as ações de trade marketing vão atender melhor as prioridades do consumidor nos pontos de venda. Isso porque vai ser possível que o seu negócio disponibilize exatamente o produto ou serviço que o seu público está procurando naquele determinado lugar.

Como o geomarketing pode ser aplicado em eventos?

Atualmente, é fundamental que as empresas façam uso das novas tecnologias para gerar oportunidades, captar e fidelizar novos clientes. Para isso, confira alguns métodos do geomarketing que podem ser aplicados em eventos!

Geofancing

Outra técnica do geomarketing que pode ser aplicada em eventos é o geofancing. Ela é muito importante para a divulgação de produtos e serviços por meio de campanhas. O geofancing é capaz de distribuir anúncios para uma pessoa quando ela entra em uma área ou perímetro determinado por uma empresa. Isso pode ser feito por SMS, mensagens em aplicativos e de outros modos.

Geotagging

Uma das estratégias de geomarketing mais conhecidas e aplicadas em eventos, principalmente nos corporativos, é o geotagging. Ao fazer uma publicação nas redes sociais, a pessoa vai ter a opção de marcar a localização da sua empresa ou o lugar do evento. Quando outros usuários visualizarem a publicação, vão poder clicar na geotag e saber mais informações.

Procura de locais ideais

Uma das maneiras de aplicar o geomarketing em eventos é com o objetivo de encontrar o local exato para realizar a ação. Em uma rede de franquias, por exemplo, é possível utilizar essa estratégia para verificar qual a unidade que está atraindo mais consumidores e aumentando as suas vendas. Com isso, a tendência é se tornar uma boa opção para sediar o evento.

Incentivo ao check-in

Por meio de algumas estratégias que envolvem o geomarketing, é possível incentivar as pessoas a fazerem o check-in do evento nas redes sociais e, em troca, oferecer alguns brindes ou serviços grátis, como wi-fi ou descontos.

Cruzamento de dados

Alguns negócios têm listas de contatos de clientes e as utilizam como uma forma de agregar valor à marca nos eventos. As empresas podem usar esses dados em softwares de geomarketing para realizar uma triagem, com o objetivo de organizar um evento totalmente personalizado para determinado público daquela área.

Engajamento com consumidores

O geomarketing é um conceito que tem como um dos principais objetivos estudar a persona por meio de uma localização. Junto a isso, essa estratégia é capaz de incentivar o engajamento dos consumidores por meio de comentários e marcações de fotos em redes sociais. É papel da empresa mensurar os resultados desses feedbacks.

Em mercados cada vez mais competitivos, é muito importante que as empresas busquem novas maneiras de alcançar seus consumidores e captar novos clientes. Para isso, é essencial saber o que é geomarketing para utilizá-lo da melhor forma. Com o suporte das novas tecnologias, é possível aplicar esse conceito em eventos e gerar uma vantagem competitiva no mercado. Além disso, ele ainda ajuda a entender as necessidades do seu público-alvo.

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